
Escola Classe Porto Rico oferece educação de qualidade para mais de 500 estudantes
Unidade foi inaugurada com novas salas de aula, quadra poliesportiva, obra que se arrastava desde 2014

A Câmara Legislativa comemorou o Dia do Pescador em sessão solene na sexta-feira (23), no plenário, transmitida ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube Foto: Renan Lisboa/ Agência CLDF A homenagem é um reconhecimento da importância da pesca para a economia e a cultura do DF, afirmou o deputado Pastor Daniel de Castro …
A Câmara Legislativa comemorou o Dia do Pescador em sessão solene na sexta-feira (23), no plenário, transmitida ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube

Foto: Renan Lisboa/ Agência CLDF
A homenagem é um reconhecimento da importância da pesca para a economia e a cultura do DF, afirmou o deputado Pastor Daniel de Castro (PP), autor do Projeto de Lei 279/2023, que disciplina a prática e a fiscalização da pesca no Lago Paranoá.
O distrital saudou os pescadores, lembrando que em 29 de junho se comemora o Dia do Pescador, em alusão ao Dia de São Pedro, apóstolo que era pescador, assim como os primeiros seguidores de Jesus Cristo. Portanto, a data se reveste de significados, enfatizou o parlamentar, ao acrescentar que Jesus usou a simbologia associada à pesca para transmitir profundas mensagens espirituais aos seus discípulos.
O parlamentar contextualizou o ofício, ao observar que hoje há a pesca artesanal, a industrial e a esportiva. Ele contou que é praticante da pesca esportiva, “entretenimento saudável, que respeita o meio ambiente”. Em defesa da sustentabilidade, o deputado argumentou ser necessário adequar-se ao ritmo reprodutivo dos animais e lamentou a poluição de rios e lagos.
“O verdadeiro pescador está em harmonia com a natureza”, disse Castro.
Reforçou a responsabilidade da categoria na defesa e conservação de rios e lagos o empreendedor da psicultura, Guilherme Pereira. Do mesmo modo, Estácio Santos, empresário do ramo da pesca no DF, defendeu a preservação como caminho para a continuidade da atividade.
O reconhecimento da pesca esportiva no Lago Paranoá foi o pleito do presidente da Federação Brasiliense de Pesca Esportiva, Elias Cruz. Ele citou torneios e circuitos dos quais o DF participa e observou a crescente presença de mulheres na atividade.
Em nome da Companhia Lacustre do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), o segundo-tenente Moreira pontuou que o DF carece de norma específica para a pesca, prática que tem atraído cada vez mais amadores e profissionais, inclusive, recentemente, na captura de camarões no Lago Paranoá. Ele acrescentou que a companhia cuida do equilíbrio entre a atividade pesqueira e o bem-estar ambiental no DF.
Nesse cenário, a função da Marinha do Brasil é garantir a navegação segura de embarcações de diversos portes e a salvaguarda da vida dos pescadores, segundo o representante da Capitania Fluvial de Brasília, capitão Tavares.
Por sua vez, o secretário nacional da Pesca Artesanal, Cristiano Ramalho, anunciou que está em construção, no Ministério da Pesca e Aquicultura, o plano nacional da pesca amadora esportiva, e convidou os presentes para participar da matéria pelo site do ministério. Ramalho salientou a capacidade de geração de renda da atividade pesqueira, que implica riqueza de conhecimento, ciência e arte.
Em linha tangente, a diretora executiva da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), Loiselene Rocha, frisou a abrangência da cadeia produtiva da aquicultura, que envolve 780 produtores e inclui, além do pescado e da psicultura, os estabelecimentos de pesque e pague. A importância da atividade pesqueira para a economia do DF foi reforçada pelo secretário executivo das Cidades, Cláudio Trinchão, que manifestou apoio ao PL 279/2023, especialmente devido ao “enorme potencial do Lago Paranoá”.
Ao término do evento, foram entregues moções de louvor da CLDF a personalidades ligadas à atividade pesqueira no DF.
Franci Moraes – Agência CLDF

Unidade foi inaugurada com novas salas de aula, quadra poliesportiva, obra que se arrastava desde 2014

Iniciativa Planetário Jovem oferece mais de mil vagas para atividades lúdicas que unem tecnologia, sustentabilidade e astronomia para crianças e adolescentes

Datas levam em conta número final do cartão de benefício

Unidade recebe pessoas de diferentes perfis, aceita animais de estimação dos hóspedes e já ultrapassou 20 mil acolhimentos, passando a integrar políticas de proteção no DF
