
Nunes Marques diz que impeachment de ministros do STF é ‘pauta política’ e decisão cabe apenas ao Senado
Presidente do TSE afirmou não saber se processos serão abertos e evitou comentar as causas do desgaste de imagem do Supremo
Declaração foi dada durante depoimento do brigadeiro Carlos Almeida Baptista Junior ao STF

O ex-comandante da Aeronáutica Carlos Almeida Baptista Junior afirmou, em audiência no Supremo Tribunal Federal (STF), ter participado de reuniões no Palácio da Alvorada em que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) discutiu uma minuta com teor golpista. Ao depor como testemunha de acusação na Primeira Turma da Corte, o brigadeiro confirmou ter presenciado o então comandante do Exército, Marco Antonio Freire Gomes, ameaçar o ex-presidente de prisão caso levasse seu plano adiante.
— O general Freire Gomes é uma pessoa polida, educada. Logicamente ele não falou essa parte com agressividade com o presidente da República, ele não faria isso. Mas é isso que ele falou. Com muita tranquilidade, com muita calma, mas colocou exatamente isso: “se o senhor tiver que fazer isso, vou acabar lhe prendendo” — disse Baptista Junior na sessão.
De acordo com o brigadeiro, esse episódio aconteceu depois uma série de reuniões de Bolsonaro com os comandantes das Forças Armadas, no Palácio da Alvorada, após sua derrota nas eleições.
Segundo o militar, os encontros começaram com discussões sobre a possibilidade de um decreto de Garantia de Lei e da Ordem (GLO) ou a decretação de um estado de defesa ou de sítio. A partir de certo momento, contudo, Baptista Junior disse que começou a ficar “muito preocupado” por considerar que o objetivo dessas medidas era, na verdade, impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
— A partir de um momento, eu comecei a achar que o objetivo de qualquer medida dessa, de exceção, era, sim, para não haver a assunção pelo presidente que foi eleito — disse. — E a partir desse momento, e eu digo que isso aconteceu do dia 11 ao dia 14 (de novembro), eu fiquei bastante preocupado.
O ex-chefe da Aeronáutica relatou ainda ter dito a Bolsonaro que não havia hipótese dele permanecer no cargo:
— Eu falei com o presidente Bolsonaro: aconteça o que acontecer, no dia 1º de janeiro o senhor não será presidente.
BS20250603163609.1 – https://oglobo.globo.com/politica/noticia/2025/06/03/ex-chefe-da-aeronautica-relata-como-foi-ameaca-de-prisao-de-general-a-bolsonaro-veja-o-video.ghtml

Presidente do TSE afirmou não saber se processos serão abertos e evitou comentar as causas do desgaste de imagem do Supremo

Ministro afirma que não vai alterar sua atuação, mas destaca que quando um juiz passa a ter medo de decidir em um processo em razão do risco de perseguições já "não existe mais Poder Judiciário nem Constituição"

Mensagens foram publicadas em seu perfil no Instagram

Despachos citam o plano de governo do candidato do PL à Presidência para argumentar que a "certeza" citada nas publicações "ultrapassa os limites da crítica política"