Brasília Agora
Brasília Agora


ECONOMIA

Força-tarefa do INSS já atendeu mais de 80 mil beneficiários que tiveram BPC/Loas cortado

18 de novembro, 2024 / Por: Agência O Globo

Reforço no atendimento presencial nas agências da Previdência terá duração de 90 dias

Força-tarefa do INSS já atendeu mais de 80 mil beneficiários que tiveram BPC/Loas cortado
O edifício sede do INSS, em Brasília — Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A força-tarefa realizada pelo Ministério da Previdência e pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já atendeu 80.309 pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e tiveram seus pagamentos bloqueados. O reforço no atendimento presencial nas agências da Previdência terá duração de 90 dias.

De acordo com um levantamento feito na última quinta-feira (dia 14), dos 304.722 benefícios bloqueados em outubro por falta de inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), 194.870 foram desbloqueados até o dia 13.

Estão sendo revisados os benefícios do BPC de quem não tem inscrição no CadÚnico, mas continua recebendo o pagamento, e de quem não atualiza o cadastro há mais de 48 meses. A inscrição e a atualização do CadÚnico devem ser feitas exclusivamente no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município onde o beneficiário reside.

Comparecimento ao Cras

Quem procurar o INSS receberá informações sobre a revisão e fará o registro de comparecimento à Agência da Previdência Social (APS). Outra opção é ligar para a Central de Atendimento 135 e informar que a atualização ou inscrição do CadÚnico está em andamento. O bloqueio do pagamento será suspenso em até 72 horas.

O beneficiário terá 30 dias, a partir da ligação para a Central 135 ou do comparecimento à agência do INSS, para regularizar sua situação no CadÚnico e solicitar o desbloqueio do pagamento.

Nos dois casos, o beneficiário deve comparecer ao Cras para atualizar ou realizar a inscrição no CadÚnico, dentro de um prazo de 45 dias (municípios com até 50 mil habitantes) ou 90 dias (municípios com mais de 50 mil habitantes). Caso não compareça, o pagamento do BPC será suspenso.

Consulta

Para consultar se o nome está na lista para inscrição ou atualização cadastral no CadÚnico, basta acessar o aplicativo Meu INSS e, com o número do CPF, realizar a pesquisa.

Os beneficiários do BPC que vivem em municípios do Rio Grande do Sul com situação de calamidade pública reconhecida não precisarão passar pelo processo de inscrição no CadÚnico ou atualização cadastral neste momento.


BS20241118115156.1 – https://extra.globo.com/economia/noticia/2024/11/forca-tarefa-do-inss-ja-atendeu-mais-de-80-mil-beneficiarios-que-tiveram-bpcloas-cortado.ghtml