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Pré-Carnaval altera o trânsito neste fim de semana
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Recentemente, ANTT autorizou um reajuste de 2,91% no valor das passagens de ônibus que fazem o trajeto entre Brasília e os municípios do Entorno do Distrito Federal
O governador Ibaneis Rocha anunciou, nesta quinta-feira (20), a criação de um convênio interfederativo com os governos federal e de Goiás para reduzir o preço médio das passagens de ônibus do Entorno do Distrito Federal. A decisão foi tomada após reunião com o governador em exercício de Goiás, Daniel Vilela, prefeitos e lideranças de municípios goianos.
Pelo convênio, os governos do DF e de Goiás vão pagar um subsídio para que o preço final não atinja os usuários do transporte público. A estimativa é que o valor a ser pago seja de R$ 67 milhões por ano, tanto para o DF quanto para Goiás. O governo federal não arcará com esses custos. A estimativa é que com o aporte dos governos a passagem terá um preço médio de R$ 8.
“Nós estamos desde 2003 nesse grupo de trabalho para poder possibilitar a realização desse convênio unindo o Governo de Goiás, GDF e governo federal através da Agência Nacional de Transportes Terrestres [ANTT], de modo que a gente possa resolver definitivamente esse problema das tarifas do Entorno, que tanto incomoda essa população e que dificulta também aqui para nós do DF a contratação de pessoas que desses lugares, em virtude do preço alto da passagem, e também para o governo federal, porque muitos desses trabalhadores prestam serviço aqui nos nossos órgãos públicos”, destacou Ibaneis Rocha.
“Hoje é um dia histórico. O governo do Distrito Federal assinalou fortemente sua participação financeira, algo solicitado há anos pelos prefeitos do Entorno. Esse é um grande passo para garantir um transporte público mais digno para milhares de pessoas que precisam se deslocar diariamente para o DF. Tenho certeza que o anúncio de investimentos, feito pelo governador Ibaneis, para subsidiar as tarifas de ônibus junto com o governo de Goiás, vai trazer qualidade de vida e dignidade para a população do Entorno. Muitos se deslocam para o DF diariamente, e nós estamos trabalhando para facilitar a vida dessas pessoas”, acrescentou a vice-governadora Celina Leão.
O governador em exercício de Goiás, Daniel Vilela, comemorou a criação do convênio como ferramenta para reduzir as tarifas. “Ela já vem sendo reajustada ao longo dos últimos anos. Então, a gente tem que reduzir para encontrar uma condição, uma tarifa que possa ser acessível a essa população, mas ao mesmo tempo também garantir novos investimentos, como renovação de frota, construção de novas plataformas, reforma de terminais, para que a gente ofereça um transporte coletivo de qualidade para essa população que é quem abastece a cidade de Brasília”, defendeu.
Em paralelo à formalização do convênio, os representantes do GDF e do Governo de Goiás se comprometeram a procurar a ANTT para sensibilizar o órgão e solicitar a suspensão do reajuste tarifário anunciado recentemente. O pedido visa a postergar o aumento até que as decisões do consórcio sejam oficializadas e os recursos destinados ao subsídio estejam disponíveis.
Segundo as autoridades, a expectativa é que, em breve, os instrumentos jurídicos estejam prontos, permitindo que o convênio seja assinado e a população do Entorno comece a ser beneficiada pela redução no valor da passagem.
A ANTT autorizou um reajuste de 2,91% no valor das passagens de ônibus que fazem o trajeto entre Brasília e os municípios do Entorno do Distrito Federal, conforme decisão divulgada no Diário Oficial da União (DOU) na terça-feira (18). Se não houver mudanças, o aumento será válido a partir deste domingo (23) para as tarifas das empresas que possuem autorização especial para operar esse serviço.
Todos os dias, cerca de 175 mil passageiros utilizam as mais de 400 linhas que conectam o Entorno ao DF, o que reforça a importância de um trabalho colaborativo entre os governos e prefeituras.
Além do trabalho para reduzir as tarifas do Entorno, o GDF atua com outras medidas para melhorar o transporte público, desde a ampliação do terminal do BRT de Santa Maria para atender a demanda local e, consequentemente, o Entorno. No BRT Oeste, as linhas de ônibus vão ser atendidas pelo terminal do Setor O. Na região norte do DF, o futuro terminal do BRT de Planaltina, a ser construído na região do Posto JK, também vai alimentar cidades próximas.
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