CULTURA
“Festival o Fado e Liberdade” desembarca na capital federal pela primeira vez
25 de novembro, 2024 / Por: RedaçãoDia 25 a apresentação será de Raquel Tavares, às 20h30, no local. Já no dia 26 será a vez de António Zambujo se apresentar também às 20h30 no Museu
Promovendo a língua, a cultura e a marca de Portugal pelo mundo com uma de suas principais insígnias nacionais, o “Festival Fado” desembarca em Brasília. Nos dias 25 e 26 de novembro, o Teatro do Museu Nacional da República será palco da exposição e dos shows da 14ª edição do evento. Dia 25 a apresentação será de Raquel Tavares, às 20h30, no local. Já no dia 26 será a vez de António Zambujo se apresentar também às 20h30 no Museu.
Com o tema “O Fado e a Liberdade”, coincidindo com o 50º aniversário da Revolução dos Cravos de abril de 1974, o evento traz na programação shows dos renomados artistas portugueses António Zambujo e Raquel Tavares, além da exposição “O Fado e a Liberdade”. Ainda com local a confirmar, o cronograma também contará com a exibição do filme ‘O Cônsul de Bordéus’, e a conferência, acerca do mesmo tema, comandada por Rodrigo Costa Félix.
Considerada a maior mostra de Fado a nível internacional, desde sua estreia em Madrid, o projeto já marcou presença em 18 grandes cidades da Europa, África, América Latina e Ásia.
O ‘Festival Fado’ conta com apoio da Presidência da República Portuguesa, do Turismo de Portugal, do Consulado Geral de Portugal, da Fundação Luso-Brasileira, de Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, da Lisboa Cultura EGEAC e do Museu do Fado. O evento é uma produção da ‘Alto e Bom Som Produções’ e ‘Everything is New’.
António Zambujo
António Zambujo é um dos maiores representantes da música, da língua e da cultura portuguesa da atualidade a nível nacional e internacional, e há alguns anos segue quase que em uma turnê mundial ininterrupta.
Construiu uma carreira musical ao traçar um caminho único, que se situa entre o Fado e o Cante Alentejano, e se recusa constantemente a ficar preso a qualquer gênero ou escola musical em particular.
Assume a influência da música brasileira de forma inequívoca ao lançar um disco em homenagem a Chico Buarque em 2016 – “Até Pensei que Fosse Minha” – que lhe rendeu uma indicação Grammy Latino 2017, na categoria Música Popular Brasileira. Mais recentemente tem vindo também a apresentar-se em concertos na companhia do célebre violonista e compositor brasileiro Yamandu Costa.
Há muitos mundos dentro do universo de António Zambujo e, ao vivo, quer se apresente apenas acompanhado pela sua guitarra ou rodeado pelos seus músicos, há a certeza de que é um cantor e um músico de excelência com uma capacidade única de cativar o público que o ouve.
Raquel Tavares
A premiada Raquel Tavares é uma das vozes mais importantes do fado contemporâneo. Nascida em Lisboa, no dia 11 de janeiro de 1985, desde os 10 anos já convivia com os muitos caminhos e espaços do Fado. Aos 12 anos, o seu futuro já se adivinhava, quando venceu a Grande Noite do Fado, iniciativa da Casa da Imprensa.
Com apenas 14 anos, lança o seu primeiro álbum, “Porque canto o Fado” e, poucos anos após, apresenta novo disco, “Raquel Tavares”, produzido por Jorge Fernando, que lhe garante o prêmio revelação “Prémios Amália Rodrigues” pela Fundação Amália Rodrigues.
A paixão pelas músicas de Roberto Carlos traduzem-se no convite da Sony Music Portugal e Brasil para gravar um álbum de homenagem ao “Rei”, um dos maiores cantores do Brasil e um dos maiores artistas de expressão portuguesa. Deita mão à obra e o resultado é um enorme sucesso de vendas que resulta num disco de platina e ganha uma extensa tour dentro e fora de Portugal.
Pela primeira vez, se aventura no mundo das dublagens de filmes de animação (“Mr. Link” e “O Gato das Botas”) e investe numa das suas grandes paixões para além da música: a dança, apenas pelo prazer, onde é feliz e realizada. Brasília vai receber uma das mais poderosas vozes do Fado. Uma Fadista icônica, autêntica, repleta de tradição.
Serviço
“Festival Fado” 2024. Data: dias 25 e 26 de novembro, às 20h30. Local: Teatro do Museu da República (Eixo Monumental). Ingressos: a partir de R$ 100 em ingressodigital.com/evento/13981/festival-fado-brasilia-2024. Classificação: livre.