EDUCAÇÃO

Fundação de Apoio à Pesquisa do DF lança programa de pós-graduação

28 de janeiro, 2026 | Por: Agência Brasília

Iniciativa oferece bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) lançou  o edital do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG), que tem como foco a concessão de bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado em instituições de ensino superior do Distrito Federal.

Programa estimula a formação de pesquisadores e a participação de estudantes na produção científica | Foto: Divulgação/FAPDF

Com investimento de R$ 4 milhões, a iniciativa busca fortalecer a pós-graduação no DF, ampliar oportunidades de formação acadêmica e contribuir para o desenvolvimento da pesquisa científica e da produção de conhecimento no território.

O edital é voltado a instituições públicas e privadas de ensino superior, com sede e administração no Distrito Federal, que possuam programas de pós-graduação stricto sensu próprios ou em convênio, autorizados ou credenciados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes).

O PDPG tem como objetivo estimular a formação de pesquisadores e incentivar a participação de estudantes em atividades de pesquisa, inovação e produção científica, contribuindo para o fortalecimento institucional da pós-graduação no DF.

Distribuição dos recursos

Os recursos previstos para o edital serão distribuídos em 60% para instituições públicas e 40% para instituições privadas. Caso haja menor demanda em um dos grupos, os valores poderão ser remanejados, garantindo melhor aproveitamento do investimento.

“Investir na pós-graduação é investir no futuro da ciência, da inovação e do desenvolvimento do DF”Leonardo Reisman, diretor-presidente da FAPDF

As propostas institucionais devem ser submetidas exclusivamente pelo Sistema de Informação e Gestão da FAPDF (Sigfap), no período de 9 de fevereiro a 13 de março deste ano, conforme o cronograma estabelecido no edital.

Cada proposta deverá ser apresentada por um coordenador com titulação mínima de doutor, vínculo ativo com a instituição proponente e cadastro atualizado no sistema da fundação. O edital terá vigência até 31 de dezembro deste ano, e as propostas selecionadas poderão ter execução de até 48 meses, conforme as regras estabelecidas.

“Investir na pós-graduação é investir no futuro da ciência, da inovação e do desenvolvimento do DF”, reforça o diretor-presidente da FAPDF, Leonardo Reisman. “O Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação fortalece os programas existentes, amplia oportunidades para estudantes e contribui para a formação de pesquisadores preparados para enfrentar desafios complexos da sociedade.”

Clique aqui e confira todos os editais de 2026 da FAPDF.

*Com informações da FAPDF

Artigos Relacionados