COLUNAS

Fatos & Boatos

22 de fevereiro, 2023

Vem aí o Adasa nas Escolas Desde 2010, Agência Reguladora de Água e Saneamento do Distrito Federal (Adasa), desenvolve um programa de educação ambiental nas escolas públicas. O Adasa na Escola, tem por objetivo ter pequenos guardiões da água com grandes resultados. A missão é espalhar conhecimento entre às pessoas ao seu redor de como …

Vem aí o Adasa nas Escolas

Desde 2010, Agência Reguladora de Água e Saneamento do Distrito Federal (Adasa), desenvolve um programa de educação ambiental nas escolas públicas. O Adasa na Escola, tem por objetivo ter pequenos guardiões da água com grandes resultados. A missão é espalhar conhecimento entre às pessoas ao seu redor de como cuidar da água e dos resíduos sólidos. Em breve publicarei como se inscrever para levar o programa para sua região administrativa.

Chupa que é de “pinga”

A Di Maria Gelato, localizada em Goiânia, inovou adicionando novos sabores de sorvetes e picolés inspirados nas regionalidades ou datas comemorativas. Um dos destaques foi o sorvete “Di Carnaval”, que leva em sua composição Di Aperol, uma bebida com teor alcoólico moderado (em torno de 11%) e que está ganhando muitos adeptos nos bares e baladas brasileiras nos últimos tempos. a gelateria lançou ainda dois “drinks no palito”: o Picolé de Di Caipiroska, com vodka, suco e raspas de limão; o Picolé Di Pina Colada e o Picolé Di Abacaxi com Rum. Vale lembrar que todos os sorvetes e picolés que levam álcool em sua composição devem ser consumidos somente por pessoas maiores de 18 anos. Boa pedida para Brasília.

Violência no Carnaval de Brasília

Entre os mais de 1,5 milhão de foliões que saíram às ruas de Brasília estavam os que não sabem brincar (os brigões e os marginais). Mesmo com a redução no número de ocorrências criminais, os dados ainda são assustadores. Um policial ferido separando uma das dezenas de brigas é uma das ocorrências tristes. A Polícia Militar realizou diversas abordagens com a finalidade de garantir um carnaval mais seguro no Distrito Federal. Resultado: 17 esfaqueados; 342 celulares subtraídos, 55 armas branças e uma arma de fogo apreendidos; ferimentos após briga;1 espancamento; queda com fratura; abuso de álcool e drogas; preso em flagrante por esfaqueamento; policial ferido; apreensão de entorpecentes: vasilhames de loló, armas brancas; 192 motoristas foram autuados por dirigir sob efeito de álcool.

Bombom de maconha

Os policiais militares flagraram quatro jovens vendendo brigadeiros recheados de maconha na segunda-feira (20) de Carnaval, por volta das 20h, no Parque da Cidade. O grupo realizava a venda das drogas em um bloco de carnaval quando foram abordados pelos militares. Durante abordagem, os rapazes relataram que os brigadeiros foram recheados com maconha. O adolescente apreendido foi conduzido à delegacia da Criança e do Adolescente e os outros três envolvidos foram conduzidos à 5ª DP.

Grandes shows na Arena Motocross do Guará

Venha assistir à 1ª Etapa do Campeonato Brasiliense e garanta seu lugar para curtir muito os show da banda Rock Beats, trazendo o melhor do rock nacional e internacional, e da banda Jah Live, que vai trazer aquela vibe do reggae para o nosso Circuito! Então já anota: sábado e domingo (25 e 26 de fevereiro) a partir das 19h tem muita música ao vivo na Pista de Motocross do Guará. Realização: @associacao_luta_pela_vida. Apoio: @seturdf.

Volta às aulas requer atenção ao TDAH

Um estudo do Programa de Transtornos de Déficit de Atenção/Hiperatividade (Prodah), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Hospital de Clínicas, encontrou uma prevalência de 5,8% de TDAH em crianças e adolescentes. Existem aproximadamente 50 milhões de brasileiros com idades entre 5 e 19 anos, isto significa que são 2 milhões e meio de portadores no país. O transtorno pode ser oficialmente diagnosticado a partir dos sete anos de idade, justamente no período de alfabetização e coloca o Brasil no patamar internacional, com ocorrência entre 4% e 5% em crianças em idade escolar. Diversos estudos já mostraram que o déficit de atenção, associado ou não à hiperatividade e à impulsividade, frequentemente compromete o rendimento escolar.

 

Zuleika Lopes
[email protected]

Artigos Relacionados