Brasília Agora


DESTAQUE

F1: Hamilton é pole após fazer classificação dominante no GP do Catar

21 de novembro, 2021

Britânico sobrou nos três segmentos da etapa, deixando rival Verstappen para trás; Bottas completa três primeiras colocações Lewis Hamilton pôs fim neste sábado ao incômodo […]

F1: Hamilton é pole após fazer classificação dominante no GP do Catar
Foto: Clive Mason/Getty Images

Britânico sobrou nos três segmentos da etapa, deixando rival Verstappen para trás; Bottas completa três primeiras colocações

Lewis Hamilton pôs fim neste sábado ao incômodo jejum de três meses sem pole positions ao garantir o lugar de honra no grid de largada do GP do Catar. O britânico foi o mais rápido ao longo de toda a sessão e anotou 1m20s827 em sua melhor volta, abrindo uma vantagem de 0s4 sobre o rival Max Verstappen, que dominou boa parte das disputas aos sábados em 2021.

A largada do GP do Catar será às 11h deste domingo (horário de Brasília). O ge acompanha a etapa em tempo real.

O piloto da Mercedes não largava da ponta desde a etapa da Hungria, cuja corrida foi em 1º de agosto. Seu colega de equipe Valtteri Bottas garantiu a terceira colocação, na fila de trás.

Lewis Hamilton comemora 102ª pole da carreira na F1, no GP do Catar  — Foto: Dan Istitene - Formula 1/Formula 1 via Getty Image

Lewis Hamilton comemora 102ª pole da carreira na F1, no GP do Catar — Foto: Dan Istitene – Formula 1/Formula 1 via Getty Image

A última tentativa de Verstappen e Bottas, no entanto, foi prejudicada por uma bandeira amarela que interrompeu o Q3 já nos segundos finais, quando Pierre Gasly parou na reta principal com um pneu furado e o bico do carro danificado. Mesmo assim, o francês da AlphaTauri terminou a classificação como o melhor “do resto” e larga da segunda fila ao lado do finlandês da Mercedes, em quarto lugar.

Lewis Hamilton leva pole do GP do Catar da F1 — Foto: Clive Mason/Getty Images

Lewis Hamilton leva pole do GP do Catar da F1 — Foto: Clive Mason/Getty Images

A pole deste sábado foi a terceira de Hamilton em 2021 e a 102ª de sua carreira. O resultado encerrou a sequência de Bottas, que largou na ponta nas etapas anteriores no GP do México e no GP de São Paulo em Interlagos, no último fim de semana.

Fernando Alonso, da Alpine, completa as cinco primeiras colocações em um dia positivo para a equipe francesa, que também andou na frente no treino que antecedeu a classificação. O destaque negativo, por outro lado, ficou por conta da McLaren e Ferrari, que só colocaram, respectivamente nos sexto e sétimo lugares, Lando Norris e Charles Leclerc entre as dez posições iniciais.

Lewis Hamilton conquistou no GP do Catar a 102ª pole position da carreira — Foto:  Hamad I Mohammed - Pool/Getty Images

Lewis Hamilton conquistou no GP do Catar a 102ª pole position da carreira — Foto: Hamad I Mohammed – Pool/Getty Images

Verstappen também sentirá na largada deste domingo a ausência de Sergio Pérez, companheiro da RBR, que acompanhou o holandês nas primeiras colocações e nas estratégias contra Hamilton nas últimas corridas. O mexicano larga em 11º.

Resultado

Classificação e grid de largada do GP do Catar — Foto: F1

Classificação e grid de largada do GP do Catar — Foto: F

Os três primeiros

HAMILTON:

Lewis Hamilton na pré-temporada da Fórmula 1 2021, no Bahrein — Foto: Peter Fox/Getty Images

Lewis Hamilton -Foto: Peter Fox/Getty Images

 “Aquela última volta foi linda. Foi uma volta muito doce. Esta pista é incrível de se pilotar. Uau, me senti bem!”.

VERSTAPPEN:

 “Acho que só falta um pouco de ritmo, acho que foi um pouco mais complicado para nós. Checo nem chegou ao Q3, então isso mostra que estamos lutando um pouco mais do que o normal”.

BOTTAS: 

Bottas liderou o TL3 para o GP do Catar 2021 - Fórmula 1 | Foto: Mercedes AMG F1 TwitterBottas liderou o TL3 para o GP do Catar 2021 – Fórmula 1 | Foto: Mercedes AMG F1 Twitter

“Lutei um pouco, especialmente na curva 1. Preciso dar uma olhada, obviamente eu tentei o meu melhor, mas um pouco confuso sobre o que aconteceu com o carro durante a noite”.

Q1 – 18 minutos e cinco eliminados

Hamilton e Verstappen se revezaram na briga pelo posto de melhor volta do segmento inicial, com o britânico saindo na frente com 0s2 de vantagem sobre o rival. Bottas ocupou momentaneamente a ponta com diferença de apenas 0s003 do colega da Mercedes antes de ser superado pelo holandês da RBR, que permaneceu na frente até as últimas tentativas do grid.

Lewis Hamilton foi o mais rápido no Q1 da classificação do GP do Catar da F1 — Foto: Lars Baron/Getty Images

Lewis Hamilton foi o mais rápido no Q1 da classificação do GP do Catar da F1 — Foto: Lars Baron/Getty Images

Dando segmento à evolução da AlphaTauri, Pierre Gasly garantiu de cara a quarta colocação e chegou a melhorar a própria marca, aparecendo em terceiro perto da metade do Q1, mas acabou superado no fim pelo colega Yuki Tsunoda.

Fernando Alonso, que no final da sessão apareceu em quarto lugar, garantiu a Alpine entre os dez primeiros ao classificar-se ao Q2 em sexto. Na bandeirada, Hamilton retomou a liderança anotando 1m21s901, com vantagem de 0s095 sobre Verstappen.

ELIMINADOS

16º KIMI RAIKKONEN (ALFA ROMEO)
17º NICHOLAS LATIFI (WILLIAMS)
18º ANTONIO GIOVINAZZI (ALFA ROMEO)
19º MICK SCHUMACHER (HAAS)
20º NIKITA MAZEPIN (HAAS)

Q2 – 15 minutos e cinco eliminados

Abrindo volta já nos minutos iniciais com os rivais Bottas e Verstappen, o heptacampeão da Mercedes registrou o tempo a ser batido com pneus médios de 1m221s682. Abaixo dele, a vice-liderança ficou disputada: seu colega de Mercedes apareceu com o segundo melhor tempo até Verstappen tomar a posição, a 0s3 do rival.

Antes dos carros recolherem para os boxes, Gasly, calçando compostos macios, bateu o tempo do holandês da RBR, aproximando-se mais de Hamilton e jogando Bottas para a quarta colocação. Na bandeirada, Alonso, que estava em sexto, registrou o terceiro melhor tempo da sessão, jogando Verstappen para quarto lugar.

A classificação final do Q2 do GP do Catar — Foto: Reprodução/F1

A classificação final do Q2 do GP do Catar — Foto: Reprodução/F1

Logo atrás, Vettel, Norris e Sainz, respectivamente oitavo, nono e décimo, garantiram a presença da Aston Martin, McLaren e Ferrari no Q3, com seus companheiros de equipe eliminados; Leclerc não deixava de se classificar entre os dez primeiros desde o GP da Áustria deste ano, quando foi 12º – excetuando a etapa da Rússia, na qual foi punido por trocar a unidade de potência.

Verstappen também será o único nome da RBR na frente, já que Pérez também ficou fora do Q3. Além das provas na Rússia, quando mudou o motor, e Inglaterra, quando bateu na corrida classificatória, o mexicano só não havia avançado para o segmento final no Bahrein, quando largou em 11º.

ELIMINADOS

11º SERGIO PÉREZ (RBR)
12º LANCE STROLL (ASTON MARTIN)
13º CHARLES LECLERC (FERRARI)
14º DANIEL RICCIARDO (MCLAREN)
15º GEORGE RUSSELL (WILLIAMS)

Q3 – dez minutos e disputa pela pole

Hamilton estabeleceu de cara a marca a ser batida no final da sessão ao registrar 1m21m262, enquanto Verstappen empurrou Bottas para a terceira colocação, à frente de Gasly e Alonso. No retorno para a pista, Hamilton é o primeiro a quebrar a barreira dos 20s ao registrar 1m20s827 em sua volta. Gasly acionou uma bandeira amarela nos últimos segundos ao parar o carro na reta principal, com o bico do carro e um dos pneus furados após passar pela zebra na saída da curva 15. Com isso, Bottas e Verstappen não tiveram tempo de melhorar as próprias marcas.

Infos e horários do GP do Catar da F1 — Foto: Infoesporte

Infos e horários do GP do Catar da F1 — Foto: Infoesporte

 

Fonte: Por Redação ge — Doha, Catar