Brasília Agora
Brasília Agora


ESPORTES

Flamengo recebe posse do terreno do Gasômetro para novo estádio

3 de outubro, 2024 / Por: Comunicação Flamengo

Reunião no COR e cerimônia no local que receberá o estádio próprio do clube marcam mais um momento histórico do Rubro-Negro

Flamengo recebe posse do terreno do Gasômetro para novo estádio
Foto: Marcelo Cortes / CRF

Entrega das chaves e bandeira fincada! Nesta quinta-feira (3), o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, presidente Lula e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, participaram da reunião, por videoconferência, que formalizou o acordo de posse do terreno do Gasômetro, onde será construído o futuro estádio do clube. A conversa aconteceu no Centro de Operações Rio (COR), na Cidade Nova.

Depois, autoridades e imprensa seguiram para a cerimônia de “entrega das chaves” do terreno, na Rua São Cristóvão. Neste momento, o deputado federal Pedro Paulo representou Paes, impedido de participar de atos políticos pela lei eleitoral, já que está em campanha para reeleição. No terreno, após entrevista coletiva, foi hasteada a bandeira do Flamengo, ao som do hino do clube, tocado pela banda da Guarda Municipal do Rio.

Também estiveram presentes na reunião pela Prefeitura do Rio o Secretário de Coordenação Governamental do Rio, Jorge Arraes, o Secretário Municipal de Esportes do Rio, Guilherme Schleder, o Deputado Federal pelo Rio, Pedro Paulo, e o Procurador-Geral do Município, Daniel Bucar. Pelo Governo Federal, estavam ao lado de Lula o Advogado-Geral da União, ministro Jorge Messias, e Esther Dweck, ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Pelo Flamengo, ao lado de Landim, Rodrigo Dunshee, vice-presidente Geral e Jurídico, Marcos Bodin, vice-presidente de Patrimônio, Marcos Braz, vice-presidente de Futebol, Diogo Lemos, vice-presidente de Gabinete da Presidência, Gustavo Oliveira, vice-presidente de Comunicação e Marketing, Aleksander Santos, diretor de Relacionamentos Governamentais, Cacau Cotta, Cotta, diretor de Relações Institucionais, e Bernardo Monteiro, diretor de Comunicação.

Confira alguns depoimentos das autoridades:

Foto: Marcelo Cortes / CRF

Presidente Landim

“Agradeço pessoalmente ao prefeito Eduardo Paes, que teve participação fundamental, remanejando potencial construtivo, com a cobertura de recursos da própria prefeitura pra complementar o valor do terreno junto à Caixa Econômica Federal. Minha eterna gratidão a ele, que soube entender a importância desse estádio, não só para a nossa torcida, mas também para o desenvolvimento dessa área da cidade. Difícil de saber se é maior legado da minha gestão, mas estou muito feliz por entregar isso. Próximo passo é fazermos sondagens do terreno, montar o projeto básico, solicitar todas as licenças necessárias. Essa fase deve durar até dois anos, espero que menos, e depois começa o período de construção. Nossa ideia é, a exemplo que temos no CT, colocar um mastro de 50 metros de altura com um bandeirão no meio do terreno, para todos que passarem verem que é aqui o nosso terreno. Tenho certeza de que nossos torcedores estão muito felizes de realizar esse sonho do nosso estádio. É um dos dias mais especiais da minha gestão. Vamos lançar em breve o projeto do tijolinho virtual, para quem quiser contribuir para a construção do estádio. Teremos placares, painéis, mostrando o nome de quem contribuir, durante o período de construção e, depois, dentro do estádio. O nome de quem contribuir estará registrado para sempre no estádio do Flamengo.”

Vice-presidente Rodrigo Dunshee

Foto: Marcelo Cortes / CRF

“É uma alegria muito grande estar aqui no dia de hoje. Quero agradecer aos conselheiros do Flamengo. Preciso agredecer também ao prefeito Eduardo Paes, ao presidente Lula, ao presidente Landim. Conseguimos chegar ao acordo final, estamos com a chave na mão, o terreno é nosso. Vamos lá, Nação! Momento histórico!”

Presidente Lula

“Ontem assisti ao jogo na cama com a minha mulher, muito mais feliz do que eu. Desejo muito boa sorte ao Flamengo, só não desejo mais sorte no futebol porque vai encarar o Corinthians (risos). Quero parabenizar o Flamengo e o Eduardo Paes, que teve um comportamento fantástico sobre este estádio. Estou cumprindo uma coisa que prometi, um tratamento muito especial ao Rio de Janeiro. Estou aqui ao lado do Advogado-Geral da União, ministro Jorge Messias, e de Esther Dweck, ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e agradeço a eles também.”

Prefeito Eduardo Paes

“É um dia de muita alegria, falo como prefeito da cidade. O Flamengo é uma instituição carioca e brasileira que representa um quarto da população do país. Esse projeto vem ao encontro de uma necessidade da cidade, de recuperação de uma região que passou tanto tempo degradada. Agradeço imensamente ao presidente Lula, muito importante essa parceria, decisiva, fruto de muita negociação. A cidade vai se beneficiar muito disso. Agora que o Flamengo tem a posse do terreno, temos pela frente algumas medidas legais, ainda vou mandar um projeto pra votação na câmara. Mas a partir de hoje, o terreno do Gasômetro é da Nação Rubro-negra.”