DESTAQUE

Flamengo x Botafogo tem duelo entre laterais em destaque e de olho na Seleção

12 de fevereiro, 2025 | Por: Agência O Globo

Wesley e Alex Telles se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h30, no Maracanã, pelo Campeonato Carioca

O segundo duelo entre Flamengo e Botafogo no ano, que acontece nesta quarta-feira, às 21h30, no Maracanã, pelo Campeonato Carioca, marca o reencontro dos laterais Wesley e Alex Telles. Os dois, que atuam em lados opostos do campo, têm um fator em comum neste momento: vivem a expectativa de serem chamados na próxima convocação da seleção brasileira para os jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo.

Wesley e Alex Telles estão no radar de Dorival Jr para a seleção brasileira
Wesley e Alex Telles estão no radar de Dorival Jr para a seleção brasileira — Foto: Montagem/divulgação

No único embate entre os laterais, na final da Supercopa do Brasil deste ano, a juventude do garoto do Ninho se sobrepôs à experiência do alvinegro, na vitória por 3 a 1 da equipe comandada pelo técnico Filipe Luís. A boa atuação de Alex Telles acabou ofuscada pela exibição do adversário.

Desde que o atual treinador do rubro-negro iniciou os trabalhos com o plantel profissional, o desempenho do garoto de 21 anos cresceu. Não à toa, foi eleito o melhor lateral-direito do Brasileiro.

Para Marcelo Raed, comentarista do Sportv, Wesley sempre teve características interessantes, que não foram aproveitadas por técnicos anteriores. Ele acredita que a melhora recente aconteceu, principalmente, no posicionamento defensivo e nas ações no seu setor.

— Com o (Jorge) Sampaoli, imaginava-se que ele não perderia a titularidade. Com o Tite e seu pensamento de que o lateral deve ser um defensor mais construtor, perdeu espaço e tempo. Já com o Filipe Luís, ele retomou a confiança e a lógica da posição no clube — analisa.

O papel fundamental de Wesley na animadora reta final da última temporada e no início desta atraiu ainda mais a atenção do futebol europeu. No ano passado, a Atalanta-ITA chegou a oferecer 20 milhões de euros (R$ 120 milhões à época) pelo lateral, mas a negociação acabou não sendo concretizada.

Oferta recusada

Após deixar o posto de promessa para tornar-se uma realidade, Wesley seguiu recebendo propostas. No entanto, os valores, que passaram por um aumento, já não estavam à altura do futebol apresentado pelo lateral na concepção da diretoria. Uma oferta de R$ 150 milhões do Zenit, da Rússia, foi recusada, e a intenção da cúpula de futebol do Flamengo é manter Wesley até o Mundial de Clubes, que será disputado entre junho e julho, nos Estados Unidos.

Alex Telles, por sua vez, vive o outro lado da moeda. Experiente, o lateral-esquerdo de 32 anos já fez o caminho que deve representar o futuro de Wesley. Rodou o mundo, foi multicampeão na Europa, conquistou títulos no Oriente Médio e, posteriormente, retornou ao Brasil para adicionar mais títulos ao currículo. O defensor chegou ao Botafogo na janela do meio do ano passado, e foi a peça que faltava no tabuleiro alvinegro para a conquista inédita da Libertadores e o tricampeonato brasileiro.

Olho na seleção

Logo que chegou ao Botafogo, antes mesmo de faturar os dois títulos da temporada passada, Telles foi convocado duas vezes para a seleção brasileira de Dorival Júnior, para as datas Fifa de outubro e novembro. O defensor não quer parar por aí.

— Alex Telles é um lateral de extrema qualidade técnica, ótima leitura do seu setor, e que ainda tem muito a contribuir ao futebol brasileiro. Já foi importante nos títulos do Botafogo e hoje é uma liderança técnica em um time que, ano passado, se notabilizou pela força física. Imagino que ele esteja no radar do Dorival. Se vai ser convocado ou não depende do rendimento em campo. Não só dele como de seus concorrentes — diz Marcelo Raed.

Telles viveu a experiência de participar de uma Copa do Mundo em 2022, no Catar. O lateral atuou em duas partidas: contra a Suíça, vindo do banco, e contra Camarões. Nessa última, foi titular, mas sofreu uma ruptura parcial do ligamento do joelho direito que o fez ser cortado do Mundial. Agora, o foco é ter um bom desempenho no clube para conseguir uma vaga na Copa de 2026.


BS20250212080225.1 – https://extra.globo.com/esporte/noticia/2025/02/flamengo-x-botafogo-tem-duelo-entre-laterais-em-destaque-e-de-olho-na-selecao.ghtml

Artigos Relacionados