Brasília Agora


COLUNAS

Fatos & Boatos

10 de abril, 2023

Começam as aulas de percussão sabar no Espaço Renato Russo O Espaço Cultural Renato Russo anuncia o início das aulas de percussão Sabar com o […]

Fatos & Boatos
Foto: divulgação
Foto: Sheyden

Começam as aulas de percussão sabar no Espaço Renato Russo

O Espaço Cultural Renato Russo anuncia o início das aulas de percussão Sabar com o renomado músico e professor Moustapha Diene, diretamente do Senegal. As aulas terão início no dia 15 de abril e ocorrerão aos sábados, em um total de dez aulas, no Espaço Cultural Renato Russo, localizado na W3 Sul. O espaço possui acessibilidade e parada de ônibus próxima, proporcionando facilidade de acesso aos alunos. As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do Sympla pelo link: http://www.sympla.com.br/event__1930754. O valor é acessível, sendo de R$50 por aula.

Foto: divulgação

Teatro de Bonecos em Taguatinga, Gama e Ceilândia

“Esse espetáculo é muito importante para nós, abriu todos os caminhos para o que construímos depois. É a partir dele que nasce nosso repertório, nossos festivais, nossos eventos. Ele proporcionou que hoje tivéssemos a história que temos”, afirma o bonequeiro, Marco Augusto de Rezende. Próximas apresentações: Ceilândia: “Adivinha, Adivinhão!”- 22 e 23 de abril, Casa do Cantador (QNN Quadra 32 Área Especial G);Taguatinga: “Tramoias para enganar a morte” – 29 e 30 de abril, Taguaparque (Colônia Agrícola Samambaia Taguaparque); Gama: “Sonhos de uma noite de verão”– 6 e 7 de maio, Espaço Voar (SMA – conjunto K, lote 5 – Pró- DF).

Foto: divulgação

Educador Ambiental Voluntário

A Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal, agora sob o comando de Gutemberg Gomes, pretende, em breve, lançar edita para estudantes de gestão ambiental, desenvolverem na prática, o que aprendem no curso universitário sobre o meio ambiente. Os futuros educadores ambientais poderão atuar nos parque do Distrito Federal, que estão sob a tutela da Sema/Ibram, como o Parque Ecológico Ezechias Heringer, o Olhos D’água na Asa Norte, Parque de Águas Claras dentre outros. Será um grande ganho à comunidade. O horário de atuação é de 4 horas, o que não impacta na frequência das aulas teóricas universitárias.

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Semana Lixo Zero em Ceilândia

A quinta edição da Semana Lixo Zero 2022 vai trabalhar o tema “Humanizar e Dignificar os Serviços de Reciclagem” em uma série de palestras, oficinas e cursos, que serão ministrados de terça a sexta-feira (11 a 14 de abril), na Associação e Cooperativa Recicle a Vida (QNM 28, Ceilândia), com encerramento no sábado (15), no Complexo Cultural de Samambaia. Os interessados podem se inscrever por meio do formulário disponível em https://forms.gle/HgKLBJjQYwLknyRw5. O evento é realizado pelo Instituto Desponta Brasil em parceria com a Cooperativa de Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis Recicle a Vida e, por meio de um Termo de Fomento, a iniciativa é apoiada pela Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal (SEMA-DF). Também são parceiros o Instituto Lixo Zero Brasil e o Instituto Federal de Brasília. Programação no Instagram @institutodespontabrasil/.

Foto: ebc

Atenção, gestantes! hmib passará por reformas

A partir desta segunda-feira (10), o centro obstétrico do Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib), localizado na Asa Sul e unidade de referência às gestantes, passará por reformas. As pacientes serão atendidas na Asa Norte, nos hospitais HUB e Hran pelos próximos 60 dias. Informe-se como será o novo fluxo. Disque 160, ligação gratuita.

Foto: ebc

11 de abril é dia Mundial da Doença de Parkinson

Presente em uma parcela da população idosa, a doença de Parkinson tem características específicas e requer cuidados e atenção. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, cerca de 1% da população mundial é acometida por esta doença, por isso, a fim de alertar a população pela busca do diagnóstico precoce, o dia 11 de abril foi escolhido como o Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson. A data foi instituída em toda a sociedade mundial da saúde como alerta para a prevenção e tratamento, que afeta milhares de pessoas com mais de 65 anos. A doença, que consiste em uma degeneração do sistema nervoso central, é crônica e progressiva.

 

Zuleika Lopes
[email protected]