
Livro sobre oratório, de Giovanni Begossi, é best-seller na Amazon
Obra ocupa o 1º lugar na categoria “Falar em Público” e aborda a comunicação como habilidade essencial para o sucesso pessoal e profissional
“O Que Nos Toca” fica em cartaz na Galeria Espelho d’Água de 5 a 15 de agosto
Fotos: Rinaldo Morelli/ Agência CLDF
A Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou solenidade de abertura da exposição “O Que Nos Toca”, da artista plástica Bety Alvarenga, na segunda-feira (4), na Galeria Espelho D’Água. Inédita, a mostra quebra o paradigma de não tocar nas obras de arte e convida o público a sentir as peças artísticas por meio do tato. O objetivo é permitir uma experiência inclusiva para pessoas cegas ou com baixa visão, além de desafiar aquelas que enxergam a vivenciarem a arte com as mãos.
A exposição é integrada por 15 peças tridimensionais e táteis, que fazem uma releitura de obras consagradas de nomes como Michelangelo, Van Gogh, Frida Kahlo e Tarsila do Amaral. Adepta da técnica chamada de “arte francesa” – que envolve a sobreposição de camadas e perspectivas de profundidade -, Bety Alvarenga utilizou tinta, papel, tecidos, algodão e até um brinco de pérola para formar relevos e conseguir texturas, recursos que prometem guiar as mãos e a imaginação do público.
Além disso, todas as obras estão acompanhadas de identificação em braille e de fones de ouvido para escutar a audiodescrição. As peças estão dispostas, ainda, em plataformas na altura adequada para a apreciação por parte de cadeirantes. Às pessoas que enxergam serão oferecidos tapa-olhos, para que possam desvendar as obras por meio do tato, num exercício de empatia com aqueles com deficiência.
A visitação é gratuita, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com mediação educativa especializada. Visitas de escolas e instituições podem ser agendadas pelo telefone (61) 99988-9054.
A solenidade de abertura de “O Que Nos Toca”, na noite de hoje, vai reunir a artista Bety Alvarenga; a curadora Tatiana Reis; a idealizadora e produtora executiva do projeto, Virshna Cunha; e a presidente do Conselho Curador de Cultura da CLDF, Jane Marrocos, além de outros convidados.
A exposição reforça o compromisso do Legislativo local com a promoção da acessibilidade e da inclusão cultural. Conforme destaca o presidente da CLDF, deputado Wellington Luiz (MDB), a mostra “traduz com sensibilidade o compromisso permanente da Câmara Legislativa com a inclusão social e o acesso democrático à cultura”.
O parlamentar ainda ressalta: “Durante a exposição, a Galeria Espelho d’Água da CLDF será o espaço onde a arte pode ser sentida com as mãos, com o coração e com a empatia que transforma realidades”.
No mesmo período em que essa mostra estará em cartaz, também segue aberta à visitação na Casa a exposição fotográfica “Cuba e a Religião”, com 30 fotografias realizadas pela jornalista Claudia Godoy, retratando as diversas manifestações de fé naquele país. Cada uma das fotos está acompanhada de impressão em relevo para a percepção tátil das imagens.
Exposição “O Que Nos Toca”
Onde: Galeria Espelho D’Água
Quando: 5 a 15 de agosto de 2025 (exceto finais de semana), das 9h às 17h
Entrada franca e livre para todos os públicos
Obra ocupa o 1º lugar na categoria “Falar em Público” e aborda a comunicação como habilidade essencial para o sucesso pessoal e profissional
Evento gratuito terá carros clássicos, praça de alimentação e arrecadação de alimentos no estacionamento da administração regional
Com eventos gratuitos e pagos, a programação cultural movimenta diferentes regiões administrativas a partir desta sexta-feira (1º)
O Biotic sediará a programação do Painel Movimenta nesta segunda (4), das 9h às 18h