
Escala 6×1: ministro da articulação política se reúne com Alcolumbre e tenta destravar PEC em busca de trunfo para Lula
Proposta que muda escala de trabalho está em análise no Senado depois de ter sido aprovada pela Câmara
Gomes teve papel relevante na negativa do regulador financeiro à compra do Master pelo BRB

Ex-diretor do Banco Central com papel importante na recusa da operação de compra pelo BRB do Banco Master, Renato Gomes assumiu a presidência da Associação Brasileira de Bancos (ABBC), que representa as instituições médias, nesta terça-feira. Gomes substitui Leandro Vilain, que vai assumir a presidência da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), entidade que representa os maiores bancos do país.
Renato Gomes liderou a diretoria de Organização do Sistema Financeiro e Resolução do BC entre 2022 e 2025, deixando o cargo no final do seu mandato. À frente da diretoria responsável por analisar os processos de autorização e mudança de estrutura das instituições financeiras, Gomes foi bastante vocal contra ao negócio entre BRB e Master, que foi oficialmente recusada pelo BC em setembro do ano passado.
Depois, em novembro, veio a público as suspeitas sobre os esquemas fraudulentos entre os dois bancos. O agora presidente da ABBC também liderou uma série de evoluções no Pix, também sob responsabilidade da sua diretoria.
Em nota, a associação afirmou que a decisão enfatiza o compromisso com a base técnica da instituição e integra o processo de sucessão planejada da liderança executiva da associação.
“Renato terá como missão, segundo a ABBC, dar continuidade às agendas de estabilidade, competitividade, segurança e inovação desenvolvidas pela entidade no âmbito do Sistema Financeiro Nacional (SFN), mantendo uma atuação de perfil técnico e institucional.”
Gomes é formado em Economia e tem mestrado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Fez doutorado em Economia na Northwestern University, nos Estados Unidos. Entre 2010 e 2021, Gomes foi professor da Toulouse School of Economics.
BS20261006133001.1 – https://oglobo.globo.com/economia/noticia/2026/10/06/ex-diretor-do-bc-renato-gomes-e-novo-presidente-de-associacao-de-bancos-medios.ghtml

Proposta que muda escala de trabalho está em análise no Senado depois de ter sido aprovada pela Câmara

Ganhos reais foram mais frequentes em períodos de baixa desocupação

Parecer pede a manifestação da Procuradoria-Geral da República

Empresas deverão informar às instituições financeiras os saldos que ainda não foram retirados, discriminados por CPF