
Santos, Atlético-MG e Botafogo voltam à elite do Brasileirão Feminino
Alvinegros se classificam às semifinais da Série A2 e garantem acesso
Prêmio é eferente à temporada de 2023, onde Pito foi campeão da Liga da Espanha, sendo o MVP, principal jogador e melhor pivô do campeonato
O Brasil voltou a ter um jogador eleito melhor do mundo no futsal. Após o português Pany, no ano passado, quebrar a hegemonia do brasileiro Ferrão, que havia conquistado o prêmio três vezes seguidas, o pivô Pito devolveu o posto ao Brasil nesta temporada, ao ser eleito pela Futsal Planet, principal premiação da modalidade e reconhecida pela Fifa, como melhor do mundo.
A premiação é referente à temporada de 2023, onde Pito foi campeão da Liga da Espanha com o Barcelona, sendo o MVP, principal jogador, e melhor pivô do campeonato. Na véspera de sua estreia na Copa do Mundo de Futsal, o brasileiro recebeu a notícia logo após o treino e celebrou.
— Agora aumenta um pouco a pressão, mas é nesses momentos que realmente é bom, que dá para mostrar o quanto me esforcei todos esses anos. Vou dar o meu melhor para tentar conquistar esse título com o Brasil — declarou Pito.
Pito é um dos principais nomes da nova geração do futsal no país. O jogador de 31 anos fez categorias de base e subiu para o profissional no Criciúma, em 2010. Na sequência da carreira, ele passou por Pinhalzinho, Concórdia e Carlos Barbosa, onde conquistou a Liga Nacional em 2015, antes de se mudar para a Espanha.
O brasileiro rumou para o Velho Continente em 2016, quando acertou com o El Pozo de Murcia. Três temporadas depois, o pivô se transferiu ao Inter Movistar, de Madri, até chegar ao Barcelona em 2021. No clube catação, Pito assumiu a camisa 10 e tem a companhia de três jogadores brasileiros, os alas Matheus Silva e Dyego e o pivô Fits.
Apesar de ser um profissional de futsal, Pito tem laços com o futebol de campo. Principalmente com o Flamengo. Isso porque o camisa 10 do Barcelona é fã do atacante Gabigol, do time rubro-negro, e inclusive foi ao Maracanã assistir à vitória da equipe carioca contra o Bragantino, no fim do mês passado, pelo Campeonato Brasileiro.
Natural de Chapecó, o catarinense assumiu o protagonismo na Seleção Brasileira após a aposentadoria do Falcão e agora visa recolocar o Brasil na final da Copa do Mundo de Futsal após duas edições. O time brasileiro busca o sexto título em 10 Mundiais disputados.
Pela seleção brasileira, Pito conquistou a Copa América, em fevereiro deste ano. O Brasil derrotou a Argentina na decisão e o pivô do Barcelona marcou o primeiro gol do jogo — Rafa fechou a conta em 2 a 0.
Alvinegros se classificam às semifinais da Série A2 e garantem acesso
Martinelli e Hércules fizeram os gols do Tricolor, que volta a campo na próxima terça-feira (08/07)
Vila Nova e Itabirito e Atlético Piauiense e Doce Mel estão na disputa
Evento reúne, nos dias 12 e 13 de julho, skatistas da elite do esporte para apresentações de manobras radicais