
Zoológico inaugura recinto de imersão com 15 espécies de aves brasileiras
Novo aviário oferece experiência imersiva ao público e reforça ações educativas e de conservação da fauna brasileira

Evento oferece cursos, oficinas, vagas de emprego e feira de produtos locais para fortalecer renda e empreendedorismo na região
Ceilândia será palco, entre os dias 1º e 6 de dezembro, da Feira do Trabalho e do Campo, evento que reunirá cursos, oficinas, palestras, exposição de produtos da agricultura familiar e ações voltadas à geração de renda. A programação ocorrerá em frente ao antigo Tático, próximo à Estação do Metrô Ceilândia.
Organizada pelo Instituto Acolher, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal (Sedet-DF), a iniciativa busca aproximar a população de oportunidades de qualificação e fortalecer o empreendedorismo regional.
Durante o anúncio do evento, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do DF, Thales Mendes, destacou a importância da ação para a comunidade.
“É com grande satisfação que nós, do Governo do Distrito Federal, anunciamos a realização de mais uma edição da Feira do Trabalhador, agora em Ceilândia, uma região marcada pela força, pela criatividade e pelo espírito empreendedor de sua gente. E é nosso dever apoiar esse potencial, fortalecendo o desenvolvimento local e criando oportunidades para que cada trabalhador e cada trabalhadora tenham mais autonomia, dignidade e perspectivas de futuro”, afirmou.
Ao longo dos seis dias de evento, os visitantes terão acesso a cursos gratuitos, palestras, oficinas práticas e atividades voltadas ao empreendedorismo e à autonomia financeira. Paralelamente, uma ampla feira reunirá produtores rurais, artesãos e empreendedores locais, fortalecendo cadeias produtivas e incentivando o consumo de produtos locais.
Para a presidente do Instituto Acolher, Tamires Rodrigues, a feira consolida um espaço de integração entre trabalhadores e políticas públicas. “A iniciativa atua como ponte entre trabalhadores, produtores e políticas públicas, contribuindo para o desenvolvimento econômico de Ceilândia e ampliando as oportunidades de inclusão produtiva”, destacou.
Durante a feira, a população terá acesso aos principais serviços da Agência do Trabalhador Itinerante, como encaminhamento para vagas de emprego, inscrições em cursos de qualificação, emissão da Carteira de Trabalho Digital e orientações sobre benefícios sociais, incluindo seguro-desemprego e o programa Cesta do Trabalhador.
Ceilândia — 1º a 6 de dezembro
Programação sujeita a alterações
Feira de Produtos Rurais e Artesanato
De 2 a 6 de dezembro
8h às 18h
Marketing Digital e Vendas — Dias 2, 3, 4, 5 e 6/12 (manhã — das 8h às 11h)
Economia Circular e Sustentabilidade — Dias 1, 2, 3, 4, 5 e 6/12 (tarde — das 14h às 17h)
Vendas em Redes Sociais — 2/12, das 9h às 11h
Reaproveitamento e Upcycling — 3/12, das 9h às 11h (Ana Cláudia)
Educação Financeira e Finanças do Negócio — 3/12, das 14h às 16h
Fotografia pelo celular — 5/12, das 9h às 11h
Tecnologias Sociais Locais — 5/12, das 14h às 16h (Brisa Santana)
Justiça Social no Fazer Econômico — 4/12, das 15h às 16h
Saberes e Cultura como Potência — 5/12, das 15h às 16h
Apresentação artística — 4/12, das 17h às 18h; 6/12, das 11h às 13h
Entrega de certificados – 5/12, das 10h às 12h
*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal (Sedet-DF)

Novo aviário oferece experiência imersiva ao público e reforça ações educativas e de conservação da fauna brasileira

Abordagem está prevista para passar por 12 pontos da região administrativa

Distribuidora tem pontos de atendimento alternativo

Caesb executará serviços de manutenção para melhoria do sistema na região
