VARIEDADES
Ex-atleta olímpico é procurado pelo FBI por acusações de assassinato e tráfico de drogas
18 de outubro, 2024 / Por: Agência O GloboRyan Wedding, 43, foi indiciado com outros 15 por acusações de tráfico de drogas para o Canadá e os EUA, disseram as autoridades
Um snowboarder canadense que competiu nas Olimpíadas de Inverno de 2002 está sendo procurado pelo FBI por acusações de conspiração para traficar centenas de quilos de cocaína para o Canadá e os Estados Unidos, além de suspeitas de orquestrar múltiplos assassinatos, segundo o comunicado do escritório do procurador dos EUA para o Distrito Central da Califórnia divulgado na quinta-feira.
O snowboarder, Ryan James Wedding, de 43 anos, nascido em Thunder Bay, Ontário, foi indiciado junto com outras 15 pessoas por comandar uma operação transnacional de tráfico de drogas, que transportava grandes quantidades de cocaína da Califórnia para o Canadá entre janeiro e abril de 2024, de acordo com o comunicado. Wedding, que está foragido e supostamente vivendo no México, foi acusado de oito crimes, incluindo uma acusação de conspiração para exportar cocaína e três acusações de homicídio relacionadas a crimes de drogas.
“Um atleta olímpico que se tornou chefe do tráfico agora é acusado de liderar um grupo criminoso transnacional envolvido no tráfico de cocaína e assassinatos, incluindo de civis inocentes”, disse Martin Estrada, procurador dos EUA para o Distrito Central da Califórnia.
No ano passado, Wedding e outro acusado, Andrew Clark, de 34 anos, teriam ordenado os assassinatos de dois membros de uma família em Ontário, Canadá, como retaliação “por um carregamento de drogas roubado”, segundo o comunicado. Clark foi preso no início deste mês, informou o escritório do procurador. A dupla também “ordenou o assassinato de outra vítima” por causa de uma dívida de drogas em maio, de acordo com o comunicado.
Wedding, que usava os apelidos “El Jefe”, “Giant” e “Public Enemy”, era o líder da rede criminosa, segundo a Polícia Montada Real Canadense, que afirmou que o grupo também traficava metanfetaminas. Wedding “é procurado pelos Estados Unidos e Canadá por acusações separadas”, disseram as autoridades canadenses.
Não há advogado listado como representante de Wedding. Em 2010, ele foi condenado por um juiz dos EUA a quatro anos de prisão por conspiração para distribuir cocaína, segundo os registros judiciais.
Em 2006, Wedding foi mencionado em um mandado de busca em Maple Ridge, na Colúmbia Britânica, em uma investigação sobre grandes quantidades de maconha, mas ele nunca foi acusado, de acordo com seu perfil de atleta no site das Olimpíadas.
O FBI está oferecendo uma recompensa de até US$ 50.000 por informações que levem à captura de Wedding.
A maioria das 16 pessoas citadas na acusação foi capturada pelas autoridades nos EUA e no Canadá como parte de uma operação liderada pelo FBI chamada Operação Giant Slalom, informou a polícia canadense. O slalom é um evento olímpico em que os competidores são cronometrados enquanto descem uma encosta de esqui ou snowboard, desviando de um percurso com bandeiras.
Wedding ficou em 24º lugar no evento de slalom gigante paralelo de snowboard nas Olimpíadas de Inverno de 2002, em Salt Lake City.