
Relatório do TCU identifica ‘deficiências’ em políticas públicas do governo federal
Tribunal avaliou formulação, implementação e resultados de nove programas federais, como o Bolsa Família

O comandante do Exército, general Tomás Paiva, divulgou nesta quarta-feira (28) um documento com a diretriz de sua gestão. Paiva afirmou que quer um Exército como “instituição de Estado, apolítica e apartidária”. Ele foi escolhido para o posto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 21 de janeiro. A publicação da diretriz é praxe …
Continue reading “Exército deve ser ‘instituição de Estado, apolítica e apartidária’”
O comandante do Exército, general Tomás Paiva, divulgou nesta quarta-feira (28) um documento com a diretriz de sua gestão. Paiva afirmou que quer um Exército como “instituição de Estado, apolítica e apartidária”.
Ele foi escolhido para o posto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 21 de janeiro. A publicação da diretriz é praxe no início das gestões dos comandantes. No documento, de 21 páginas, Paiva lista prioridades, objetivos e premissas que vão orientar a Força sob seu comando.
“Fortalecimento da imagem do Exército como instituição de Estado, apolítica, apartidária, coesa, integrada à sociedade e em permanente estado de prontidão”, escreveu o general. Ele afirmou ainda que “quadros da Força devem pautar suas ações pela legalidade e legitimidade, mantendo-se coesos e conscientes das servidões da profissão militar, cujas particularidades tornam os direitos e os deveres do cidadão fardado diferentes dos demais segmentos da sociedade”.
A diretriz anterior, do comandante Paulo Sérgio Nogueira, falava em “”fortalecimento da imagem do Exército como instituição de Estado, coesa e integrada à sociedade”, sem a parte do “apolítica e apartidária”.
A atual diretriz menciona as mudanças climáticas como um dos desafios dos novos tempos. “Há questões que, por sua própria natureza, exigem soluções concertadas. As mudanças climáticas são o melhor exemplo, uma vez que fronteiras não restringem as forças da natureza”, diz o texto.
O comandante ressaltou que o Exército se pauta pelo respeito à Constituição. “Os integrantes da Força, homens e mulheres, alicerçados no caráter de nossa gente e unidos pelo amor à pátria, trabalharão para que o Exército Brasileiro continue a cumprir suas missões previstas na Carta Magna, alinhado aos anseios da sociedade e aos valores e tradições nacionais.”

Tribunal avaliou formulação, implementação e resultados de nove programas federais, como o Bolsa Família

Presidente da Comissão de Saúde da CLDF, Dayse Amarilio apresentou um panorama da situação da Atenção Primária no DF

Profissionais receberam moções de louvor em solenidade realizada pelo deputado Thiago Manzoni

Igor Dias Delecrode compareceu com habeas corpus que lhe garantiu o direto de permanecer em silêncio
