
Agências do trabalhador disponibilizam 1.160 vagas de emprego nesta terça
Os salários chegam a R$ 4,5 mil, com oportunidades em diversas áreas e regiões do DF

A substância tóxica, chamada micotoxina, também pode causar problemas no fígado e nos rins

Nesta segunda-feira (2) a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou que fossem recolhidos os produtos de três marcas que vendiam “café fake” no país. Todos os itens apresentam irregularidades e não devem ser consumidos, conforme informou a autarquia.
Foram vetadas a fabricação, a distribuição, a comercialização, a propaganda e o consumo dos três produtos. As marcas são:
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/6/b/5qsCgjSVqp4REQzxyuXw/arte-187-.png)
Dentre os problemas encontrados na inspeção pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), está a presença da ocratoxina A, uma micotoxina, ou seja, toxina produzida por fungos. No Brasil, a Anvisa determina um limite máximo para a presença de micotoxinas.
De acordo com pesquisas recentes, a ocratoxina A é uma toxina proveniente de algumas espécies de fungos filamentosos pertencentes aos gêneros Aspergillus e Penicillium, segundo o Laboratório de Análises Micotoxicológicas, da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.
A substância já foi ligada a aumento do risco para o desenvolvimento de tumores no esôfago, assim como problemas nos rins e no fígado. Como todas as micotoxinas, ela tende a aparecer principalmente em grãos.
Além disso, a principal característica dessas substâncias tóxicas é que lavagens e produtos de limpeza não conseguem removê-las do alimento facilmente. Por isso, como os “cafés fake”, é recomendado que seja feito o descarte dos produtos contaminados.
BS20250606142931.1 – https://oglobo.globo.com/saude/noticia/2025/06/06/fungo-encontrado-pela-anvisa-em-cafe-fake-esta-associado-ao-aumento-do-risco-de-tumores-entenda.ghtml

Os salários chegam a R$ 4,5 mil, com oportunidades em diversas áreas e regiões do DF

Caso não tenha o boleto, o contribuinte pode emitir a guia de pagamento em portal na internet

Aplicativo permite consumidor denunciar irregularidades

Pessimismo no setor atinge maior nível em cinco anos, diz CNI
