
Câmara deve votar projetos sobre falsificação de bebidas e enfrentamento ao câncer de mama
Proposta que garante gratuidade de bagagem de mão em voos também está na pauta do Plenário

Medida foi proposta no contexto da disputa em torno do IOF

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, vai ao Congresso Nacional nesta terça-feira 9dia 12) para discutir uma medida provisória (MP) editada pelo governo federal em junho durante as negociações sobre a Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). O objetivo da proposta é elevar a arrecadação federal em R$ 10,5 bilhões neste ano e em R$ 20,87 bilhões em 2026.
A MP prevê a tributação de fundos de investimento hoje isentos, como letras de crédito e fundos imobiliários (LCI, LCA, CRI, CRA e debêntures incentivadas), que passarão a pagar alíquota de 5% sobre o rendimento a partir de 2026.
Também inclui, entre outros temas, regras específicas para a tributação de ativos virtuais, operações em bolsa, empréstimos de ativos e investidores estrangeiros, e amplia a tributação sobre as apostas de quota fixa (bets).
A comissão mista é presidida pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL) e tem como relator o deputado Carlos Zarattini (PT-SP). Ela tem quatro audiências públicas para o mês de agosto, para abordar os diversos temas da MP 1.303. Depois da audiência com Haddad, a comissão vai votar o seu plano de trabalho e alguns requerimentos.
BS20250812101138.1 – https://extra.globo.com/economia/noticia/2025/08/fernando-haddad-vai-ao-congresso-nesta-terca-feira-explicar-mp-que-elevou-tributacao-de-titulos-isentos-e-bets.ghtml

Proposta que garante gratuidade de bagagem de mão em voos também está na pauta do Plenário

Pedido de convocação de Guimarães foi apresentado pelo senador Izalci Lucas e por deputados da comissão

Alviverde não sai do zero com Cruzeiro, que também sonha com o título

Aprovado pela Câmara, o PL 3.640/2023 estabelece regras para julgar controle de constitucionalidade no STF
