
Nova loja colaborativa do projeto Cerrado Feminino amplia oportunidades para artesãs
Espaço no JK Shopping reunirá cerca de 50 artesãs atendidas pela iniciativa da Secretaria da Mulher
Brasília realiza um grande evento dedicado ao público infanto-juvenil, transformando o período de férias escolares em uma verdadeira viagem pelo imaginário, pela aventura e pela diversidade cultural

Foto: Divulgação/CCBB Brasília
De 27 de janeiro a 8 de fevereiro, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) Brasília realiza um grande evento dedicado ao público infanto-juvenil, transformando o período de férias escolares em uma verdadeira viagem pelo imaginário, pela aventura e pela diversidade cultural.
Com 12 filmes e 24 sessões, a programação reúne clássicos, sucessos contemporâneos e animações premiadas de vários países, além de oficinas criativas, contação de histórias e sessões com acessibilidade. Toda a programação é gratuita, com retirada de ingressos 1 hora antes de cada sessão ou atividade.
O brincar está no centro do projeto, que foi pensado como um espaço de descoberta, convivência, formação de público e de brincadeiras, oferecendo não apenas exibições cinematográficas, mas também atividades que estimulam a criatividade e o olhar curioso de crianças e jovens.
Um folder, com brincadeiras das cinco regiões do Brasil, será publicado e distribuído gratuitamente para o público.
A programação de filmes passeia por universos de fantasia, aventura, amizade, diversidade e superação. Entre os destaques, estão o clássico E.T.: O Extraterrestre, de Steven Spielberg; a épica fantasia A História Sem Fim; e sucessos como a animação Lilo e Stitch, famosa versão animada de 2002, Viva – A Vida é uma Festa e o recente e delicado Flow, animação europeia vencedora do Oscar em 2024.
A mostra também valoriza a produção nacional com títulos como Tainá – Uma Aventura na Amazônia, O Menino Maluquinho, inspirado na obra do cartunista brasileiro Ziraldo, Turma da Mônica: Lições e Detetives do Prédio Azul 3 – uma aventura no fim do mundo, reforçando o cinema brasileiro como ferramenta de formação cultural desde a infância.
E, ainda, os filmes do diretor premiado Alê Abreu, O menino e o mundo e Perlimps.
Retire aqui os ingressos para as Oficinas e Contação de Histórias
Além das sessões de cinema, a mostra oferece uma programação especial de oficinas e contações de histórias, aprofundando o contato das crianças com o universo do audiovisual, da imaginação e das culturas tradicionais. Entre os destaques, estão a Oficina de Fotografia Pinhole, em que os participantes constroem suas próprias câmeras artesanais e produzem imagens autorais.
As outras oficinas também prometem estimular a vivência e criatividade do público: Teatro de Sombras, que explora luz, movimento e narrativa visual; Brinquedos Ópticos, que apresenta os princípios do cinema por meio de taumatrópios e flipbooks, duas técnicas lúdicas de animação; e Oficina de Stop Motion, criando animações em massinha quadro a quadro.
As atividades são conduzidas por artistas e educadores como Ádon Bicalho, Beatriz Teles, Pamella Wyla e Maria Laura. As rodas de contação de histórias são também um atrativo especial.
As apresentações com Maria das Alembranças, Kessia Daline Krahô, Fabíola Resende e Zé Regino reunirão saberes ancestrais, teatro de bonecos, música e narrativas tradicionais, em experiências de escuta, brincadeira e criação coletiva.
Todas essas atrações são abertas para pessoas de todas as idades, sozinhas, em duplas, famílias, grupos de amigos: vai ser especial para cada um.
A acessibilidade é um dos pilares do evento. Todas as contações de histórias terão acessibilidades em Libras e a programação inclui uma sessão de cinema com Libras, LSE (legendas para surdos e ensurdecidos) e audiodescrição.
O filme Perlimps, no dia 30 de janeiro, às 15h, terá Libras, audiodescrição e legendagem descritiva, garantindo uma experiência plenamente inclusiva para públicos com deficiência.
Ao unir grandes histórias da cinematografia mundial, atividades educativas e políticas de inclusão, o CCBB Brasília reafirma seu compromisso com a democratização do acesso à cultura e com a formação de novas gerações de espectadores.
15h Tainá – Uma Aventura na Amazônia (2001), de Tânia Lamarca e Sérgio Bloch
Duração: 90 min
Classificação: Livre
Sinopse: Tainá vive na Amazônia com o avô, que lhe ensina as lendas e histórias de seu povo. Aos poucos, ela se torna uma guardiã da floresta e passa a lutar contra o contrabando de animais. Quando começa a ser perseguida por caçadores, precisa se mudar para uma vila, onde conhece Joninho, um menino da cidade grande. Juntos, a dupla aprende a lidar com os valores da cidade e da floresta.
17h Turma da Mônica: Lições (2021), de Daniel Rezende
Duração: 97 min
Classificação: Livre
Sinopse: Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão fogem da escola. Agora, terão que encarar as suas consequências, e elas não serão poucas. Nesta nova jornada, a turma descobrirá o real valor e sentido da palavra amizade.
15h Tito e os pássaros (2018), de Gustavo Steinberg, Gabriel Bitar e André Catoto
Duração: 73 min
Classificação: Livre
Sinopse: Tito é um menino tímido de 10 anos que vive com sua mãe. De repente, uma estranha epidemia começa a se espalhar, fazendo com que pessoas fiquem doentes quando se assustam. Tito rapidamente descobre que a cura está relacionada à pesquisa feita por seu pai ausente sobre o canto dos pássaros. Ele embarca numa jornada com seus amigos para salvar o mundo da epidemia. A busca de Tito pelo antídoto se torna uma jornada para encontrar seu pai ausente e sua própria identidade.
17h Detetives do Prédio Azul 3: Uma Aventura no Fim do Mundo (2021), de Mauro Ribeiro de Lima
Duração: 120 min
Classificação: Livre
Sinopse: Severino encontra um objeto em meio aos escombros de um avião, sem saber que se trata de uma das faces do Medalhão de Uzur. O porteiro do Prédio Azul coloca o objeto no pescoço e acaba se tornando cada vez mais malvado. Com a bruxa Duvíbora e sua filha Dunhoca dispostas a roubá-lo, Pippo, Sol e Bento não têm outra saída a não ser encontrar a metade do bem do medalhão. Para tanto, eles contam com a ajuda da feiticeira Berenice, dos Inspetores de la Casa Naranja e ainda do mago Elergun.
15h O menino e o mundo (2013), de Alê Abreu
Duração: 85 min
Classificação: Livre
Sinopse: Sofrendo com a falta do pai, um menino deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres. Uma inusitada animação com várias técnicas artísticas que retrata as questões do mundo moderno através do olhar de uma criança.
17h Viva: A vida é uma festa (2017), de Lee Unkrich
Duração: 105 min
Classificação: Livre
Sinopse: Miguel é um menino de 12 anos que quer muito ser um músico famoso, mas ele precisa lidar com sua família que desaprova seu sonho. Determinado a virar o jogo, ele acaba desencadeando uma série de eventos ligados a um mistério de 100 anos.
15h Perlimps (2023), de Alê Abreu
Sessão acessível com LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), audiodescrição e legendagem descritiva
Duração: 80 min
Classificação: Livre
Sinopse: A jornada de aventura e fantasia de Claé e Bruô, agente-secretos de reinos rivais. Eles precisam superar suas diferenças e unir forças para encontrar os Perlimps, criaturas misteriosas capazes de encontrar um caminho para a paz em tempos de guerra.
17h A história sem fim (1984), de Wolfgang Petersen
Duração: 94 min
Classificação: Livre
Sinopse: Quando o jovem Bastian pegou emprestado um misterioso livro, ele jamais sonhou que ao virar uma página seria levado a um mundo de fantasia onde pudesse ver um caracol de corrida, um morcego planador, um dragão da sorte, elfos, uma Imperatriz Menina, o valente guerreiro Atreyu e uma pedra ambulante chamada Come-Pedra.
15h Lilo & Stitch (2002), de Chris Sanders e Dean DeBlois
Duração: 85 min
Classificação: Livre
Sinopse: Lilo (Daveigh Chase) é uma pequena garota havaiana de 5 anos que adora cuidar de animais menos favorecidos e vive com sua irmã Nani (Tia Carrere). Lilo tem o costume de coletar lixo reciclável nas praias para, com o dinheiro recebido, comprar comida para peixes e nadar até o alto-mar para alimentá-los. Até que, num belo dia, ela encontra um cachorro e decide adotá-lo. Entretanto, este cachorro na verdade é Stitch (Chris Sanders), um ser alienígena que é um dos criminosos mais perigosos da galáxia. Stitch foi preso em um planeta distante pela polícia interplanetária, mas ao ser encaminhado para um planeta-prisão consegue escapar, caindo acidentalmente na Terra. Agora, para escapar da polícia que ainda o persegue, Stitch esconde quatro de suas seis pernas e decide se fazer passar por um cachorro comum, desenvolvendo com o tempo um laço de amizade com Lilo.
17h Flow (2024), de Gints Zilbalodis
Duração: 85 min
Classificação: Livre
Sinopse: Gato é um animal solitário, mas quando seu lar é destruído por uma grande inundação, ele encontra refúgio em um barco habitado por diversas espécies, tendo que se juntar a elas apesar das diferenças.
15h O menino maluquinho (1994), de Helvecio Ratton
Duração: 83 min
Classificação: Livre
Sinopse: Maluquinho (Samuel Costa), um menino travesso da classe média, adora brincar e pregar peças nos amigos, mas sofre quando seus pais se separam. Mas aí aparece o Vovô Passarinho (Luiz Carlos Arutin), que o leva para umas férias na fazenda, onde vive agitadas aventuras.
17h E.T. O Extraterrestre (1982), de Steven Spielberg
Duração: 115 min
Classificação: Livre
Sinopse: Um garoto faz amizade com um ser de outro planeta, que ficou sozinho na Terra, protegendo-o de todas as formas para evitar que ele seja capturado e transformado em cobaia. Gradativamente surge entre os dois uma forte amizade.
15h Tito e os pássaros (2018), de Gustavo Steinberg
Duração: 73 min
Classificação: Livre
Sinopse: Tito é um menino tímido de 10 anos que vive com sua mãe. De repente, uma estranha epidemia começa a se espalhar, fazendo com que pessoas fiquem doentes quando se assustam. Tito rapidamente descobre que a cura está relacionada à pesquisa feita por seu pai ausente sobre o canto dos pássaros. Ele embarca numa jornada com seus amigos para salvar o mundo da epidemia. A busca de Tito pelo antídoto se torna uma jornada para encontrar seu pai ausente e sua própria identidade.
17h Detetives do Prédio Azul 3: Uma Aventura no Fim do Mundo (2021), de Mauro Ribeiro de Lima
Duração: 120 min
Classificação: Livre
Sinopse: Severino encontra um objeto em meio aos escombros de um avião, sem saber que se trata de uma das faces do Medalhão de Uzur. O porteiro do Prédio Azul coloca o objeto no pescoço e acaba se tornando cada vez mais malvado. Com a bruxa Duvíbora e sua filha Dunhoca dispostas a roubá-lo, Pippo, Sol e Bento não têm outra saída a não ser encontrar a metade do bem do medalhão. Para tanto, eles contam com a ajuda da feiticeira Berenice, dos Inspetores de la Casa Naranja e ainda do mago Elergun.
15h O menino e o mundo (2013), de Alê Abreu
Duração: 85 min
Classificação: Livre
Sinopse: Sofrendo com a falta do pai, um menino deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres. Uma inusitada animação com várias técnicas artísticas que retrata as questões do mundo moderno através do olhar de uma criança.
17h Perlimps (2023), de Alê Abreu
Duração: 80 min
Classificação: Livre
Sinopse: A jornada de aventura e fantasia de Claé e Bruô, agente-secretos de reinos rivais. Eles precisam superar suas diferenças e unir forças para encontrar os Perlimps, criaturas misteriosas capazes de encontrar um caminho para a paz em tempos de guerra.
15h Lilo & Stitch (2002), de Chris Sanders e Dean DeBlois
Duração: 85 min
Classificação: Livre
Sinopse: Lilo (Daveigh Chase) é uma pequena garota havaiana de 5 anos que adora cuidar de animais menos favorecidos e vive com sua irmã Nani (Tia Carrere). Lilo tem o costume de coletar lixo reciclável nas praias para, com o dinheiro recebido, comprar comida para peixes e nadar até o alto-mar para alimentá-los. Até que, num belo dia, ela encontra um cachorro e decide adotá-lo. Entretanto, este cachorro na verdade é Stitch (Chris Sanders), um ser alienígena que é um dos criminosos mais perigosos da galáxia. Stitch foi preso em um planeta distante pela polícia interplanetária, mas ao ser encaminhado para um planeta-prisão consegue escapar, caindo acidentalmente na Terra. Agora, para escapar da polícia que ainda o persegue, Stitch esconde quatro de suas seis pernas e decide se fazer passar por um cachorro comum, desenvolvendo com o tempo um laço de amizade com Lilo.
17h O menino maluquinho (1994), de Helvecio Ratton
Duração: 83 min
Classificação: Livre
Sinopse: Maluquinho (Samuel Costa), um menino travesso da classe média, adora brincar e pregar peças nos amigos, mas sofre quando seus pais se separam. Mas aí aparece o Vovô Passarinho (Luiz Carlos Arutin), que o leva para umas férias na fazenda, onde vive agitadas aventuras.
15h Flow (2024), de Gints Zilbalodis
Duração: 85 min
Classificação: Livre
Sinopse: Gato é um animal solitário, mas quando seu lar é destruído por uma grande inundação, ele encontra refúgio em um barco habitado por diversas espécies, tendo que se juntar a elas apesar das diferenças.
17h E.T. O Extraterrestre (1982), de Steven Spielberg
Duração: 115 min
Classificação: Livre
Sinopse: Um garoto faz amizade com um ser de outro planeta, que ficou sozinho na Terra, protegendo-o de todas as formas para evitar que ele seja capturado e transformado em cobaia. Gradativamente surge entre os dois uma forte amizade.
15h Viva: A vida é uma festa (2017), de Lee Unkrich
Duração: 105 min
Classificação: Livre
Sinopse: Miguel é um menino de 12 anos que quer muito ser um músico famoso, mas ele precisa lidar com sua família que desaprova seu sonho. Determinado a virar o jogo, ele acaba desencadeando uma série de eventos ligados a um mistério de 100 anos.
17h Turma da Mônica: Lições (2021), de Daniel Rezende
Duração: 97 min
Classificação: Livre
Sinopse: Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão fogem da escola. Agora, terão que encarar as suas consequências, e elas não serão poucas. Nesta nova jornada, a turma descobrirá o real valor e sentido da palavra amizade.
15h Tainá – Uma Aventura na Amazônia (2001), de Tânia Lamarca e Sérgio Bloch
Duração: 90 min
Classificação: Livre
Sinopse: Tainá vive na Amazônia com o avô, que lhe ensina as lendas e histórias de seu povo. Aos poucos, ela se torna uma guardiã da floresta e passa a lutar contra o contrabando de animais. Quando começa a ser perseguida por caçadores, precisa se mudar para uma vila, onde conhece Joninho, um menino da cidade grande. Juntos, a dupla aprende a lidar com os valores da cidade e da floresta.
17h A história sem fim (1984), de Wolfgang Petersen
Duração: 94 min
Classificação: Livre
Sinopse: Quando o jovem Bastian pegou emprestado um misterioso livro, ele jamais sonhou que ao virar uma página seria levado a um mundo de fantasia onde pudesse ver um caracol de corrida, um morcego planador, um dragão da sorte, elfos, uma Imperatriz Menina, o valente guerreiro Atreyu e uma pedra ambulante chamada Come-Pedra.
10h – Oficina de Pinhole
Classificação: 8 anos
Duração: 2h
Facilitador: Ádon Bicalho
Descrição: Nesta oficina os participantes serão apresentados aos fundamentos primordiais da fotografia através da técnica pinhole. Cada participante constrói uma câmera a partir de uma lata e é convidado a realizar uma foto em papel fotográfico fotossensível preto e branco, que é revelada dentro de uma caixa de revelação, à luz vermelha. Os participantes levam as câmeras para casa e as fotografias realizadas serão digitalizadas e passarão a compor uma galeria de imagem virtual com autoria assinada.
14h – Contação de história: A história da onça alembrada
Atividade com acessibilidade em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais)
Classificação: Livre
Duração: 45 min
Facilitador: Luciana Meireles
Sinopse: Maria das Alembranças abre uma roda de encantaria para alembrar uma história ancestral que andava esquecida no meio da mata. Abrindo caminho para as águas da memória, ela convida o medo e a coragem, para chegar no olho d’água que revela a guardiã do cerrado: Onça Yaya. Um feitio popular de fé e esperança: “o que é necessário, necessariamente retorna”.
“A história da onça alembrada” é uma brincadeira de contar histórias que envolve as pessoas em cantigas e danças tradicionais de fortalecimento da ancestralidade, com música ao vivo, boneco, mágica e improvisação, convidando todo o público a lembrar da valorização do cerrado, das florestas e suas comunidades originárias.”
10h – Oficina Teatro de sombras
Classificação: 7 anos
Duração: 2h
Facilitadoras: Beatriz Teles e Pamella Wyla
Descrição: Nesta oficina, as crianças são convidadas a explorar o universo do cinema a partir da luz, da sombra e da imaginação. Cada participante irá criar seu próprio mini teatro de sombras, utilizando materiais simples como papelão, papel vegetal e papel, construindo personagens, cenários e pequenas histórias. Ao experimentar a projeção das sombras, as crianças descobrem como a luz se transforma em imagem e como o movimento pode criar narrativas visuais, conectando brincadeira, arte e os princípios básicos do cinema. A oficina estimula a criatividade, a expressão corporal e o trabalho manual, valorizando o fazer artístico como jogo e invenção.
14h – Contação de história: A estrela mulher Caxekwyj é seus filhos plantas
Atividade com acessibilidade em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais)
Classificação: 6 anos
Duração: 60 min
Facilitador: Kessia Daline Krahô
Sinopse: “Nesta atividade, realizaremos a contação de uma história tradicional do povo Krahô, uma narrativa milenar que atravessa gerações há mais de 12 mil anos. É a história da Estrela-Mulher, Caxekwyj, e de seus filhos-planta.
Caxekwyj é uma moça que veio do céu trazendo consigo muitos saberes. Através de sua história, aprendemos sobre a origem das plantas, dos cuidados com a terra, das formas de viver em comunidade e de nos relacionarmos com o mundo. Seus ensinamentos estão na base da nossa cultura e da nossa cosmovisão, orientando a maneira como nos organizamos, pensamos e existimos até hoje.
Essa contação de história é um convite à escuta, à memória e ao reconhecimento dos saberes ancestrais como conhecimentos vivos, que continuam ensinando, nutrindo e fazendo crescer o nosso povo.”
10h – Oficina: Brinquedos ópticos – antes do cinema
Classificação: 3 anos
Duração: 2h
Facilitadoras: Maria Laura
Descrição: Nesta oficina, as crianças são convidadas a conhecer o universo do cinema a partir de seus primórdios, criando brinquedos ópticos que dão a ilusão de movimento. A atividade apresenta, de forma lúdica e prática, objetos como o taumatrópio e o flipbook, explorando como imagens estáticas podem ganhar vida quando vistas em sequência. Com materiais simples e muita imaginação, cada participante poderá criar seus próprios brinquedos, desenhando, recortando, montando e experimentando os efeitos visuais. A oficina estimula a curiosidade, a criatividade e o fazer manual, aproximando as crianças da história do cinema por meio da brincadeira e da descoberta.
14h – Contação de história: Vereda dos Mamulengos
Atividade com acessibilidade em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais)
Classificação: Livre
Duração: 60 min
Facilitador: Fabíola Resende
Sinopse: Apresentação do espetáculo Vereda dos Mamulengos. O mamulengo é uma brincadeira de teatro de bonecos popular do nordeste, reconhecido como patrimônio cultural imaterial pelo IPHAN desde 2015. Possui personagens característicos das culturas populares brasileiras como Benedito, cobra e Jaraguá. A brincadeira é acompanhada por trilha sonora ao vivo e é recheada de comunicação e interação com a plateia.
10h – Oficina de Stop Motion Animação em Massinha
Classificação: 7 anos
Duração: 2h
Facilitadoras: Beatriz Teles e Pamella Wyla
Descrição: Nesta oficina, as crianças vão mergulhar no universo da animação e do cinema criando seus próprios personagens em massinha e dando vida a pequenas histórias por meio da técnica de stop motion. A partir da modelagem, do movimento quadro a quadro e da experimentação, cada participante poderá produzir sua própria animação, compreendendo de forma prática como o cinema transforma imagens em movimento. A atividade estimula a criatividade, a paciência e o trabalho manual, ao mesmo tempo em que apresenta noções básicas de narrativa audiovisual de forma divertida e acessível. Ao final, as crianças poderão assistir às animações criadas, celebrando o processo e o resultado coletivo da oficina.
14h – Contação de história: Histórias das origens do mundo e das coisas
Atividade com acessibilidade em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais)
Classificação: Livre
Duração: 60 min
Facilitador: Zé Regino
Sinopse: Roda de contação de histórias tradicionais que falam ou se referem à origem do mundo. Essa roda de contação começa com a chega do contador que chega para conduzir a roda. Ele vem de longe brincando com sua rabeca, chamando as pessoas para participarem. Durante a contação, entre uma história e outra, o condutor provoca a plateia com perguntas e brincadeiras, com o intuito de levar a todos a assumirem uma postura ativa, formando uma roda viva, cheia de provocações, inquietude e dúvidas. Para fechar a roda, o contador convida a todos presentes para participarem de uma grande mágica, uma mágica que ele aprendeu com sua avó, que aprendeu com a vó dela, que por sua vez aprendeu com o seu avô que aprendeu com o avô da sua avó. Uma mágica criada para a adiar o fim do mundo.
Férias no Cinema Curadoria: Fábio Savino
Realização: Fumaça Filmes Data: De 27 de janeiro a 8 de fevereiro
Horários: Conforme a programação.
Local: CCBB Brasília
Instagram: @ccbbbrasilia
Ingressos: Entrada gratuita. Retirada dos ingressos 1h antes na bilheteria do CCBB Brasília.
Classificação: Livre
(61) 3108-7600 [email protected]
Retire aqui os ingressos para as Oficinas e Contação de Histórias

Espaço no JK Shopping reunirá cerca de 50 artesãs atendidas pela iniciativa da Secretaria da Mulher

Evento aberto reúne público para assistir à premiação e torcer pelo longa brasileiro O Agente Secreto, indicado em quatro categorias

Datas dos eventos foram confirmadas em cerimônia com presença do governador Ibaneis Rocha nesta sexta-feira (13), na Granja do Torto; no ano passado, festas atraíram 2 milhões de pessoas

Programação de 13 a 15 de março reúne shows, exposições, teatro e eventos culturais em várias regiões administrativas
