BRASÍLIA

Falso advogado: para combater golpes, Justiça do DF inova em proteção de dados em processos. Entenda

18 de agosto, 2025 | Por: Agência O Globo

Bandidos se aproveitam da alta judicialização de demandas como precatórios, aposentadorias e benefícios para atraírem vítimas

Mudança em sistema de petições ocorre de forma pioneira no TJ-DFT — Foto: Decisão foi dada pelo TST

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) implementou, neste mês, uma inovação em seu sistema de petições, visando combater o golpe do falso advogado no Brasil. A advocacia passou a poder separar processos públicos em duas petições: uma com os fatos e outra com os dados sensíveis das partes, como endereço e telefone, mantendo a segunda em sigilo. A mudança deve dificultar a ação dos criminosos, que vitimam principalmente quem aguarda respostas judiciárias.

Isto é resultado de acordo da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) com o TJDFT. E para o presidente da Ordem, Paulo Maurício Siqueira, é uma ação que pode ser replicada em todo o país, que enfrenta a alta de golpes. Na modalidade em questão, bandidos se aproveitam da judicialização de demandas como precatórios e aposentadorias e se passam por advogados para cobrarem supostas taxas administrativas para liberação dos valores ou honorários indevidos aos clientes.

Para encontrar as vítimas, os primeiros insumos dos golpistas são geralmente vazamentos anteriores de dados, de empresa privada ou organização pública. Com robôs automatizados, os criminosos consultam processos públicos das pessoas nos Tribunais. O golpista pega uma foto do advogado em rede social, baixa a cópia do processo eletrônico para dar veracidade e entra em contato com a vítima. E aí passa ao convencimento dela, por meio da engenharia social.


BS20250818111530.1 – https://extra.globo.com/economia/noticia/2025/08/falso-advogado-para-combater-golpes-justica-do-df-inova-em-protecao-de-dados-em-processos-entenda.ghtml

Artigos Relacionados