Max Verstappen garantiu a festa nas arquibancadas do GP da Holanda na manhã deste domingo. O holandês conquistou sua 10ª vitória nessa temporada e segue firme rumo ao bi, que nesse ritmo pode até ser antecipado. Com uma corrida marcada por diferentes estratégias de trocas e tipos de pneus, Lewis Hamilton até tentou jogar água na champanhe de Verstappen e no chope de todos os torcedores holandeses presentes no Circuito de Zandvoort. Mas o atual campeão mostrou, mais uma vez, que no momento ninguém tem mais carro que ele, nem mais firmeza na direção. Nem os fogos de artifício que explodiram quando ele cruzou a linha de chegada fizeram mais barulho que os torcedores, que coloriram as arquibancadas de laranja.
Verstappen garantiu a 10ª vitória na temporada correndo em casa, no GP da Holanda — Foto: Mark Thompson/Getty Images
O heptacampeão Lewis Hamilton chegou a ocupar a ponta por algumas voltas, apostando numa estratégia de uso de pneus médios do início ao fim da prova, diferentemente da grande maioria dos pilotos, e fazendo uma parada a menos nos boxes. Mas não resistiu à força da RBR de Verstappen e, em seguida, acabou sendo ultrapassado também por seu companheiro de equipe George Russell e pela Ferrari de Charles Leclerc, que fecharam o pódio.
Uma sensação de déjà vu marcou a largada do GP da Holanda quando a Mercedes de Lewis Hamilton, que largou em quarto, tocou a Ferrari de Carlos Sainz, em terceiro – assim como na Bélgica, quando Hamilton tocou a Alpine de Alonso. Naquela ocasião, Hamilton acabou fora da prova e Alonso se irritou e, pelo rádio, chamou o heptacampeão de “idiota”. Neste domingo, no entanto, o toque foi leve e os dois pilotos envolvidos permaneceram na prova.
O líder Verstappen largou bem e garantiu na ponta, com tranquilidade, seguido por Leclerc. Entre os primeiros do grid, somente Norris conseguiu ganhar uma posição na largada, ultrapassando George Russell.
Pouco depois da largada, um susto: Magnussen escapou para a brita, mas conseguiu voltar para a pista.
Lambança no box da Ferrari
Muito pressionado por Hamilton, Sainz resolveu ir aos boxes trocar os pneus macios por médios na 15ª volta. Mas o espanhol não contava com a lambança da Ferrari: o mecânico “esqueceu” de levar o pneu traseiro esquerdo e a parada levou intermináveis 12s7, fazendo Sainz, que ocupava a terceira posição antes da bagunça, voltar à pista na 11ª.
O detalhe é que pouco depois, Sergio Pérez foi para a sua troca e atropelou uma pistola da Ferrari na saída dos boxes, sem danos aparentes ao RB18.
Na metade da prova, Hamilton resolveu que era hora de brigar por um lugar ao pódio e partiu para cima de Pérez. Pérez demorou para frear e tirou o espaço mínimo previsto, fazendo o heptacampeão recuar. Mas foi só o tempo de respirar e voltar a investir na ultrapassagem, que aconteceu na 37ª volta. O momento, o mais emocionante até então, quase foi estragado por Vettel, que voltava dos boxes, se meteu na frente de Hamilton e demorou um pouco mais do que devia para dar passagem.
Logo em seguida, Pérez foi ultrapassado também por Russell e Hamilton mostrou que não estava ali a passeio, dando a volta mais rápida da corrida até aquele momento: 1m15s116.
Com a ida de Sainz para os boxes, logo depois, Hamilton ocupou a segunda posição e não parecia estar nem um pouco disposto a cedê-la de volta para ninguém.
Com problemas no seu carro após a troca de pneus, Tsunoda volta aos boxes, mas tem que parar durante a prova e acaba provocando a entrada em cena do safety car virtual. Verstappen aproveita para fazer sua segunda troca, colocando pneus duros, e Hamilton e Norris fazem a primeira, mantendo os médios. Tudo no momento certo e com velocidade, e os três voltam nas três primeiras colocações, com o holandês na ponta, seguido por Hamilton e Russell.
Mais tarde, na 55ª volta, Bottas para na pista principal e novamente o safety car entra em ação. E mais uma vez os três primeiros vão para os boxes, com Verstappen e Norris optando por pneus macios e Hamilton mantendo os médios. Nesse momento, Hamilton já ocupa a liderança.
Mas quando a bandeira verde anunciou a saída do safety car da pista, na 61ª volta, Hamilton não resistiu ao poder da RBR de Verstappen.
Fonte: Por Redação do ge — Spa-Francorchamps, Bélgica