CULTURA

Festival Paredão ocupa o Museu no CCBB Brasília

25 de setembro, 2025 | Por: CCBB /Brasília

O evento traz ao público uma seleção de artistas, que representam a potência dos paredões de funk, das aparelhagens paraenses e das tradicionais radiolas de reggae do Maranhão.

Sobre o projeto

O Festival Paredão Ocupa o Museu confirma a programação musical que vai transformar o Centro Cultural Banco do Brasil Brasília, o CCBB Brasília, em grande arena sonora, entre os dias 26 a 28 de setembro, de sexta a domingo. O evento traz ao público uma seleção de artistas, que representam a potência dos paredões de funk, das aparelhagens paraenses e das tradicionais radiolas de reggae do Maranhão.

Os shows começam às 20h na sexta e no sábado e às 16h30 no domingo, com classificação etária de 18 anos. Além das apresentações musicais, haverá uma programação diversificada para o público de todas as idades.

A entrada é gratuita e os ingressos serão retirados em lotes a partir de três dias antes de cada data, pelo site bb.com.br/cultura ou na bilheteria.

Sobre o Paredão

O Festival é um encontro de grandes estruturas sonoras com distintas musicalidades de locais periféricos e dos interiores do país. Recriaremos uma experiência imersiva na área externa do CCBB, levando o universo cultural desses paredões. Serão três noites gratuitas no CCBB Brasília, cada um deles destinado a um estilo musical diferente: Paredão de funk na sexta, Aparelhagem do Pará no sábado e Radiola de Reggae do Maranhão no domingo.

Além dos shows, terá a participação de VJs convidados, que se encarregarão das projeções de vídeo ao vivo, além de mostra de cinema, ciclo de debates, master class, atividades infantis e feira gastronômica. A programação pode ser encontrada no site bb.com.br/cultura e nos perfis do Instagram @ccbbbrasilia e @festivalparedao.

“O festival conecta cenas de paredão sonoros do Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste, incluindo Brasília, trazendo para um dos principais centros culturais do Brasil as festas e os ritmos que movimentam seus territórios. Propomos conectar manifestações que possuem muitas similaridades entre si, mas estão distantes geograficamente. Para além disso, buscamos valorizar e reafirmar nosso compromisso com a diversidade e com os criadores que transformam as periferias e os interiores do país.” Jasmine Giovannini, Diretora Artística Musical.

As aparelhagens são conhecidas por seus efeitos pirotécnicos com fogos frios — equipamentos de uso controlado que utilizam tecnologia de combustão a frio. Por não gerarem calor significativo nem faíscas incandescentes, são considerados seguros tanto para ambientes internos quanto externos, inclusive próximos ao público.

Apesar do som semelhante ao de uma faísca, esses dispositivos não causam queimaduras, incêndios ou qualquer outro tipo de dano térmico. Seu uso é amplamente autorizado em eventos culturais e artísticos, sempre com respaldo técnico e acompanhamento especializado.

Programação

26/09 – Sexta

15h30 | Cinema

Filme: Amplificadas (Hans Fhilip / México e Colômbia / 2025 / 19’44”)
Filme: Fluxo (Felipe Barbosa / São Paulo / 2024 / 15’)
Exibição seguida de debate com Rain (produtora do documentário), tour pelo espaço do CCBB e pelo espaço do Festival guiado pelo Educativo do CCBB.

17h | Cinema

Debate: Funk é tudo uma coisa só?
Sinopse: Recortes regionais, originalidade, passado e futuro do funk. A ideia da mesa é juntar a velha e nova geração do funk, provocando um debate sobre as diferenciações entre a produção do ritmo em cada estado.

19h | Cinema

Filme: Episódio “Hoje tem paredão?” da Série Documental Favela.doc com TrapFunk&Alívio (Viviane Ferreira / Primeiro Corte / Brasil / 26’)
Exibição seguida de debate com: Viviane Ferreira (diretora da série), Amanda Bittar (produção executiva), Guilherme Tavares (produção executiva), Ada Souza (montagem/edição)

20h – Festa | Jardim, Platô 2

Dj Markynhos
A Coisona (RJ)
Bonde das Maravilhas (RJ)
Dj Ketlen (DF)
Anderson do Paraiso (MG)
VJ Guigga Tomaz (RJ)
Intervenção Visual nos painéis de led por Gu da Cei

27/09 – Sábado

15h | Cinema

Masterclass: Paredões de som pelo Brasil, com GG Albuquerque
Sinopse: A aula aborda os paredões como tecnologias afro-diaspóricas que, além de sistemas de som, representam expressões culturais periféricas, traçando sua origem na Jamaica e suas variações no Brasil, como radiolas, sons automotivos e aparelhagens.

15h30 | Jardim, Platô 1

Carimbó para crianças, com Amanda Lopes

17h | Cinema

Debate: Pavilhão Sonoro
Sinopse: O encontro reúne grandes paredões de som do Brasil para discutir suas estéticas visuais e sonoras, raízes na black music e o impacto econômico que geram em suas comunidades, movimentando a economia local e promovendo renda e empregos.

19h | Cinema

Sessão de curtas:

Rock Doido (Gaby Amarantos, Guilherme Takshy e Naré Pará / 2025 / 21’)
Hoje Estamos Aqui (Darien Lamen | Pará | 2021 | 20’)
Leona (Clara Soria e Hugo Resende / São Paulo e Pará / 2023 / 28’46”)
A Queda do Céu | Aquilo que os Jovens Chamam de Música Cap. II (Fernando Nogari / Pará / 2018 / 15’26”)

20h – Festa | Jardim, Platô 2

Sonoro Paraense (PA)
Concurso de dança
Leona Vingativa (PA)
Aparelhagem Crocodilo (PA)
VJs do Tudão Crocodilo (PA)
Intervenção Visual nos painéis de led por Gu da Cei

28/09 – Domingo

14h | Cinema

Debate: Toca reggae: um encontro geracional sobre o estilo. Uma mesa para falar dos espaços abertos para o reggae no mercado musical atual, reunindo diferentes gerações do estilo.

15h30 | Jardim, Platô 1

Bumba-Meu-Boi Encanto de Itapoã para crianças

15h30 | Cinema

Filme: Ginga Reggae (Nay Albuquerque / Maranhão / 2024 / 50’)
Filme: Amplificadas (Hans Fhilip / México e Colômbia / 2025 / 19’44”)

16h – Festa | Jardim, Platô 2

Jamaicana SoundSistahs (DF)
Núbia (MA)
Confronto Sound system (DF)
Célia Sampaio (MA)
Radiola Freedom FM (MA)
VJ Pal Rato (DF) + Nay Albuquerque (MA)
Intervenção Visual nos painéis de led por Gu da Cei

Mais informações

Serviço

Festival Paredão Ocupa o Museu
Data: 26, 27 e 28 de setembro
Local: CCBB Brasília
Entrada: gratuita

Adquirir ingressos

Classificação: Para os shows, a classificação é 18 anos: às 20h na sexta e no sábado, e às 16h30 no domingo. As demais atividades — como debates, masterclasses e programação infantil — têm classificação livre. Já os filmes seguem a indicação etária específica de cada título.

Ingressos: Retirada em lotes três dias antes de cada data, pelo site bb.com.br/cultura ou na bilheteria, sendo que no próprio dia os ingressos serão liberados somente na bilheteria

Artigos Relacionados