ESPORTES

Flamengo x Corinthians pela Supercopa terá esquema integrado de segurança neste domingo

30 de janeiro, 2026 | Por: Agência Brasília

Operação reúne órgãos públicos e iniciativa privada para garantir segurança de público estimado em 71 mil pessoas na Arena BRB Mané Garrincha

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) definiu um esquema especial de segurança para a partida entre Flamengo e Corinthians, válida pela Supercopa — competição que marca a abertura da temporada nacional de futebol de 2026 na arena. O jogo será realizado neste domingo (1º/2), às 16h, na Arena BRB Mané Garrincha.

O planejamento está formalizado por meio de um Protocolo de Operações Integradas (POI), que orienta a atuação coordenada das forças de segurança, órgãos públicos e empresas privadas envolvidas no evento. A abertura dos portões está prevista para as 12h, com público estimado pelos organizadores em 71 mil pessoas.

As imagens das câmeras de segurança serão transmitidas em tempo real para o Ciob e disponibilizadas para as centrais de monitoramento remoto da PMDF | Fotos: Arquivo/Agência Brasília

O monitoramento da operação contará com cerca de 600 câmeras exclusivas do Centro de Comando e Controle da Arena BRB, integradas às câmeras do Programa de Videomonitoramento Urbano, acompanhadas pelo Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob). Na área externa do estádio, será instalada uma cidade policial, reunindo representantes das forças de segurança e de diversos órgãos públicos para acompanhamento em tempo real da operação. Eventuais ocorrências serão encaminhadas à 5ª Delegacia de Polícia da Polícia Civil do DF.

No DF, o monitoramento ocorre de forma integrada entre as forças de segurança e outros 31 órgãos, incluindo instituições e agências dos governos local e federal. As imagens são transmitidas em tempo real para o Ciob e, a partir daí, distribuídas ou disponibilizadas para as dez centrais de monitoramento remoto instaladas nas unidades da PMDF. As câmeras instaladas são de alta resolução (2MP e Full HD) e auxiliam no monitoramento de todo o evento. A tecnologia também contribui para a melhoria da mobilidade urbana e o atendimento emergencial das corporações.

“O Distrito Federal está preparado para sediar competições desse porte, com as forças de segurança atuando de forma integrada com diversos órgãos para garantir uma realização segura e organizada”Sandro Avelar, secretário de Segurança Pública

“É motivo de satisfação ver Brasília sediando mais um grande evento do esporte. O Distrito Federal está preparado para sediar competições desse porte, com as forças de segurança atuando de forma integrada com diversos órgãos para garantir uma realização segura e organizada. A expectativa é de um evento tranquilo, com participação da população sem intercorrências relevantes e com impactos pontuais e controlados no trânsito”, destacou o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar.

A PMDF reforçará o policiamento nas áreas interna e externa da Arena, além de acompanhar os deslocamentos das delegações. A região central de Brasília receberá atenção especial, com reforço nos setores Hoteleiro Norte (SHN), de Divulgação Cultural (SDC) e na Zona Cívico-Administrativa, entre outras vias estratégicas. As ações de trânsito ficarão sob responsabilidade do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF).

O Corpo de Bombeiros Militar do DF atuará na fiscalização das medidas de prevenção contra incêndio e pânico, mantendo viatura de prontidão junto ao efetivo do BPChoque da PMDF. Empresas privadas ficarão responsáveis pela segurança privada, brigadistas e atendimento pré-hospitalar.

Acesso e itens proibidos

Haverá revista pessoal nos torcedores. Não será permitida a entrada ou permanência com sinalizadores, fogos de artifício, artefatos explosivos, capacetes, garrafas e copos de vidro ou similares, guarda-chuvas, carrinhos de bebê, frascos de perfume, cigarros, dispositivos eletrônicos para fumo (vapers), materiais perfurocortantes, drones não autorizados, entre outros itens. Também estão proibidos cartazes, bandeiras, símbolos ou quaisquer manifestações com conteúdo ofensivo.

Intervenções no trânsito

O Detran-DF organizará o trânsito nas proximidades do estádio antes e depois do jogo | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

O Detran-DF realizará intervenções viárias nas proximidades da Arena BRB Mané Garrincha, com o objetivo de organizar o fluxo de veículos e garantir a segurança de pedestres e torcedores. Os condutores devem redobrar a atenção à sinalização temporária implantada na região, que indicará acessos, rotas alternativas e áreas de travessia de pedestres.

Na Via N1, na altura do Planetário, será implantado ponto específico para travessia de pedestres. A via que contorna o estádio receberá reforço na fiscalização, especialmente quanto ao estacionamento irregular, com atenção às áreas próximas ao Colégio Militar de Brasília e ao estacionamento rotativo.

Dispersão do público

Durante a dispersão do público, prevista para ocorrer após o término da partida, a Via N1, nas proximidades do estacionamento leste do ENB, terá três faixas de rolamento liberadas para facilitar o acesso à Via N2 e a saída dos veículos.

 Para garantir a fluidez, a rotatória da 5ª Delegacia de Polícia e a rotatória de acesso ao autódromo estarão fechadas. O fluxo na Via Contorno do ENB será direcionado em sentido único na Curva do Chinelo e no trecho do Cine Drive-in.

Semáforos em pontos estratégicos, como a interseção da SRPN com a Via N1 e a saída do estacionamento do Buriti, operarão em modo intermitente. Guinchos estarão posicionados ao longo da Via Contorno do ENB, além de equipe dedicada na região do Setor Recreativo Parque Norte (SRPN), nas proximidades da Procuradoria-Geral do DF (PGDF).

O Detran-DF orienta os motoristas a não estacionar em locais proibidos e a seguir as instruções dos agentes de trânsito, a fim de evitar transtornos e garantir a segurança viária.

*Com informações da SSP-DF

Artigos Relacionados