
Show sertanejo e festival de rock abrem 120 vagas de trabalho para ambulantes
Cadastro de interessados será nesta quinta (3), no subsolo da sede do Instituto Brasília Ambiental, na Asa Norte, das 9h às 17h
Editado desde 2003, o documento traz contribuições à elaboração de leis que aprimorem o ambiente de negócios, estimulem a atividade produtiva e a geração de emprego e renda A Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) lançou nesta segunda-feira (3), a Agenda Legislativa da Indústria do Distrito Federal 2020. O documento traz o posicionamento do setor …
Continue reading “Fibra lança Agenda Legislativa da Indústria do DF 2020”
Editado desde 2003, o documento traz contribuições à elaboração de leis que aprimorem o ambiente de negócios, estimulem a atividade produtiva e a geração de emprego e renda
A Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) lançou nesta segunda-feira (3), a Agenda Legislativa da Indústria do Distrito Federal 2020. O documento traz o posicionamento do setor para 27 propostas legislativas selecionadas e analisadas com a participação dos dez sindicatos que compõem a Federação. A agenda foi entregue nesta tarde ao presidente da Câmara Legislativa, deputado Rafael Prudente (PMDB), e aos gabinetes parlamentares.
Diante da crise de saúde causada pela covid-19, não ocorreu a tradicional cerimônia de lançamento da publicação. O presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar, esteve na CLDF acompanhado do diretor de Assuntos Institucionais e Governamentais da Federação, Elson Ribeiro e Póvoa, e fez a entrega do documento ao presidente do Legislativo local, lançando a publicação. No mesmo momento, a Agenda era entregue nos gabinetes de todos os parlamentares, acompanhada de ofício assinado pelo presidente da Fibra
“Fizemos questão de produzir a Agenda Legislativa mesmo em um ano adverso. Há temas que a indústria precisa levar ao debate e a Agenda apresenta, de forma sintética e transparente, como o setor se posiciona sobre projetos que são de enorme relevância para o momento”, afirma o presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar. O documento é editado anualmente desde 2003 pela Fibra. Com ele, a Federação tem o objetivo de estabelecer um diálogo institucional e transparente com o parlamento e com o governo do DF, para contribuir com a elaboração de uma legislação que aprimore o ambiente de negócios, estimule a atividade produtiva e a geração de emprego e renda.
Rafael Prudente fez uma rápida análise da Agenda e comprometeu-se em pautar a maioria dos projetos apresentados pela Fibra. “Teremos uma série importante de votações pela frente até o fim do ano, e por isso já vou levar à reunião de líderes a Agenda para que seja possível colocar em pauta os projetos, dando prioridade aos da área econômica, fundamentais para este momento que nossa cidade e nosso país está vivendo”, afirmou Prudente.
Como estão divididos os projetos
A Agenda Legislativa da Indústria do DF é composta por uma seleção de temas e projetos prioritários em tramitação na Câmara Legislativa. Com a pandemia da covid-19, a construção coletiva do documento com representantes dos sindicatos, antes feita em seminário, ocorreu de forma virtual.
As proposições estão organizadas em cinco temas: assuntos econômicos, política tributária e fiscal, administração pública, política urbana e meio ambiente e assuntos de relações do trabalho. Para cada um deles foram elencadas as necessidades do setor industrial, seguidas das proposições legislativas e do posicionamento convergente ou divergente da indústria, com a respectiva justificativa.
Nos assuntos econômicos, foram abordadas proposições como as que tratam das linhas de crédito emergencial para micro e pequenas empresas lançadas em resposta à crise econômica causada pela pandemia, da destinação de recursos para pesquisa e inovação e do pagamento dos imóveis adquiridos por microempresas e empresas de pequeno porte.
Também há questões relativas à política tributária e fiscal, com medidas relacionadas a alíquotas e aos prazos de vencimento de tributos, por exemplo. Em política urbana e meio ambiente, discute-se a destinação de resíduos sólidos e o licenciamento de atividades econômicas.
Entre outros temas e proposições, houve ainda o alerta para medidas que possam criar obrigações adicionais, burocracia ou dificuldades para o exercício da atividade econômica e impactar a competitividade das indústrias.
* com informações da Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
Cadastro de interessados será nesta quinta (3), no subsolo da sede do Instituto Brasília Ambiental, na Asa Norte, das 9h às 17h
Prevista para durar das 9h às 15h, na Avenida Ponte Alta, quadra 404, interrupção é necessária para garantir a segurança dos profissionais e da população
A maior parte desse montante, quase R$ 24,5 milhões, foi investida no programa Cartão Prato Cheio
Secretaria de Saúde do DF oferece diagnóstico e centros especializados