Brasília Agora
Brasília Agora


VARIEDADES

Ferrugem celebra show no Palco Sunset: ‘Se depender de mim, vai ter pagode no Rock in Rio sempre’

20 de setembro, 2024 / Por: Agência O Globo

Edição mais pagodeira da História do festival tem 13 artistas do gênero: ‘Se derem uma brecha, a gente passa, e estamos passando’, diz cantor

Ferrugem celebra show no Palco Sunset: ‘Se depender de mim, vai ter pagode no Rock in Rio sempre’
Ferrugem celebra 10 anos de carreira no Rock in Rio. Foto: Reprodução / Instagram / Ferrugem

O pagodeiro Ferrugem subiu ao Palco Sunset do Rock in Rio 2024, na noite desta quinta-feira (19), decidido a fazer história no gênero musical. Em entrevista ao GLOBO, o cantor destacou a emoção de celebrar seus 10 anos de carreira no festival e surpreendeu o público ao antecipar a execução de “Evidências”, em homenagem a Xororó.

— Evidências é o hino nacional da música brasileira, né? E eu queria homenagear um grande amigo que surgiu na minha vida há pouco tempo, o Xororó. Ele tem um carinho enorme por mim, pelo meu trabalho e pela minha família — comentou Ferrugem, emocionado.

Ferrugem não escondeu a empolgação de se apresentar em um dos maiores palcos da música. “Nunca me imaginei cantando em grandes palcos, quem dirá num festival desse tamanho”, declarou em vídeos publicados nas suas redes sociais antes do evento. Embora já tenha participado da edição de 2022 no Palco Favela, o cantor demonstrou orgulho ao ser convidado para o Sunset, um espaço de maior visibilidade.

— A oportunidade de estar nesse palco foi a chance de escrever uma nova página na nossa história, e aconteceu de uma maneira abençoada, com as pessoas que eu amo no palco e me assistindo — disse o pagodeiro.

A apresentação começou às 20h10, logo após o show da britânica Joss Stone no Palco Mundo.

Desde os primeiros acordes de suas músicas mais conhecidas, como “Pirata e Tesouro” e “Sinto Sua Falta”, até os momentos mais emocionantes, como o grande coro em “Me Perdoa”, gravada em parceria com Iza em 2022, a energia foi contagiante. A multidão cantava junto, vibrando a cada verso e surpreendendo até mesmo quem passava pelo palco a caminho de outros shows.

Ferrugem fez questão de enfatizar a importância do pagode no festival, reforçando o desejo de que o gênero tenha um espaço permanente no evento.

— Se depender de mim, vai ter pagode no Rock in Rio sempre. Acho que o Sorriso Maroto merece pisar nesse palco. Eles têm tamanho para isso, cara. Venderam 60 mil ingressos em 8 horas na semana passada. Eles merecem essa chance, e acredito que vão ter — afirmou, deixando claro que o gênero não está mais limitado a pequenos palcos.

Edição pagodeira

Com essa edição sendo a mais “pagodeira” da história do Rock in Rio, com 13 artistas do pagode e do samba, Ferrugem celebra a representatividade e promete que o estilo vai continuar conquistando espaço.

— Os pagodeiros têm que invadir o Rock in Rio — enfatizou o cantor. Ferrugem destacou nomes que, assim como ele, têm capacidade de brilhar no Palco Mundo.

– O Sorriso Maroto, a Turma do Pagode, tem muita gente grande fazendo coisas incríveis. A gente toca para 150 mil pessoas, cara. O pagode tem esse poder. Se derem uma brecha, a gente passa, e estamos passando — pontuou.

A banda Gilsons, anunciada como convidada especial, fez uma aparição discreta quase no final da apresentação, participando de duas músicas, “Love Love” e “Várias Queixas”.

A “promoção” ao Palco Sunset em 2024 marca o crescimento do cantor e sua trajetória ascendente dentro do festival. — A partir de agora, as pessoas que vão me ver nos próximos shows vão encontrar um outro Ferrugem — disse o artista, prometendo uma nova fase na carreira.

O show desta quinta-feira também foi marcado pela inovação no palco. Ferrugem explicou que a ideia de criar uma grande projeção visual surgiu durante uma visita ao palco, cerca de 20 dias antes da apresentação.

— Quando vi tudo branco, pensei: ‘Vamos fazer uma projeção!’ Aí começou o processo: pedir autorizações, criar conteúdos, renovar arranjos. Ensaiamos tudo de novo. Colocamos mais músicos na banda, algo que não fazemos normalmente porque é um custo alto, mas fizemos tudo para que fosse, de fato, o melhor show da minha vida — explicou o cantor.

Com o pagode cada vez mais presente e conquistando espaço entre os grandes estilos musicais representados no festival, Ferrugem parece estar pronto para voos ainda maiores.

— Eu achava que estava vindo para a cova dos leões, mas, no final, o público estava lá para curtir o nosso som, e isso me deixou muito feliz — refletiu.

A próxima parada de Ferrugem será em São Paulo, onde ele promete que o público encontrará um artista renovado e com novos horizontes. — A partir de amanhã, a gente vai encontrar um novo Ferrugem, cara. Conseguimos vencer mais uma batalha — concluiu.


BS20240920031802.1 – https://oglobo.globo.com/cultura/noticia/2024/09/20/ferrugem-celebra-show-no-palco-sunset-se-depender-de-mim-vai-ter-pagode-no-rock-in-rio-sempre.ghtml