VARIEDADES

Famosos lamentam morte de culinarista Neide Santos, do Zanzibar; baiana foi até musa de canção de Gil

15 de janeiro, 2025 | Por: Agência O Globo

Sepultamento será no Rio de Janeiro

Uma das fundadoras do restaurante Zanzibar, em Salvador, Neide Santos morreu no último domingo, dia 15, no Rio de Janeiro. A culinarista era referência em comida africana na Bahia e também na capital fluminense, onde morava. Ela era também muito querida por pessoas do meio artístico e já foi até musa inspiradora para Gilberto Gil na música “Lady Neide” e para Caetano Veloso em “Neide Candolina”. Regina Casé dedicou uma postagem com fotos ao lado da amiga.

“Partiu minha amiga Neide. Minha irmã de tanta zoação, de tanto samba, de tanta elegância, tanta comida boa, tanto axé, tanta intensidade. A Braba! A mais braba entre as brabas! A gente colou de cara… Neide com seu cabelo ‘punk de lage’ mais Grace que a Grace Jones! A gente que dançava e dava risada saindo do Zanzibar pra todos os rolês do Curuzu, Liberdade, Federação e no seu quartinho com luz negra no Garcia… Neide que desde lá do Garcia me ensinou tanto das ‘áreas de axé e segurança’ (a gente amava essa placa…) Ela me ensinou tanto da Bahia… Mas a gente também amava se encontrar no Rio sem combinar, no meio da muvuca na Festa de São Jorge.

Tanta imponência e nobreza, ganhou essa musica linda de Gil e ‘Neide Candolina’ de Caetano. Neide, eu já vivia sempre com saudade, porque queria lhe ver mais, sambar mais, rir mais, estar mais perto de você. Neide que não podia ter sido mais preta, mais braba, mais rainha, foi embora e vai deixar muita saudade”, disse a apresentadora e atriz.

A morte foi confirmada pelo restaurante que Neide administrava ao lado da irmã, Ana Célia. E a causa não foi informada. O sepultamento será nesta segunda-feira, dia 16, a partir das 14h30 no cemitério Nossa Senhora das Graças (Tanque do Anil).

A culinarista baiana Neide Santos, do Zanzibar — Foto: Reprodução/Instagram
A culinarista baiana Neide Santos, do Zanzibar — Foto: Reprodução/Instagram

“Neide, como era carinhosamente chamada, deixará saudades eternas em todos que tiveram o privilégio de conhecê-la. Sua bondade, força e dedicação serão sempre lembradas com amor. Aos familiares e amigos, nossas mais sinceras condolências neste momento de profunda dor. Que sua alma descanse em paz”, diz a postagem oficial do restaurante Zanzibar.


BS20241216120053.1 – https://extra.globo.com/entretenimento/noticia/2024/12/famosos-lamentam-morte-de-culinarista-neide-santos-do-zanzibar-baiana-foi-ate-musa-de-cancao-de-gil.ghtml

Artigos Relacionados