
Inep divulga resultados de atendimento especializado para o Enem 2025
Consulta deve ser feita na Página do Participante do exame
Documento estabelece diretrizes para a organização curricular, acesso, permanência e desempenho dos estudantes
A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) apresentou, nesta quarta-feira (5), o Plano de Ação para a implementação das diretrizes estabelecidas pela Lei nº 14.945, de 31 de julho de 2024, que redefine a estrutura do ensino médio do país. A apresentação foi feita durante o Seminário Nacional do Ensino Médio, realizado pelo Ministério da Educação (MEC), na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, e a subsecretária de Educação Básica da pasta, Iêdes Braga, participaram do encontro, que marcou o ponto alto do curso de especialização do Programa de Gestão de Políticas Públicas e Qualidade Social do Ensino Médio. A formação foi oferecida pelo MEC às secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal desde setembro de 2024.
“O Plano Nacional do Ensino Médio representa um compromisso com a qualidade da educação e a equidade para nossos jovens. Este seminário é essencial para garantir uma implementação eficaz, alinhada às necessidades de cada estado e do país”, destacou Iêdes Braga.
O Plano de Ação apresentado pela SEEDF estabelece diretrizes para a organização curricular, acesso, permanência e desempenho dos estudantes. Também propõe ações voltadas à formação continuada, valorização dos profissionais da Educação e alocação estratégica de recursos. O documento segue as diretrizes da Portaria MEC nº 958, consolidando um planejamento alinhado à Política Nacional do Ensino Médio.
Parceria
Na cerimônia de abertura, autoridades do setor educacional reforçaram a importância da articulação entre os entes federativos para a efetivação das novas diretrizes. Participaram da mesa o secretário executivo do MEC, Leonardo Barchini; o secretário de Educação de Mato Grosso do Sul, Hélio Daher; a secretária nacional de Educação Básica do MEC, Katia Schweickardt; a presidente da Capes, Denise Carvalho; o presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação (Foncede), Felipe Michel Braga; e a presidente da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Márcia Ângela Aguiar.
A secretária nacional de Educação Básica, Katia Schweickardt, destacou o compromisso do governo federal em apoiar os estados na implantação das mudanças. “O MEC tem o papel de articular e garantir a qualidade da política educacional. Desde a promulgação da lei, trabalhamos com estados e Distrito Federal para formar técnicos, gestores e coordenadores do Ensino Médio, assegurando uma implementação organizada e eficiente”, afirmou. (Com informações da Secretaria de Educação).
Consulta deve ser feita na Página do Participante do exame
PF cumpre mandatos de prisão na cidade de Praia Grande em São Paulo
Iniciativa da Secretaria de Educação promove acolhimento, prevenção e desenvolvimento socioemocional nas escolas
Confira quem tem direito e quais documentos devem ser enviados