Brasília Agora
Brasília Agora


CONCURSOS

FUNAI: Novas medidas do governo podem trazer edital!

17 de julho, 2020

Governo prevê fortalecimento do órgão Após o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, anunciar que o governo estuda a possibilidade de fortalecer os órgãos federais de […]

FUNAI: Novas medidas do governo podem trazer edital!

Governo prevê fortalecimento do órgão

Após o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, anunciar que o governo estuda a possibilidade de fortalecer os órgãos federais de controle ambiental, reacenderam as expectativas para um novo concurso FUNAI.

Além do pronunciamento feito pelo governo, a própria Fundação Nacional do Índio chegou a sinalizar tal possibilidade. Isso porque a mesma realizou um pedido de certame para provimento de 826 vagas ao Ministério da Economia. As oportunidades distribuem-se entre diversos cargos de nível intermediário e superior.

Em resposta à solicitação feita pelo jornalismo do Estratégia Concursos, através do e-SIC, foi confirmado o tal pedido de autorização para realização de concurso FUNAI, protocolado junto ao Ministério da Economia.

Confira neste artigo as principais informações sobre o Concurso FUNAI. bem como as expectativas e tudo o que rolou no último certame. Acompanhe os tópicos abaixo e não perca nenhum detalhe:

Status atual do Concurso Funai

Em reunião do Conselho Nacional da Amazônia Legal, o vice-presidente da República declarou que o governo vai fortalecer órgãos ambientais. Entre eles, está a Fundação Nacional do Índio (FUNAI).

“Estamos trabalhando no planejamento do fortalecimento dos órgãos de combate aos delitos ambientais; para recuperar a capacidade operacional do Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis], do ICMBio [Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade], e também do Incra [Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária] e da Funai [Fundação Nacional do Índio]”, disse Mourão.

Com isso, segue entre os planos do governo, o fortalecimento da FUNAI através de um novo concurso público. Lembrando que, atualmente, o órgão possuí um déficit de 2.222 cargos vagos.

Em resposta ao e-SIC, solicitado pela equipe do Estratégia Concursos, foi confirmado o pedido de autorização para realização de concurso público à Fundação Nacional de Índio.

Após ser instruído no Ministério de Justiça e Segurança Pública, o pedido foi protocolado junto ao Ministério da Economia, em maio de 2020. De acordo com o órgão, foram solicitadas 826 vagas para nível intermediário e superior.

Apesar do alto déficit, o pedido de certame foi realizado com base em Informação Técnica elaborado por um Grupo de Trabalho, composto por servidores da Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas e da Coordenação-Geral de Gestão Estratégica.

Confira a distribuição das vagas solicitadas para novo concurso FUNAI:

Cargo Quantidade Escolaridade
Agente em Indigenismo 502 Nível intermediário
Administrador 23 Nível superior
Antropólogo 19 Nível superior
Arquiteto 2 Nível superior
Arquivista 5 Nível superior
Assistente Social 40 Nível superior
Bibliotecário 6 Nível superior
Contador 16 Nível superior
Economista 3 Nível superior
Engenheiro 17 Nível superior
Engenheiro Agrônomo 27 Nível superior
Engenheiro Florestal 5 Nível superior
Estatístico 4 Nível superior
Geógrafo 3 Nível superior
Indigenista Especializado 112 Nível superior
Médico Veterinário 2 Nível superior
Pesquisador 11 Nível superior
Psicólogo 4 Nível superior
Sociólogo 12 Nível superior
Técnico em Assuntos Educacionais 2 Nível superior
Técnico em Comunicação Social 10 Nível superior
Zootecnista 1 Nível superior

Conheça a Fundação Nacional do Índio

Vinculada ao Ministério da Justiça, a Funai é uma instituição que tem como missão proteger e promover os direitos dos povos indígenas do Brasil. Suas atribuições incluem desde os estudos de identificação e delimitação, demarcação, regularização fundiária e registro das terras tradicionalmente ocupadas pelos povos indígenas, às ações de etno-desenvolvimento, conservação e recuperação do meio ambiente.

Cabe à FUNAI promover estudos de identificação e delimitação, demarcação, regularização fundiária e registro das terras tradicionalmente ocupadas pelos povos indígenas, além de monitorar e fiscalizar as terras indígenas.

Além disso, seu papel é promover políticas voltadas ao desenvolvimento sustentável das populações indígenas.

Nesse campo, a FUNAI promove ações de etno-desenvolvimento, conservação e a recuperação do meio ambiente nas terras indígenas, além de atuar no controle e mitigação de possíveis impactos ambientais decorrentes de interferências externas às terras indígenas.

Último concurso Funai

Com 32.256 candidatos inscritos, o último concurso Funai aconteceu em 2016, com a oferta de 220 vagas para cargos em nível superior. As oportunidades foram para os cargos de Contador, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Agrimensor, Engenheiro Civil, Indigenista Especializado.

Na ocasião, a ESAF – Escola de Administração Fazendária, foi a banca organizadora do certame. Conforme o edital, os vencimentos variaram de R$ 5.345,02 a R$ 6.330,31.

Etapas do último concurso Funai

A avaliação dos candidatos foi feita a partir de provas objetivas, constituídas de 85 questões de Conhecimentos Gerais e Específicos, de caráter eliminatório e classificatório, que cobraram dos candidatos conhecimentos nas áreas de:

  • Conhecimentos Gerais (comuns a todos os cargos)
  • Língua Portuguesa
  • Raciocínio Lógico e Quantitativo
  • Direito Constitucional
  • Direito Administrativo
  • Legislação Indigenista
  • Informática Básica
  • Administração Pública
  • Conhecimentos Específicos à área de atuação do cargo

Além disso, os candidatos respondiam à questões discursivas, etapa de caráter eliminatório e classificatório. A prova foi aplicada em dia posterior ao da prova objetiva. Nesta etapa, o candidato foi avaliado por meio de uma questão de Estudo de Caso, em um mínimo de 45 e um máximo de 60 linhas.

ASSINE AGORA – Sistema de Questões

 

Informações do Concurso FUNAI

CONCURSO SOLICITADO

  • Data: 2020
  • Vagas: 826
  • Cargos: Diversos
  • Banca: A definir
  • Escolaridade: Nível intermediário e superior

ÚLTIMO CONCURSO

  • Data: 2016
  • Vagas: 164
  • Cargos: Diversos
  • Banca: ESAF
  • Escolaridade: Nível superior
  • EditalEdital Funai

Ascom Estratégia
[email protected]

 

Fonte: Estratégia Concursos