ECONOMIA

Fraudes no INSS: Correios atendem 1,3 milhão de aposentados sobre débitos indevidos

1 de julho, 2025 | Por: Agência Brasil

Cerca de 5 mil agências da estatal prestam atendimento presencial

Brasília (DF), 30/05/2025. - Dona Irene Barbosa em uma agência dos correios.
A partir desta sexta-feira (30), aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão consultar, contestar e acompanhar a análise de descontos indevidos em seus benefícios diretamente nas agências dos Correios.
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Em um mês, os Correios atenderam 1,3 milhão de aposentados e pensionistas sobre descontos indevidos nos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

Disponível desde 30 de maio em mais de 5 mil agências da estatal em todo o país, o atendimento presencial foi pensado para os segurados com dificuldade em operar canais digitais, como o aplicativo Meu INSS ou em ligar para a Central 135.

As agências dos Correios habilitadas para atendimento estão disponíveis na seguinte lista. Os aposentados e pensionistas podem obter as seguintes informações:

consultar se houve algum desconto no benefício;

contestar descontos não autorizados;

confirmar se algum desconto foi autorizado;

acompanhar o resultado da contestação (após 15 dias úteis);

analisar documentos enviados por associações;

receber protocolo de atendimento com orientações para continuar acompanhando pelo 135 ou pelo aplicativo Meu INSS.

Os Correios também tiram dúvidas e ajudam os aposentados e pensionistas a checar se houve débitos não autorizados nos últimos anos.

Edição: Denise Griesinger

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