COLUNAS

Fatos & Boatos

4 de fevereiro, 2025

Mulheres no Teatro da Caixa Em cartaz no Teatro da CAIXA e no SESC Garagem, de 12 a 17 de setembro, a IV edição do Festival Solos Férteis cria espaços para debater teatro feminista, descolonização e direitos humanos. “São rodas de conversa durante as quais debatemos a perspectiva de mulheres do teatro e fazemos uma …

Marcelo Dischinger – Foto: divulgação

Mulheres no Teatro da Caixa

Em cartaz no Teatro da CAIXA e no SESC Garagem, de 12 a 17 de setembro, a IV edição do Festival Solos Férteis cria espaços para debater teatro feminista, descolonização e direitos humanos. “São rodas de conversa durante as quais debatemos a perspectiva de mulheres do teatro e fazemos uma reflexão entre encenação política e demais forças que lutam contra a marginalização, a guerra e o preconceito”, detalha a curadora Luciana Martuchelli. Programação completa, com os 17 espetáculos, oficinas e debates, em https://solosferteis.com.br/.

Foto: divulgação

Tudo junto e misturado em Planaltina e Sobradinho

As cidades de Planaltina e Sobradinho vão premiar bandas e músicos locais. Além disso, o projeto fará exposições e irá qualificar moradores com cursos profissionalizantes. O “Circuito Cultura” percorre 7 localidades de vulnerabilidade social com cursos de gastronomia e estética, além de apresentações culturais com artistas locais e exposições. Em 9 horas de aulas práticas para cada um dos 4 cursos, os moradores poderão aprender a: elaborar biscoitos e pães diferenciados no mercado; confeitaria e decoração artística de Bolos, biscoitos, cupcakes, sobremesas e cookies; técnicas de produção, montagem e finalização de pizzas e salgados, além de curso de Estética Facial. Os artistas consolidados vão receber R$ 1,5 mil de cachê, enquanto os iniciantes receberão R$ 800. Inscrições: www.circuitocultura.com.br; Informações: (61) 98143-5757 / (61) 3550-7226. Realização: OMNI Instituto de Desenvolvimento Social com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.

Jardim Botânico no mês do Cerrado

Finalizando os eventos em comemoração ao Dia do Cerrado,11/09, o Jardim Botânico de Brasília recebe no Centro de Visitantes no próximo domingo, 17/09, uma apresentação do masterchef Vinicius Rossignoli, a partir das 9h30. Já sinto cheiro de comida boa e diferenciada. Vale ressaltar que o JB tem uma natureza exuberante que vale a pena
visitar.

Foto: divulgação

Minha Vez no Clube do Choro

Com 30 anos de carreira, Sérgio Morais lança o seu primeiro CD com o show Minha Vez, no dia 28 de setembro, quinta-feira, às 20h30 no Clube do Choro de Brasília. Serginho é o primeiro flautista contrabaixista do Brasil, já prestigiado nos palcos de: New Orleans (EUA) – na 41ª Convenção Anual da Nacional Flute Associaton, Arizona (EUA) na 51ª Convenção Anual da National Flute Association em Phoenix, como artista convidado homenageando Lea Freire. integrante da ALMUB – Academia de Letras e Música do Brasil.

Foto: divulgação

Adasa luta por um Lago Paranoá limpo

No sábado (16), acontecerá a 11ª edição da Semana Lago Limpo, no Pontão do Lago Sul, das 8h às 12h. A ação acontece no Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day), movimento cívico que une cerca de 200 países e milhões de pessoas no mundo em um ato de limpeza global. Realizado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal do Distrito Federal (Sema), a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) e o Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU), o evento é gratuito e contará com vasta programação socioeducativa para o público geral, além de reunir mais de 50 mergulhadores para limpeza do lago.

Foto: divulgação

Campanha luta por ministra negra no STF

O Instituto de Defesa da População Negra (IDPN), visando a indicação de uma juíza negra para o Supremo Tribunal Federal (STF), está se preparando para diversos lançamentos neste mês de setembro. Com o objetivo de gerar impacto e reflexão sobre a ausência de uma ministra negra neste espaço, a apresentação do curta-metragem “Todo Mundo Tem Um Sonho”, promete chamar a atenção para essa pauta, que pode transformar o futuro de milhares de pessoas. Lançado no dia 12/09, o curta-metragem é exibido na plataforma de vídeos YouTube e também no Instagram, retratando a realidade vivida nos dias atuais, nesta parte do cenário político. Instagram: @institutodpn; YouTube: https://www.youtube.com/@institutodpn1216/.

 

Zuleika Lopes
[email protected]

Artigos Relacionados