VARIEDADES

Famosos como Claudia Leitte, Gloria Perez e Erika Hilton apoiam Felca após denúncia contra Hytalo Santos

11 de agosto, 2025 | Por: Agência O Globo

Vídeo feito pelo influenciador conta com mais de 20 milhões de visualizações; conheça quem é

O influenciador Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca, de 27 anos — Foto: Reprodução/Instagram

Nos últimos dias, a exploração sexualizada de crianças e adolescentes nas redes sociais se tornou tema de discussão na internet. O debate surgiu com a publicação do vídeo ” adultização” pelo influenciador Felipe Bressanim Pereira, de 27 anos, no seu canal no YouTube. Ao longo de 50 minutos, Felca, como é conhecido, denuncia a produção de conteúdo com menores de idade e acusa o também influenciador Hytalo Santos de lucrar com a exposição de adolescentes.

O vídeo já conta com mais de 27 milhões de visualizações, além de cortes e análises divulgados nas redes sociais por internautas e outros influenciadores. Muitos famosos também prestaram apoio à iniciativa, como a cantora Claudia Leitte. Mãe de três filhos — Davi, de 15 anos, Rafael, de 13, e Bela, de 5 —, a artista usou suas redes sociais para apoiar o youtuber e ressaltou a importância de pais e responsáveis se manterem atentos ao comportamento on-line das crianças e adolescentes. Em um vídeo compartilhado nos stories de seu Instagram, a cantora comentou que assistiu ao vídeo de Felca.

“A gente precisa fazer mais. Não basta apenas pedir proteção, é preciso estar atento e ter atitudes firmes. Somos guardiões dessas crianças. Existem predadores soltos por aí e eles sabem exatamente como se aproximar. É preciso ser radical na proteção”, alertou. A artista ainda reforçou que criminosos que agem no ambiente virtual usam estratégias elaboradas para conquistar a confiança dos mais novos, exigindo mais atenção dos responsáveis.

Como Claudia, a autora de novelas Gloria Perez também usou as redes sociais para comentar sobre o material publicado por Felca:

“Felca denuncia a rede de pedofilia e exposição infantil que se formou na web. Um vídeo forte e mais do que necessário”.

Já no X, a deputada pelo PSOL, Erika Hilton, agradeceu ao influenciador pela pesquisa que realizou sobre a exploração sexual infantil nas redes sociais e manifestou que contatou a direção da Polícia Federal para “reforçar o perigo e o risco dos perfis denunciados”. Ela também escreveu que acionou “a Justiça contra as próprias redes sociais”.

“É um tema extremamente sensível. Crianças e adolescentes não têm capacidade de terem plena consciência de seus atos, da situação em que estão colocadas ou de que são vítimas”, acrescentou a deputada.

Caso Hytalo Santos

O caso Hytalo Santos, que já vinha sendo investigado pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) desde 2024, ganhou nova repercussão com o vídeo publicado por Felca. A produção também fortaleceu os debates sobre segurança digital e o papel das redes sociais na prevenção de crimes contra menores de idade no ano em que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 35 anos.

No Instagram, os perfis de Hytalo, que contava com 17 milhões de seguidores, e Kamylinha, uma das adolescentes que fazem parte da “Turma do Hylato”, foram desativadas. A jovem, de 17 anos, está no centro das denúncias contra o influenciador: aos 16 anos, ela foi emancipada e colocou implantes de silicone nos seios; em maio deste ano, ela anunciou que estava grávida do irmão mais novo de Hytalo, Hyago Santos. Dias depois, ela contou que sofreu um aborto espontâneo.

O caso segue em investigação pelo MPPB e já existem conversas para o assunto chegar na Câmara dos Deputados, em Brasília. Segundo o jornal O Globo, oito projetos de lei que abordam a exploração de menores de idades na internet foram enviados à Câmara desde que o vídeo se tornou viral.

Quem é Felca?

Felipe Bressamim Pereira nasceu em Londrina, no norte do Paraná, mas atualmente mora em São Paulo. Em 2012, ele iniciou sua carreira no meio digital como streamer de videogames. Com o tempo, passou a produzir “reacts” — gravações em que analisa outros vídeos, fazendo comentários, ou testa um produto.

Em maio de 2023, Felca teve mais de 20 milhões de visualizações em um vídeo sobre uma base da Wepink, marca de cosméticos da influenciadora Virginia. O conteúdo o ajudou a se consolidar como um produtor de conteúdo famoso, com mais de 5,4 milhões de inscritos no seu canal no YouTube e 14,5 milhões de seguidores no Instagram.

Antes do vídeo sobre a exploração de crianças e adolescentes nas redes sociais, Felca já havia atraído atenção dos internautas ao comentar em um vídeo sobre a CPI das Bets.

* Estagiária sob supervisão de Gabriela Germano


BS20250811180801.1 – https://extra.globo.com/entretenimento/noticia/2025/08/famosos-como-claudia-leitte-gloria-perez-e-erika-hilton-apoiam-felca-apos-denuncia-contra-hytalo-santos.ghtml

Artigos Relacionados