
GDF investe R$ 2,5 milhões em rede de captação da água da chuva em Arniqueira
Intervenção conduzida pela Novacap já tem 400 metros concluídos e vai reduzir riscos de alagamentos na região

Serviço, que deve beneficiar mais de 10 mil motoristas, está sendo feito em trecho que liga a BR-060 à DF-290 A reconstrução da DF-180 na Ponte Alta do Gama, entre a BR-060 e a DF-290, chegou a 40% de execução. Até o momento, já foi feita a pavimentação de mais de 4 Km do total …
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Serviço, que deve beneficiar mais de 10 mil motoristas, está sendo feito em trecho que liga a BR-060 à DF-290
A reconstrução da DF-180 na Ponte Alta do Gama, entre a BR-060 e a DF-290, chegou a 40% de execução. Até o momento, já foi feita a pavimentação de mais de 4 Km do total dos 12 Km que serão atingidos pela obra. A ação, que recebeu investimento de R$ 14,8 milhões, deve beneficiar mais de 10 mil motoristas. Foram gerados cerca de 100 empregos.
A intervenção engloba a restauração da pavimentação das duas faixas de rolamento, em que todo o pavimento asfáltico será trocado por um novo, além de sinalização horizontal e vertical e obras complementares, como criação de acostamento e implantação de novos quebra-molas. As máquinas e operários iniciaram o trabalho em agosto deste ano.
O superintendente de Obras do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Cristiano Cavalcante, informa que a pavimentação ocorre em duas frentes. “Na parte que tem a base do pavimento mais prejudicada, temos que fazer a reciclagem de toda a estrutura e só depois seguir com a obra”, adianta. “Já quando a estrutura não está comprometida, fazemos a fresagem do material, tirando todo o asfalto velho sem mexer na base, e depois a recomposição da capa asfáltica.”
De acordo com Cristiano Cavalcante, a obra resultará em mais mobilidade para quem mora nas regiões de Samambaia, Gama e Ponte Alta Sul, mas também para quem deseja ir a outros estados sem passar pela capital federal.
“A reconstrução do anel viário vai tirar todo o trânsito pesado de carretas, caminhões, com destino a Goiânia e Minas Gerais, do centro de Brasília”, aponta o gestor. “Não haverá mais a necessidade de passar por lá para seguir viagem. Vamos diminuir o congestionamento na Epia e EPNB, aliviando o trânsito para a população local.”
Na avaliação da administradora regional do Gama, Joseane Feitosa, a intervenção viária será positiva também para o escoamento da produção rural. “Traz mais segurança e conforto não só para a comunidade do Gama, mas também para as pessoas que transportam mercadorias no local e acabavam sendo prejudicadas pela má condição da pista”, diz.
Há 12 anos trabalhando no Centro de Ensino Fundamental Tamanduá, situado às margens da rodovia DF-180, a secretária Márcia Castelo Branco, 43 anos, não esconde a felicidade em ver a reconstrução em andamento: “É um sonho realizado. Nunca houve uma reforma completa como essa que está sendo feita agora. Antes, só faziam serviços de tapa-buraco. A gente passava com o carro e parecia que ele ia desmontar”.

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