
GDF inaugura creche em Samambaia e amplia rede de ensino para crianças em tempo integral
Com investimento de R$ 6 milhões, Cepi Tatu Bola atende a crianças de 4 meses a 4 anos com educação de qualidade

No Dia Nacional de Prevenção ao AVC, programa promove mais de 100 atendimentos
O Distrito Federal teve a assistência emergencial aos casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) ampliada neste ano. Desde junho, quando foi implementado o Projeto AVC no Quadrado, foram realizados 111 acionamentos de protocolos para atendimento agudo em dois novos hospitais: Hospital Regional do Gama (HRG) e Hospital Regional de Sobradinho (HRS). O programa da Secretaria de Saúde (SES-DF) atua na otimização dos fluxos de atendimento visando oferecer tratamento já no primeiro local em que o usuário procura pela assistência — o que pode reduzir exponencialmente as sequelas.
Com o programa, o Hospital Regional de Sobradinho e o Hospital Regional do Gama passaram a atender ocorrências que eram encaminhadas ao Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF). Agora, HRS e HRG realizam a trombólise endovenosa — tratamento médico para dissolver coágulos sanguíneos (trombos) que obstruem o fluxo de sangue. E o programa tem ainda a previsão de incluir a trombectomia mecânica no HBDF — no qual um cateter é introduzido para remover coágulos sanguíneos.
“A intervenção medicamentosa para o tratamento agudo nas duas novas unidades tornou-se possível devido à integração, por meio de ferramenta de telemedicina, que conecta hospitais da rede a neurologistas especializados que ficam de plantão, 24 horas por dia, no HBDF”, detalha a secretária-executiva de Assistência à Saúde da SES-DF, Edna Marques. “A tecnologia permite o diagnóstico e a orientação terapêutica em tempo real, contribuindo para evitar sequelas e complicações”, complementa.
Em 29 de outubro é celebrado o Dia Nacional de Prevenção ao Acidente Vascular Cerebral. A ocasião tem por objetivo estimular ações educativas, de informação e de conscientização, a fim de ampliar o conhecimento da população sobre as ações de cuidado integral relacionadas à prevenção ao AVC.
A doença é diagnosticada quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a lesão da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea. As causas estão relacionadas, principalmente, a fatores de risco cardiovasculares, como hipertensão, diabetes, obesidade, sedentarismo, tabagismo e uso excessivo de álcool. Quanto mais rápido for o diagnóstico e o tratamento do AVC, maiores serão as chances de recuperação completa.
Em caso de suspeita de AVC, ligue para o Samu (192) ou vá à Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) mais próxima.
*Com informações da Secretaria de Saúde (SES-DF)

Com investimento de R$ 6 milhões, Cepi Tatu Bola atende a crianças de 4 meses a 4 anos com educação de qualidade

Especialistas do IgesDF destacam a importância do diagnóstico precoce, do controle emocional e da empatia no tratamento da doença

Proposta também prevê pena em caso de cegueira provocada pelo metanol; texto vai ao Senado

Texto será enviado ao Senado
