Brasília Agora
Brasília Agora


DESTAQUE

Ex-deputado e líder de oposição se desfaz de celular enquanto é ‘detido’ na Venezuela

30 de julho, 2024 / Por: Agência O Globo

Seis opositores ao regime de Maduro estão asilados na embaixada da Argentina em Caracas; partido afirma que o político foi sequestrado

Ex-deputado e líder de oposição se desfaz de celular enquanto é ‘detido’ na Venezuela
Líder de oposição é capturado e se desfaz do celular antes — Foto: Reprodução

O líder opositor Freddy Superlano foi detido nesta terça-feira (30) pelas autoridades venezuelanas, denunciou seu partido Vontade Popular (VP), que fez um alerta sobre uma “escalada repressiva” em meio aos protestos contra reeleição do presidente Nicolás Maduro. Em um vídeo divulgado nas redes sociais é possível ver o político sendo levado por agentes da Inteligência Bolivariana e se desfazendo de seu celular.

Vídeo mostra líder de oposição na Freddy Superlano sendo detido na Venezuela, diz partido

“Devemos denunciar responsavelmente ao país que há poucos minutos foi sequestrado o nosso coordenador político nacional, Freddy Superlano”, anunciou na rede social X o partido VP, que incluiu um vídeo na mensagem, que mostra o momento da detenção.

Momento em que celular é descartado — Foto: Reprodução
Momento em que celular é descartado — Foto: Reprodução

Parte da comunidade internacional, incluindo o Brasil, pede mais transparência em torno do processo eleitoral que aconteceu no domingo passado, no país vizinho. O Conselho Nacional Eleitoral declarou que o presidente Nicolás Maduro foi eleito para um terceiro mandato, mas a oposição afirma ter provas de que o vencedor foi o diplomata Edmundo González.

No encontro com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, na última segunda-feira, o assessor para assuntos internacionais do Palácio do Planalto, Celso Amorim, pediu que a embaixada da Argentina em Caracas seja preservada de possíveis ataques de simpatizantes chavistas.

Segundo interlocutores da área diplomática, essa preocupação foi transmitida ao ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, pela chanceler argentina, Diana Mondino, e repassada a Amorim. Há fortes rumores sobre uma possível invasão à embaixada e alertas que partiram da própria oposição.

Celo Amorim se encontra com Nicolas Maduro na Venezuela — Foto: Reprodução
Celo Amorim se encontra com Nicolas Maduro na Venezuela — Foto: Reprodução

A Argentina é o único país que abriga na sua embaixada refugiados políticos, aliados da opositora Maria Corina Machado. Na segunda-feira, Maduro exigiu a retirada imediata de todos os diplomatas das embaixadas de Argentina, Chile, Costa Rica, Peru, Panamá, República Dominicana e Uruguai.


BS20240730144136.1 – https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2024/07/30/lider-da-oposicao-e-detido-na-venezuela.ghtml