
Governistas comemoram ‘fim da bancada de foragidos’ com cassação de Eduardo e Ramagem
Deputados do PL perderam mandatos por decisão da Mesa Diretora

Medida foi proposta no contexto da disputa em torno do IOF

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, vai ao Congresso Nacional nesta terça-feira 9dia 12) para discutir uma medida provisória (MP) editada pelo governo federal em junho durante as negociações sobre a Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). O objetivo da proposta é elevar a arrecadação federal em R$ 10,5 bilhões neste ano e em R$ 20,87 bilhões em 2026.
A MP prevê a tributação de fundos de investimento hoje isentos, como letras de crédito e fundos imobiliários (LCI, LCA, CRI, CRA e debêntures incentivadas), que passarão a pagar alíquota de 5% sobre o rendimento a partir de 2026.
Também inclui, entre outros temas, regras específicas para a tributação de ativos virtuais, operações em bolsa, empréstimos de ativos e investidores estrangeiros, e amplia a tributação sobre as apostas de quota fixa (bets).
A comissão mista é presidida pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL) e tem como relator o deputado Carlos Zarattini (PT-SP). Ela tem quatro audiências públicas para o mês de agosto, para abordar os diversos temas da MP 1.303. Depois da audiência com Haddad, a comissão vai votar o seu plano de trabalho e alguns requerimentos.
BS20250812101138.1 – https://extra.globo.com/economia/noticia/2025/08/fernando-haddad-vai-ao-congresso-nesta-terca-feira-explicar-mp-que-elevou-tributacao-de-titulos-isentos-e-bets.ghtml

Deputados do PL perderam mandatos por decisão da Mesa Diretora

Cassação por faltas tem efeito administrativo e não suspende elegibilidade; já condenação criminal transitada em julgado acarreta perda dos direitos políticos enquanto durarem seus efeitos

Sóstenes também criticou deputado do PL que assinou as decisões sobre as perdas de mandato

Definição ocorre sem deliberação pelo plenário, após faltas regimentais e condenação no STF
