COLUNAS

Fatos & Boatos

21 de junho, 2023

6º São João do Guará traz festança junina à cidade Cerca de 40 mil pessoas participaram do São João do Guará em 2022. Para este ano, a expectativa é que esse número seja superado. A festa junina começa nesta quinta-feira (22) e vai até domingo (25) e ocorre no quadradão da entrequadra 19/34, ao lado …

6º São João do Guará traz festança junina à cidade

Cerca de 40 mil pessoas participaram do São João do Guará em 2022. Para este ano, a expectativa é que esse número seja superado. A festa junina começa nesta quinta-feira (22) e vai até domingo (25) e ocorre no quadradão da entrequadra 19/34, ao lado do edifício Consei no Guará II. Os shows ficam por conta das bandas Farinha com Rapadura e Bota pra Moer; os trios Forró com Site e Bacurau Arretado, e os cantores Nilson Freire e Alan Morais. Na arena de dança, as quadrilhas dão o ritmo da festa. Estão escaladas as tradicionais Paixão Cangaço e Mala Véia e as revelações Elite do Cerrado e Estrela de Prata. Vale destacar ainda a Pinga em Mim, que trabalha a inclusão de pessoas com deficiência e leva à arena de dança temáticas relacionadas ao combate ao preconceito e as dificuldades cotidianas vividas por esse público. Ingressos antecipados na Sympla, a 20 reais.

Trabalho escravo é crime

A deputada federal Reginete Bispo (PT-RS) anunciou a realização de uma audiência pública para discutir o combate ao trabalho escravo no Brasil. A audiência, de iniciativa da parlamentar, será realizada no dia 22 de junho, quinta-feira, na Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial (CDHMIR) e tem como objetivo promover um debate amplo e aprofundado sobre a temática, visando o fortalecimento das políticas de prevenção e combate ao trabalho escravo. O evento será uma oportunidade para discutir o Projeto de Lei (PL) 1102/2023, de autoria da deputada Reginete Bispo, que busca regulamentar o artigo 243 da Constituição Federal de 1988, com o objetivo de dispor sobre a expropriação de propriedades rurais e urbanas onde ocorra a exploração de trabalho em condições análogas à de escravo, além de estabelecer outras providências relacionadas ao tema.

Banda Xote Santo animou festa gospel em Samambaia

Quem disse que os evangélicos não curtem as festanças de comes e bebes do período junino? Com outros nomes como festas dos estados ou country, o forró santo come solto neste friozinho de junho com muitas comidas típicas nordestinas como os caldos, baião de dois, canjica e pamonha. A Igreja Pentecostal do Monte, de Samambaia Sul, realizou a 12ª Country Gospel Night, no último sábado. Uma festa muito esperada pela comunidade cristã e que foi lotada de famílias em busca de diversão com segurança.

Febre maculosa afeta Gustavo Lima

A empresa que gerencia a carreira do cantor Gusttavo Lima informou que a realização de um show marcado para julho na fazenda de Campinas (SP) onde quatro pessoas que estiveram e morreram por febre maculosa, dependerá de “uma avaliação minuciosa do plano de ação apresentado pela Fazenda Santa Margarida, assim como das propostas para orientar o público nos próximos eventos no local”. Segundo o comunicado, Gusttavo Lima tem show agendado para 21 de julho no local, e a Balada Eventos disse que acompanha a situação.

Negros nos tribunais

A advogada, ativista e ex-administradora do Plano Piloto, Ilka Teodoro, usou as redes sociais na terça-feira, para expressar sua indignação com a ausência de juristas negros na lista sêxtupla composta pela Ordem dos Advogados do Brasil para concorrerem à vaga do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ela também criticou a maioria absoluta de homens que compõem a lista. “Muitos homens, uma totalidade de gente branca e seguimos nessa toada de uma nota – e uma cor – só”, avaliou. Ilka Teodoro foi a primeira mulher negra a administrar a capital federal, posto que ocupou durante quatro anos.

Ala Interativa Amazônia na Estrutural

A Sala Interativa Amazônia será inaugurada nesta quinta-feira, a partir das 10h30, na escola CEI01, da Estrutural. “ É com grande entusiasmo que apresentamos essa iniciativa que visa proporcionar aos estudantes uma experiência imersiva na riqueza e diversidade da floresta amazônica”, convida a coordenadora da Regional de Ensino do Guará, Fernanda Mateus. Eu já me apaixonei por esta forma lúdica de educação ambiental.

 

Zuleika Lopes
[email protected]

Artigos Relacionados