
Plano Piloto recebe ação de acolhimento da pessoa em situação de rua nesta quarta (24)
Abordagem está prevista para passar por dois pontos na região administrativa

Com 2 mil metros de calçadas na EQNO 11/13 e academia ao ar livre na 9/11, governo melhora mobilidade e oferece mais lazer à comunidade com apoio da Novacap e da Administração Regional
O Governo do Distrito Federal (GDF) investe na melhoria da acessibilidade e na oferta de espaços de lazer em Ceilândia, com a construção de 2 mil metros de calçadas na EQNO 11/13, no Setor O, e a entrega de um novo Ponto de Encontro Comunitário (PEC) na quadra 9/11, com investimento de R$ 350 mil. As calçadas facilitam o deslocamento seguro da população, enquanto a PEC oferece estrutura para atividades físicas e de convivência social. As obras são executadas pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) em parceria com a Administração Regional.
A prioridade tem sido garantir acessibilidade, especialmente para estudantes e moradores da comunidade, segundo o administrador regional, Dilson de Almeida. “A gente tem priorizado fazer calçadas em locais onde há equipamentos públicos e acesso ao transporte coletivo. Foi feita muita calçada em volta do metrô, na região dos terminais de ônibus, nas entrequadras onde há escolas, unidades básicas de saúde e outros pontos importantes, como agência do trabalhador e delegacia. Buscamos atender primeiro esses locais.”
O administrador ressalta que, desde que assumiu o posto, os principais problemas identificados foram acessibilidade, drenagem, recapeamento asfáltico, tapa-buraco e calçadas. Ele explica que as calçadas de Ceilândia são antigas e não seguem os padrões atuais, que exigem piso tátil e rebaixamento de meio-fio, por isso as obras priorizam áreas com equipamentos públicos.
Além disso, o administrador comentou sobre as PECs e a importância desses espaços. “São muito importantes principalmente para pessoas da terceira idade, mas os jovens também usam. Brasília está envelhecendo, e as PECs têm grande movimentação no início da manhã e no fim do dia. Também estamos implantando novas PECs nas áreas com maior demanda, como essa da 9/11.”
A dona de casa Edite Maria dos Anjos, 75 anos, vive na região, bem próxima ao novo PEC, e comemora a instalação dos equipamentos. “Agora ficou bem pertinho da minha casa, é só atravessar a rua. Antes, eu tinha que ir lá para o outro lado de Ceilândia, atravessar a pista. E como eu tenho uns problemas de saúde, eu tinha muito medo de atravessar. Agora não, agora ficou bem melhor.”
Ela se anima com a nova rotina: “Agora, vou vir todos os dias, porque ficou acessível, né? A atividade física é boa pra tudo: para o coração, para a mente, para a pele, para o braço, para tudo! Graças a Deus, ficou muito bom. Eu só tenho a agradecer”, destaca.
Atualmente, a administração também realiza obras nas quadras 18/19 e na quadra 8. Na semana anterior, foi concluída a calçada do colégio 12 na EQNM 6/8, em Ceilândia Norte, localizado logo abaixo do parque, por demanda da comunidade. A prioridade da gestão é atender áreas com equipamentos públicos, como escolas e unidades de saúde.
Além dessas frentes, está prevista a calçada da entrada do colégio 22 na EQNN 8/4, em Ceilândia Sul, e a revitalização da região central de Ceilândia, próxima à Feira do Rolo e ao restaurante comunitário. Uma parte da intervenção está sendo executada por empresa contratada, e a outra ficará sob responsabilidade da administração, em parceria com a Novacap.
Cerca de 4 km de calçada foram recentemente finalizados no entorno do Parque Urbano de Ceilândia, inaugurado em abril de 2025 com a presença do governador Ibaneis Rocha. O espaço conta com gradil em todo o perímetro, quadra de areia, campo sintético, playgrounds, duchas, parcão (área para cachorros), mesas com bancos, banheiros e academia ao ar livre. Tudo isso em uma área de 103 mil metros quadrados, dividida em três zonas.

Abordagem está prevista para passar por dois pontos na região administrativa

Serviços essenciais seguem em funcionamento especial nos dias 24 e 25, enquanto o programa Vai de Graça garante transporte público gratuito no DF

Ação da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) promove diálogos e conscientização em ambientes de trabalho; último encontro na empresa do setor de Limpeza urbana, Sustentare Saneamento, reuniu mais de 100 colaboradores

Ao todo, são 273 oportunidades para candidatos com diferentes níveis de escolaridade, com e sem experiência
