
Festival de Brasília, drift, rap e celebração ao Cerrado são destaques do fim de semana no DF
Brasilienses e visitantes contam com uma programação recheada de eventos promovidos ou apoiados pelo Governo do Distrito Federal (GDF)
A 3ª edição, que ocupará a capital do país, acontecerá em 18 de maio
Semilla significa semente em espanhol. A pronúncia é “semílha”, e é o nome do primeiro evento autônomo de autoras e publicadoras independentes realizado no Brasil, com sede no Distrito Federal.
Dedicada exclusivamente à produção editorial e literária de pessoas trans, não-binárias, e mulheres cis – especialmente negras, indígenas, lésbicas, bissexuais – a Feyra Semilla foi idealizada por Tatiana Nascimento, escritora brasiliense e editora da Padê Editorial.
O evento chega à sua terceira edição, impactando na visibilidade e na troca entre autoras e publicadoras, proporcionando um espaço de conexão para além da comercialização de suas obras.
Na literatura nacional contemporânea e no mercado editorial, assim como em diversos outros setores, a presença de homens, brancos, heterossexuais e cisgêneros é majoritária. O propósito da Feyra Semilla é brotar uma raiz expressiva que responda a essa desigualdade, promovendo o acesso do público a obras que não seriam encontradas em livrarias comerciais, enfatizando a representatividade LGBT+, negra, indígena e periférica na literatura produzida por pessoas trans, não-binárias e mulheres cis.
O evento é organizado pela Padê Editorial – editora cartonera, de livros fabricados artesanalmente com mais de 60 títulos de autores LGBT+ negres publicados – liderada pela escritora brasiliense Tatiana Nascimento, pessoa negra não-binária, periférica e mãe solo.
A Feyra Semilla contará com a exposição de publicações, oficinas, palestras e debates com acesso gratuito. Acontecerá no dia 18 de maio, sábado, das 10h às 19h, no Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul). A programação completa será divulgada após a curadoria de expositoras e contará também com oficinas sobre literatura e publicação.
A conferência de abertura contará com a presença da premiada autora Cidinha da Silva, Aline Rochedo da editora indígena Pachamama, e Diana Salu, editora, desenhista e autora premiada lésbica trans.
Até o dia 28 de março, autoras e editoras – prioritariamente negras, indígenas, lésbicas, bissexuais, trans e não-bináries – interessadas em participar do processo seletivo de expositoras da Feyra Semilla podem fazer sua inscrição gratuita pelo link: https://bit.ly/feyrasemilla
As 60 selecionadas contarão com mesa específica na feira. A curadoria será realizada pela equipe da Padê Editorial e o resultado final será divulgado nas redes @pade.editorial e @tatiananascivento no dia 28 de março.
Nesta edição que foi/é realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal – FAC/DF, a previsão de público é de 5000 pessoas do DF e Entorno, ao longo de um dia inteiro de programação para todas as idades, com classificação indicativa livre.
3ª edição da Feyra Semilla anuncia evento e convoca autoras e publicadoras de todo o Brasil. Data: 18 de maio (sábado), das 10h às 19h. Local: Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul). Inscrições para a seletiva de expositoras no link: bit.ly/feyrasemilla. Mais informações: Instagram @pade.editorial e @tatiananascivento.
Brasilienses e visitantes contam com uma programação recheada de eventos promovidos ou apoiados pelo Governo do Distrito Federal (GDF)
Troféu Câmara Legislativa será entregue aos vencedores da Mostra Brasília, vitrine do cinema brasiliense. Também há premiação em dinheiro para os melhores filmes e categorias técnicas
Uma comédia que faz rir, emociona e te faz esquecer os problemas. E, no fim, você sai do teatro com uma mensagem simples, mas poderosa: que tal apostar no amor?
Confira aqui a programação e valor dos ingressos do Cine Drive-in Brasília