
Festival de Brasília, drift, rap e celebração ao Cerrado são destaques do fim de semana no DF
Brasilienses e visitantes contam com uma programação recheada de eventos promovidos ou apoiados pelo Governo do Distrito Federal (GDF)
A programação inclui artistas locais nacionais, em mais de 15 horas de celebrações
No próximo final de semana, 6 e 7 de abril, a Praça da Bíblia, território icônico de Ceilândia, será palco da celebração dos 10 anos de Sarau-Vá, tradicional movimento cultural que reúne a poesia marginal com o hip hop e a cultura popular. Para celebrar uma década de encontros históricos, o Festival Sarau-Vá, promove, a partir das 16h, uma programação potente e plural, além de inteiramente gratuita. São dezenas de apresentações e artistas em mais de 15 horas de celebrações. Organizado pela Arsenal do Gueto Produções, com realização da Associação Encanteria Cultural, o Festival é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF).
“Lá no início, há 10 anos, a gente só queria um motivo para encontrar os amigos e ouvir poesia, não tínhamos noção da proporção que esse movimento iria tomar. Nos juntávamos num bar, muitas vezes sem som nem microfone, mas a necessidade de ter um espaço para ver, ouvir e falar para os nossos, fez com que mais pessoas se identificassem e fizessem o Sarau Voz e Alma ganhar essa força que tem hoje. De lá para cá, foram mais de 500 edições que inspiraram e seguem incentivando outros movimentos. A expectativa é que este Festival se torne um marco para Ceilândia, justamente por isso, pensamos e criamos uma programação que trouxesse a pluralidade cultural que esta cidade representa”, relembra Guilherme Azevedo, idealizador do Sarau-Vá.
Entre os artistas consagrados que irão se apresentar no festival Sarau-Vá estão: Sound System, RAPadura, Filhos de Dona Maria, Jéssica Caitano – Fotos: divulgação
No primeiro dia de Festival, (6/4), representantes da cultura e cena musical candanga como DJ Pops, cortejo brincante de encantarias Onça Yayá e grupo Coco de Quebrada abrem os caminhos para os shows da noite. A partir das 20h, as pernambucanas Jéssica Caitano e Alessandra Leão – cantora indicada ao Grammy Latino em 2019 com o álbum Macumbas e Catimbós –, compartilham o palco. Às 23h, após apresentação da Roda de Poesia e da mixagem do DJ Umiranda, o coletivo que reúne alguns dos principais guardiões da nossa cultura tradicional e premiado como melhor grupo regional no Prêmio da Música Brasileira, o Ponto Br (PE/MA/SP), promete um show encantador.
No segundo dia (7/4), o ritmo continua com o repertório dançante da DJ Jake. Às 17h, Glória Bonfim (RJ) e Filhos de Dona Maria se juntam no palco. Domingo, logo depois da Roda de Poesia, às 20h30, o duo Surra de Rima (PE) divide a cena com o rapper Rapadura Xique-Chico (CE). A partir das 21h30, a DJ Odara prepara o público para receber os baianos do Ministereo Público Sound System que encerram o Festival ao lado das cantoras Laady B e Negra Eve.
“Para mim, é um grande prazer fazer parte desse movimento que acompanho e estou junto desde o início. Sempre estive lá, apoiando meus amigos, e é incrível ver esse movimento crescer e se tornar gigante como ele é, abraçar tanta gente e tanta gente o abraçar, como a poesia que é, de fato, a poesia da quebrada, essa diversidade linda que começou ali bem tímida e se tornou a voz de tanta gente, um espaço onde as pessoas podem ser o que elas são e podem libertar tudo aquilo que os aprisionam. Esse é o Sarauvá”, comenta Rapadura.
No dia 5 de abril, a partir das 19h, a Casa Akotirene será palco de uma edição de esquenta. Sob o comando da MC Ayoola, o Sarau da Quarta trará as poesias e rimas de Paz, Zahir, Luiza Mil Fitas, Sarah Benedita, Dora Revolusie e Bia Blackman. Nas pick-ups, a DJ Janna garante o ritmo, enquanto o coletivo Cypher, composto por Dark, Ayoola, Negra Eve e Cristyle, encerram a noite.
Sábado (6 de abril)
16h: DJ Pops
17h: Cortejo da Onça Yayá
18h: Coco de Quebrada
19h: DJ Pops
20h: Alessandra Leão + Jéssica Caitano
21h: Roda de Poesia
22h: DJ Umiranda
23h: Ponto BR
00h: DJ Umiranda
Domingo (7 de abril)
16h: DJ Jake
17h: Glória Bonfim (RJ) + Filhos de Dona Maria
18h30: DJ Ketlen
19h30: Roda de Poesia + Cypher
20h30: Surra de Rima (PE) + Rapadura
21h30: DJ Odara Kadiegi
22h30: Ministereo Público Sound System (SSA) + Laady B + Negra Eve
Festival Sarau-Vá na Praça da Bíblia. Data: 6 e 7 de abril. Local: Praça da Bíblia, Ceilândia. Detalhes da programação: /www.instagram.com/sarauvozealma/.
Brasilienses e visitantes contam com uma programação recheada de eventos promovidos ou apoiados pelo Governo do Distrito Federal (GDF)
Troféu Câmara Legislativa será entregue aos vencedores da Mostra Brasília, vitrine do cinema brasiliense. Também há premiação em dinheiro para os melhores filmes e categorias técnicas
Uma comédia que faz rir, emociona e te faz esquecer os problemas. E, no fim, você sai do teatro com uma mensagem simples, mas poderosa: que tal apostar no amor?
Confira aqui a programação e valor dos ingressos do Cine Drive-in Brasília