
TV Câmara Distrital exibe neste final de semana filmes premiados com o Troféu CLDF
A seleção de filmes brasilienses vem sendo exibida aos sábados e domingos, a partir das 20h30
Com apoio do FAC e estreia neste fim de semana em Ceilândia, o Circuito Rua Viva ocupa praças públicas com arte urbana e apresenta o novo espetáculo ‘A Batalha do Portal’
O Circuito Rua Viva, festival de artes urbanas realizado pelo Coletivo Truvação, estreia no primeiro fim de semana de julho, na praça do Metrô de Ceilândia Centro. Com financiamento do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), o projeto leva espetáculos de rua gratuitos, oficinas e shows musicais a quatro regiões administrativas, sempre aos fins de semana ao longo do mês.
Com forte atuação em teatro de rua, o coletivo estreia, dentro da programação do festival, o mais novo espetáculo: A Batalha do Portal. O Circuito passará por Ceilândia, Taguatinga, Núcleo Bandeirante e Sobradinho. “A proposta é ocupar praças públicas com arte urbana, criando novos imaginários para espaços públicos. Essa é uma forma de reivindicar a rua como espaço legítimo de expressão artística”, destaca a idealizadora e diretora de produção, Ana Matuza.
Ana ressalta a importância do financiamento público para a realização do projeto. “O apoio do FAC é essencial. Produzimos espetáculos com muita qualidade, com cenografia, sonoplastia e microfones ao vivo. São produções que exigem orçamento, equipamento e profissionais capacitados. Sem fomento, não seria possível. Mas, mais do que isso, o impacto é enorme na comunidade: levamos arte de qualidade para pessoas que muitas vezes nunca tiveram acesso ao teatro.”
Além das apresentações teatrais, o circuito também inclui shows musicais e oficinas práticas de artes visuais, como grafite, lambe-lambe e pintura de mural. Todas são ministradas por artistas locais e abertas ao público, basta comparecer no horário. As atividades ocorrem aos sábados, das 14h às 17h, e em algumas cidades também aos domingos.
Confira a programação dos dias 5, 6, 12 e 13 de julho:
→ 14h–17h: oficina de lambe-lambe com Dri Kariú
→ 19h: espetáculo A Batalha do Portal
→ 21h: show do grupo Coco de Quebrada
→ 14h–16h: competição amadora de queimada com premiação
→ 19h: espetáculo Umbigo do Infinito
→ 14h–17h: oficina de acessibilidade para agentes culturais com Letícia Amarante
→ 19h: espetáculo A Batalha do Portal
→ 21h: apresentação do grupo As Sambadeiras de Roda
→ 14h–17h: oficina de acessibilidade para agentes culturais com Letícia Amarante
→ 17h: batalha de rima – A Batalha do Grude
→ 18h: espetáculo Umbigo do Infinito
Circuito Rua Viva
→ Datas: 5, 6, 12, 13, 19, 20, 26 e 27 de julho
→ Locais: Praça do Metrô (Ceilândia Centro), Mercado Sul Vive (Taguatinga), Praça da Biblioteca Vó Philomena (Núcleo Bandeirante) e Praça das Artes Teodoro Freire (Sobradinho)
→ Classificação indicativa: Livre.
A seleção de filmes brasilienses vem sendo exibida aos sábados e domingos, a partir das 20h30
Confira os eventos incentivados pelas secretarias do Governo do Distrito Federal que ocorrem de sexta a domingo
Praça do Arerê recebe oficinas, brincadeiras e shows infantis gratuitos
Além de destacar cineastas brasileiras, a mostra também exibe obras que, embora tenham sido lançadas em plataformas de streaming, não chegaram às salas de cinema.