
CEF 14 de Taguatinga aprova o modelo de gestão compartilhada de ensino
Com a nova adesão, DF alcança 40 escolas no programa; 15 serão implementadas no início de 2026
O evento ocorre até quarta-feira (9) e a abertura contou com a presença da secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá
Um espaço para valorizar as práticas exitosas promovidas por professores da rede pública no ensino fundamental e promover o debate de temas relevantes com especialistas convidados. Este é o Fórum do Ensino Fundamental 2024: da alfabetização às adolescências, promovido pela Secretaria de Educação, por meio da Subsecretária de Educação Básica (Subeb), que começou nesta segunda-feira (7), no auditório do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
O evento ocorre até quarta-feira (9) e a abertura contou com a presença da secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá. “Muita atenção se dá ao ensino infantil e ao ensino médio, mas se o aluno tem alguma defasagem no ensino fundamental isso impacta toda a vida acadêmica dele“, avaliou a gestora.
Segundo Iêdes Braga, subsecretária de Educação Básica da SEEDF, organizadora do evento, os anos finais do ensino fundamental merecem atenção, pois há um número grande de estudantes que chegam nessa fase com defasagem de conhecimento. “O objetivo desse encontro é a troca de experiências exitosas, desenvolvidas, realizadas nas nossas unidades escolares. No ensino fundamental temos um desafio muito grande porque há um número significativo de estudantes em incompatibilidade de conhecimento nas séries que se encontram“, comentou.
A organização do evento selecionou, por meio de edital, 20 relatos de práticas exitosas em escolas do ensino fundamental para comporem um anuário oficial do Fórum e 13 delas serão expostas nos três dias de evento. Na abertura, foram apresentadas ações implantadas na Coordenação Regional de Ensino (CRE) de Santa Maria.
O encontro teve a presença dos coordenadores das 14 Regionais de Ensino, gestores das escolas de ensino fundamental e representantes de parceiros da sociedade civil como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
Com a nova adesão, DF alcança 40 escolas no programa; 15 serão implementadas no início de 2026
De 24 mil para cerca de 1,5 mil crianças na lista de espera: investimento em novos Cepis e expansão do Cartão Creche garante avanço histórico na educação infantil do DF
Projeto conduzido pela Biblioteca Nacional de Brasília oferece aulas gratuitas com conteúdos cobrados no Exame Nacional do Ensino Médio
Ampliando o acesso à literatura, dois livros serão lidos com mediação a cada encontro; a programação será mensal e começa neste sábado (18)