
Endereço do Lago Sul terá fornecimento de energia suspenso nesta quarta (6)
Interrupção será das 10h às 16h para que equipes da Neoenergia realizem serviços de modernização da rede em segurança; confira locais afetados
Profissionais cedidos pela Saúde concluíram a homologação de mais de 3 mil documentos em menos de um mês, garantindo o acesso ao transporte público gratuito para pessoas com deficiência A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) zerou a fila de espera pela homologação de laudos visando à concessão do Passe Livre Especial. Esse benefício, …
Continue reading “Força-tarefa zera fila por análise de laudos para Passe Livre Especial”
Profissionais cedidos pela Saúde concluíram a homologação de mais de 3 mil documentos em menos de um mês, garantindo o acesso ao transporte público gratuito para pessoas com deficiência
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) zerou a fila de espera pela homologação de laudos visando à concessão do Passe Livre Especial. Esse benefício, destinado a pessoas com deficiência (PcDs) para uso gratuito do transporte público, passou por um processo inédito. Uma força-tarefa, iniciada no fim de julho, concluiu a homologação de 3.204 laudos na segunda-feira (28). Ou seja, em menos de um mês, foi atendida toda a demanda reprimida.
“Foi um processo detalhado, que exigiu olhar técnico. A meta agora é evitar acúmulos para a concessão de novos passes”, reforça a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, que destacou a dedicação dos profissionais. A pasta disponibilizou 13 médicos para a iniciativa.
Para assegurar que seja mantida a celeridade na análise dos laudos, a pasta implementou ações estratégicas. A carga horária médica destinada à Secretaria da Pessoa com Deficiência do DF (SEPD-DF) foi reforçada permanentemente, dobrando a capacidade de homologação. Além disso, há um alinhamento com a rede assistencial sobre as informações avaliadas nos relatórios para que a apreciação e a homologação sejam mais rápidas.
“Agora que vencemos a demanda reprimida e reforçamos a equipe, a expectativa é que as homologações ocorram de maneira fluida e contínua”, pontua a coordenadora de Atenção Secundária e Integração de Serviços (Coasis), Lara Nunes de Freitas Corrêa.
A força-tarefa da SES-DF convocou médicos de diversas especialidades, incluindo profissionais de saúde da família e comunidade, otorrinolaringologistas, neurologistas, ginecologistas e endocrinologistas. Isso permitiu avaliações mais abrangentes e efetivas dos beneficiários, considerando múltiplas perspectivas médicas.
A equipe passou por treinamento intensivo para familiarização com os processos de homologação no sistema do BRB Mobilidade, responsável pela administração do benefício. “Tivemos ótima adesão e sensibilização das equipes, o que resultou em rápida curva de aprendizado”, avalia a coordenadora.
O Passe Livre Especial é concedido às pessoas com insuficiência renal dialítica e cardiopatias crônicas graves, além de portadores de câncer, de vírus da imunodeficiência humana (HIV), de anemias congênitas (falciforme e talassemia) e coagulatórias congênitas (hemofilia) e também a pessoas com deficiência física, sensorial ou mental, conforme determinado pelas legislações.
Para obter o benefício, as pessoas que cumprem os requisitos devem fazer a solicitação no site da SEPD ou pessoalmente no posto de atendimento do BRB Mobilidade, localizado na estação de metrô da 112 Sul. Os profissionais de saúde avaliam os laudos e informações médicas apresentadas, assegurando que a documentação esteja completa e em conformidade com os parâmetros estabelecidos por lei.
*Com informações da Secretaria de Saúde do DF
Interrupção será das 10h às 16h para que equipes da Neoenergia realizem serviços de modernização da rede em segurança; confira locais afetados
Abordagem está prevista para passar por seis pontos na região administrativa
Cinco ministras participaram da noite de abertura da conferência
Alimentos não tinham selo de inspeção; além disso, as galinhas eram criadas em condições sanitárias precárias