COLUNAS

Fatos & Boatos

2 de fevereiro, 2025

Programa Mulher Ativa de Samambaia Dorinha Freitas, há 2 anos, está à frente de um programa na rádio de Samambaia, Ativa FM 98,1 que tem procurado fazer alertas sobre as condições de submissão feminina que a leva à morte. Todos os sábados, pela manhã, com convidados que debatem as questões femininas e as políticas públicas …

Programa Mulher Ativa de Samambaia

Dorinha Freitas, há 2 anos, está à frente de um programa na rádio de Samambaia, Ativa FM 98,1 que tem procurado fazer alertas sobre as condições de submissão feminina que a leva à morte. Todos os sábados, pela manhã, com convidados que debatem as questões femininas e as políticas públicas disponíveis de ajuda. O rádio é um meio de comunicação que nunca cai de moda, pois se vocês no carro, em casa, ou no ônibus, ouve as informações de maneira rápida e eficaz. Neste mês de janeiro, a prioridade é a saúde mental das mulheres.

Vila Planalto tem alta na gastronomia

Todos em Brasília sabem que comer bem e com variedade de gastronomia é na Vila Planalto, localizada próxima dos três poderes da República e que recebem o alto escalão e até embaixadores de outros países. Com esta localização previlegiada, a vila, tem olhos voltados para o empreendedorismo gastronômico. Recentemente, o chef , Lucas Matheus, com seus 29 anos de idade, é diretor-proprietário do restaurante tradicional, Figueira La Parrilla , especializado em cozinha uruguaia e está se dando bem. “Os ensinamentos dos meus pais, experientes na culinária goiana, e a vivência em restaurantes, pode me projetar e assim, conquistar mais conhecimentos na área”, detalha.

Fercal na luta pelo meio ambiente

Para dirimir as questões ambientais e seus impactos nas 14 comunidades da Fercal, acontece amanhã, 21/01, seminário que vai falar sobre o desenvolvimento socioambiental , mostrar as riquezas naturais existentes na Fercal, e apresentação de estudo de viabilidade.

Horta Comunitária do Guará

Localizada na QE 38 do Guará II, a Horta Comunitária do Guará, vem a cada dia conquistando mais voluntários para a causa ambiental. No local, são desenvolvidos diversos projetos que visam a preservação do meio ambiente, entre ela o Ecograna, onde o lixo reciclado é trocado por um moeda que pode ser utilizada no comércio local. Outra ação importante é o canteiro de ervas medicinais, onde são cultivadas diversas ervas para fazermos chás e até o ora- pro-nóbis, que é bastante utilizado no combate ao câncer. Se está estressado ou com depressão, pode ir até o local que plantar e colher cura diversos males. É difícil um sertanejo doente. À frente da Eervas Medicinais está a ambientalista Simone Vaz.

Não deu para Rebeca Gusmão

Infelizmente, nossa atleta Rebeca Gusmão, ex-candidata a distrital nas últimas eleições, não assumirá o cargo de administradora do Parque da Cidade Sarah Kubstichek, para o qual foi nomeada na última terça-feira. Ela foi exonerada antes de tomar posse e passará a função para o ex-diretor do Instituto de Defesa do Consumidor. O motivo seria sua participação em atos não-democráticos no dia 8 de janeiro, ocorridos em Brasília.

Ceilândia faz movimento contra o feminicídio

O Instituto Feminicídio Não, em apoio às mulheres em situação de violência doméstica, criado há 4 anos no Distrito Federal, promete um Ato Protesto pela Morte de tantas mulheres no DF, bem no Centro de Ceilândia, no sábado dia 28/01.Para isso convoca mulheres e homens de paz para que o grito de socorro e alerta seja ouvido por todas as autoridades responsáveis por elaborar políticas públicas que possam cuidar mais de perto das mulheres, provedoras e cuidados da infância. É uma questão que saiu de dentro dos lares e está tomando conta de toda opinião pública. A Ceilândia foi a escolhida, desta vez, devido aos dois feminicídios ocorridos em janeiro de 2023. À frente do evento, Lucia Erineta, que se veste de Mulher Maravilha para encorajar às mulheres a denunciar seus agressores, contato no (61) 91366468.

 

Zuleika Lopes
[email protected]

Artigos Relacionados