
Urgência para projeto do IR será votada nesta semana, definem líderes
Deputados também devem votar a urgência e o mérito do projeto que combate a adultização infantil

Senador estreou podcast tendo o governador Cláudio Castro como convidado; os dois reforçaram o embate com o prefeito Eduardo Paes

Ao rebater um vídeo do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) classificou o estado, governado pela direita desde o início de 2019, como “resort do crime”. Segundo o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a culpa recai sobre a chamada ADPF das Favelas, que está em julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF).
— O Rio infelizmente virou, sim, um resort do crime — disse o senador, que em vários momentos pintou o cenário da segurança no estado como caótico.
Ao lado dele, durante as declarações, estava o governador Cláudio Castro (PL), primeiro entrevistado do novo podcast de Flávio. Assim como eles, Paes é crítico da ADPF, que exige uma série de justificativas para as operações policiais, mas reclama que a ação é usada como desculpa pelo governo do estado para justificar a crise na segurança.
O prefeito tem reforçado a produção de conteúdos nas redes sobre o tema, que tende a ser central na eleição do ano que vem — quando provavelmente concorrerá a governador. Além disso, apresentou no início deste mandato alguns projetos voltados para a área, como a criação de uma força municipal armada.
A fim de se contrapor a Paes, o governador disse que o prefeito não valoriza a Guarda Municipal.
— Eu já chamei mais de 5 mil policiais, comprei mais de 3 mil viaturas. Quantos guardas municipais novos tem de 2021 para cá? Quantas viaturas e tasers a Guarda Municipal tem? — questionou.
Em entrevista ao Globo em dezembro, Castro reconheceu que tem avaliação ruim na capital do estado por causa da segurança pública. Alegou, no entanto, que não tem “nenhuma” responsabilidade pelo problema. Entre as reclamações dele, repetidas no podcast de Flávio, está a atuação do Judiciário.
No podcast, em sinal claro de discursos que o bolsonarismo quer propagar em 2026, uma TV exibia a frase “Brasil seguro é com Bolsonaro”. Em alguns momentos, Flávio e Castro fizeram críticas ao governo Lula concentradas na segurança, sobretudo ao que consideram o mau controle das fronteiras brasileiras.

Deputados também devem votar a urgência e o mérito do projeto que combate a adultização infantil

O deputado distrital defende que a Gratificação de Atendimento Móvel de Urgência (Gamu) não seja calculada sobre o vencimento básico

Processo também deve ser votado em plenário durante sessão ordinária desta terça-feira (19)

Monitoramento da Secretaria de Economia detalha ainda que Educação e Saúde concentram mais de R$ 24 bilhões do orçamento executado em 2024
