Brasília Agora
Brasília Agora


CULTURA

Gama recebe o 11º Festival de Teatro de Bonecos com 22 apresentações de 15 a 22 de novembro

13 de novembro, 2024 / Por: Redação

O evento este ano homenageia o grande mestre bonequeiro Jorge Crespo, falecido em outubro

Gama recebe o 11º Festival de Teatro de Bonecos com 22 apresentações de 15 a 22 de novembro
Cena do espetáculo Papo de Lixo, do Grupo Teatral Roupa de Ensaio - Foto: Webert da Cruz

Começa nesta sexta-feira (15) o 11º Festival de Teatro de Bonecos do Gama (Festineco). A iniciativa integra o Projeto Gama Cultural, realizado pela Cia. Voar, por meio do Termo de Fomento da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal. O evento também conta com o apoio da Administração Regional do Gama. Serão 22 apresentações, de 15 a 22 de novembro, no Espaço Voar (SMA, conjunto K, loja 5 – PróDF).

O espetáculo Contos de Encantamento, do grupo Paepalanthus abrirá esta 11ª edição, sexta-feira (15), às 17h. A programação completa e outras informações pelo Instagram@voarteatrodeboneco e Facebook @voarteatrodebonecos1.

O mestre bonequeiro e diretor teatral Marco Augusto, da Cia Voar, explica que este ano, o Festineco apresentará 22 espetáculos de teatro de bonecos. Desses, seis sessões serão abertas ao público em geral, com entrada franca e acessibilidade garantida por intérprete de Libras e audiodescrição. As apresentações para o público serão realizadas no Espaço Voar nos dias 15, 16 e 17 de novembro, e na Feira Permanente do Gama, com três sessões no dia 20 de novembro.

O diretor ressalta que, além dessas, o festival realizará outras 16 apresentações exclusivas para escolas e instituições sociais, voltadas exclusivamente para estudantes e pessoas atendidas por essas organizações. “Aproveitamos também para homenagear o nosso saudoso colega e mestre bonequeiro Jorge Crespo, que nos deixou em outubro. Foi um artista singular que deixou um legado, no Rio de Janeiro – e, depois, em Brasília – de alegria e amor às pessoas e à arte da manipulação de construção de formas animadas. A ele, a nossa eterna gratidão”, disse Marco Augusto.

JORGE CRESPO

Em 1980, o bonequeiro iniciou seu trabalho com bonecos na TV, participando de várias atrações infantis, como Bonequeiro nas produções dos programas Arco-íris, Era Uma Vez, Porque Sim, Por que Não, Ilhas das Caixas na TV: Educativa e de Xuxa Meneguel, Os Trapalhões, Bia Bedran, Daniel Azulay. Atuou, também, como ator em novelas, especiais e seriados para TV.

Pioneiro no uso da espuma de poliuretano laminado para a confecção de grandes alegorias carnavalescas, tem confeccionado bonecos, alegorias e adereços para as principais agremiações carnavalescas do Rio de Janeiro – Mangueira, Beija-Flor, Mocidade Independente, Império Serrano, Portela. Fundador do Bloco das Carmelitas de Santa Teresa, criador de Bonecos Gigantes para vários blocos carnavalescos.

Desde 1995, desenvolveu projetos de visitas animadas com bonecos e atores a museus e centros de culturais no Rio de Janeiro; Museu da República, Museu do Índio, Museu Nacional, Museu do Folclore, museu da Maré. Em 1996 criou a Cia. Jorge Crespo de Teatro de Bonecos, na qual realizou espetáculos de cunho educacional e visitas teatralizadas a convite dos principais museus do Brasil. Em 2008 transferiu seu ateliê para Brasília, tendo atuado na capital do país encantando e mobilizando pela arte.

A partir de segunda (18), as apresentações animam a criançada – Foto: Edite Neiva

PROGRAMAÇÃO

Espetáculos abertos
Sexta, 15/11, 17h – Espaço Voar
Contos de Encantamento (Grupo Paepalanthus): espetáculo literário voltado para a primeira infância (3 a 6 anos).

Sábado, 16/11, 17h – Espaço Voar
Papo de Lixo (Grupo Roupa de Ensaio): Uma turminha muito divertida e esperta vai enfrentar a grandiosa batalha de sobreviver fora do lixão da escola onde vivem.

Domingo, 17/11, 17h – Espaço Voar
Iara – O Encanto das Águas (Cia. Lumiato): Inspirada na lenda de Iara, a trama segue um índio da aldeia que sonha com uma mulher sobrenatural. Em busca de respostas, ele procura o sábio pajé para desvendar os mistérios desta enigmática figura. O espetáculo visa sensibilizar o público para os saberes da tradição oral dos povos originários do Brasil.

Quarta-feira, 20/11 – Feira Permanente do Gama
11h: As aventuras de Baltazar no Reino dos Mamulengos – Mamulengo Sem Fronteiras
12h: “O Casamento de Chiquinha “ – Mamulengo Alegria
13h: [Histórias encaixotadas] Teatro Lambe-lambe – Varanda Teatro

Apresentações em Escolas e em Instituições Sociais

  • Segunda-feira
    (18/11)
    EC 21 Gama
    8h30: “Katita y Falucho” – Teatro Alpargata Títeres
    15h30: “Vida de Mamulengo” – Mamulengo Presepada
    EC 16 Gama
    11h: “A Dança dos Mamulengos: o Amor, o Malvado e a Rabeca” – Mamulengo Querenutem
    13h30: “Bendito Os Beneditos” – Inventor de Sonhos
  • Terça-feira
    (19/11)
    Projeto Ser Mais, também conhecido como Obras Benedita Cambiagio (OBC)
    8h30: Grupo Bagagem
    15h30: Cidade dos Bonecos
    CAIC Gama
    11h: “Vereda dos Mamulengos” – Casa Moringa
    13h30: “O Rei do mamulengo” – mestre Algodão
  • Quinta-feira
    (21/11)
    EC 29 Gama
    8h30: João e o Feijão – Voar Teatro de Bonecos
    13h30: João e o Feijão – Voar Teatro de Bonecos
    EC 22 Gama
    10h45: Tramoias Para Enganar a Morte – Voar Teatro de Bonecos
    16h: Tramoias Para Enganar a Morte – Voar Teatro de Bonecos
  • Sexta-feira
    (22/11)
    EC 01 Gama
    11h: Adivinha adivinhão – Voar teatro de bonecos
    13h30: Adivinha adivinhão – Voar teatro de bonecos
    EC 10 Gama
    8h30: O Despertar de Maricotinha Lúcia Corrêa e Chrys Pereira
    15h30: Os meninos verdes – Voar teatro de bonecos