COLUNAS

Fatos & Boatos

2 de fevereiro, 2025

Flávia Portela convoca Conselhos de Segurança do DF A arquiteta Flávia Portela, que é múltiplas funções: Prefeita do Setor de Diversões Sul – Conic e presidente do CONSEG Brasília Centro, além de presidente da FECONSEG-DF, pretende reunir até a próxima semana, todos os presidentes dos Conselhos de Segurança das regiões administrativas quem compõem o Distrito …

Foto: divulgação

Flávia Portela convoca Conselhos de Segurança do DF

A arquiteta Flávia Portela, que é múltiplas funções: Prefeita do Setor de Diversões Sul – Conic e presidente do CONSEG Brasília Centro, além de presidente da FECONSEG-DF, pretende reunir até a próxima semana, todos os presidentes dos Conselhos de Segurança das regiões administrativas quem compõem o Distrito Federal. O objetivo é avaliar a situação que se apresenta na segurança pública. Segundo ela, provavelmente, será emitida uma carta após todos os fatos.

Planalto Central

Diversas fontes da Câmara e do Senado ouvidos informaram que a transformação do GDF em estado do Planalto Central, razão de alguns projetos em tramitação naquelas duas Casas legislativas, ganhou força após a invasão de terroristas bolsonaristas que vandalizaram os palácios do Congresso Nacional, do Planalto e da Suprema Corte. A ideia é que o plano-piloto mais alguns bairros como o Lago Sul, Lago Norte e outros voltarão a ser área administrada pelo governo federal. As demais áreas que pertencem ao DF passariam a formar o estado do Planalto Central. Entretanto, a ideia central das proposições que somariam alguns municípios goianos e mineiros limítrofes ao DF, que também passariam a integrar a nova unidade federativa, deve ser a grande batalha em torno da aprovação da matéria. Isso porque, principalmente Goiás, perderia arrecadação e receita em ver vários de seus municípios desmembrados de seu território. Para evitar um alongamento a essa discussão, vários parlamentares avaliam que o melhor a fazer seria transformar as áreas do DF que não pertenceriam à administração federal no novo estado.

Foto: divulgação

Indignação

A CABE – Caixa de Benefícios da PMDF – soltou nota em defesa da prisão do ex-comandante da PMDF, coronel Fábio Augusto. “Conhecendo o histórico do coronel Fábio Augusto, sabendo que ele fez o que pôde com o baixo efetivo no local, aplicando as leis que limitam a atuação policial e, ainda, tendo vivenciado a realidade que os policiais encararam naqueles momentos de fúria e revolta, a CABE repudia esse ato arbitrário. Estamos solicitando o acompanhamento presencial e administrativo de nosso departamento jurídico, que está à disposição do ex-comandante e que não será abandonado por nós”, enfatiza a instituição. A partir de hoje, o coronel está na cavalaria, autorizado pela juíza, como preso. A Associação Nacional das Entidades Representativas dos Militares Estaduais e Pensionistas (Anermb) também saiu em defesa do coronel, por meio de nota e em suas redes sociais.

Foto: divulgação

Curso em Braille

O Instituto Blind Brasil está chamando para o curso de férias, com turmas pela manhã ou tarde. Valor R$ 100. Informações pelo telefone: 995803481. Esta é uma profissão que está em alta no Brasil.

Jornada da Mulher Empreendedora na Estrutural

Você que iniciou o ano de 2023 querendo dar uma guinada na sua vida profissional, já pode se inscrever nos cursos oferecidos de maquiagem profissional, trancista, design de sobrancelhas, com 180 vagas, ministrados no Instituto Mansões Hoje. As inscrições são presenciais, na Agência do Trabalhador da Estrutural, e vão até o dia 13 de janeiro, com apresentação dos documentos pessoais. Previsão para início dia 18 de janeiro.

Foto: divulgação

Eduardo Pedrosa e as crianças do Recanto das Emas

AS CRIANÇAS do Recanto das Emas foram contempladas em 2022 com o Piscar de Olhos, projeto do deputado Eduardo Pedrosa ( União Brasil) que tem por objetivo dar a possibilidade de consultas oftalmológicas a quem não tem condições de pagar por uma. Foram contempladas 8 mil crianças. Além das consultas, as crianças com problemas de visão também ganharam os óculos. O projeto agora vai para Samambaia. Outros estados já estão copiando a iniciativa pioneira.

 

Zuleika Lopes
[email protected]

Artigos Relacionados