
Festival de Brasília, drift, rap e celebração ao Cerrado são destaques do fim de semana no DF
Brasilienses e visitantes contam com uma programação recheada de eventos promovidos ou apoiados pelo Governo do Distrito Federal (GDF)
A programação inclui uma cerimônia para a entrega do Título de Cidadão Honorário do DF para o Mestre Tico Magalhães
Há 20 anos nascia o Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro, grupo de cultura popular que presenteou a nossa jovem capital com mitos, ritmos e figuras inspiradas na riqueza e diversidade do cerrado. Para celebrar essa moderna tradição – patrimônio cultural imaterial do DF –, o Centro Tradicional de Invenção Cultural, sede do grupo, recebe a comunidade candanga para uma extensa programação que começou na quinta (13/6), com aula espetáculo de Helder Vasconcelos e se estende até sábado (15/6), com o Fuazeiro.
A festa popular, que faz um lindo louvor a Brasília, compõe um amplo e festeiro projeto batizado de “Festas Vivas”, projeto realizado pela Artise e pelo Centro Tradicional de Invenção Cultural em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF e com o GDF.
Além de comemorar o aniversário do grupo, que nasceu em dezembro de 2004, há exatos 20 anos, a festa Fuazeiro é uma homenagem a Seu Estrelo, filho de Sinhá Laiá, figura sagrada do Mito do Calango Voador. A história, inventada por Mestre Tico Magalhães, narra o surgimento do mundo, do cerrado, de Brasília e fundamenta toda a manifestação cultural da tradição candanga.
Assim como o Fuazeiro, a Festa de Abrição, realizada em abril e a Festa Alada, em setembro, as tradicionais festas cerratenses estão prestes a serem incluídas, pela CLDF, no Calendário Oficial de Eventos do Distrito Federal. O Projeto de Lei foi encaminhado para a CCJ – Comissão de Constituição e Justiça – para exame e parecer.
“A existência de nossa brasilidade só é possível por causa de nossas festas populares. Enquanto a ciência estuda a matéria e o indivíduo, as festas tradicionais buscam o espírito e o coletivo. É o que temos de mais poderoso para a construção de um Brasil original e inventivo”, ressalta Mestre Tico.
O criador do grupo e de todo o Mito do Calango Voador também será homenageado neste vigésimo aniversário. A festa celebra outro importante marco e reconhecimento para a trajetória do grupo e do Mestre: a entrega do Título de Cidadão Honorário para Tico Magalhães, honraria concedida pela CLDF.
Como não poderia ser diferente, em 2024, o aniversário do Seu Estrelo representa mais uma oportunidade criada pelo grupo para promover diversidade e cultura no DF. Entre as estrelas locais, está a tradicional sambada do próprio grupo e a Orquestra Alada Trovão da Mata. Diretamente de Pernambuco, o Fuazeiro recebe Maciel Salú, mestre de maracatu-rural, rabequeiro, cantor e compositor.
“Vinte anos de Seu Estrelo são vinte anos de luta pela cultura popular. Tico é uma pessoa que eu tenho muita admiração. Ele e todo o grupo sempre tiveram muito carinho e respeito pela família Salustiano. Para mim, será uma honra muito grande trazer o show ‘Ogum’ para essa comemoração. Vinte anos não são vinte dias”, afirma Maciel Salú.
Como parte da programação do projeto Festas Vivas, a cada festejo o grupo promove uma roda de conversa com Mestras e Mestres Populares, fazedores de festanças, pesquisadores e gestores culturais. Os encontros pretendem incentivar uma troca de ideias sobre a importância e a sabedoria que permeiam as festas populares brasileiras. O convidado da vez é o músico, ator, dançarino, fazedor de festa pernambucano, Helder Vasconcelos.
“Teremos uma aula espetáculo que envolve música, dança e teatro, proporcionando demonstração e um pouco de interação com o público. Vamos falar sobre os princípios que regem os fazeres da tradição popular e vou partilhar também um pouco da minha experiência e relação com as tradições populares da Mata Norte, como o Cavalo Marinho e o Maracatu Rural”, comenta o multi-artista. Ainda segundo Helder, admiração e identificação com a brincadeira de Seu Estrelo são pontos fundamentais da relação com o grupo.
“Falar de Seu Estrelo é um prazer grande, temos uma relação muito profunda e espero que dure muitos anos. Há uma característica com a qual eu me identifico muito em toda a criação e expressão do grupo: essa ligação profunda com as tradições. No seu jeito de se relacionar com a música, a dança, mas que tem também um lugar de atuação na inovação, que traz uma ligação com o contexto contemporâneo. Não à toa estamos desenvolvendo uma parceria ao longo do tempo. Acho que partilhamos bastante destes princípios, desse jeito de fazer a cultura popular e das possibilidades de visão de mundo”, complementa.
Brasilienses e visitantes contam com uma programação recheada de eventos promovidos ou apoiados pelo Governo do Distrito Federal (GDF)
Troféu Câmara Legislativa será entregue aos vencedores da Mostra Brasília, vitrine do cinema brasiliense. Também há premiação em dinheiro para os melhores filmes e categorias técnicas
Uma comédia que faz rir, emociona e te faz esquecer os problemas. E, no fim, você sai do teatro com uma mensagem simples, mas poderosa: que tal apostar no amor?
Confira aqui a programação e valor dos ingressos do Cine Drive-in Brasília