
Saiba como participar da consulta pública sobre linha de cuidado da pessoa com diabetes mellitus
Até 22 de janeiro, profissionais de saúde, sociedade civil, pacientes e demais interessados poderão enviar sugestões

Casa da Mulher Brasileira, Ceams e o Ciob contarão com um posto permanente da Defensoria Pública
O Governo do Distrito Federal (GDF) e a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) assinaram, nesta quarta-feira (5), um protocolo de intenções para ampliar o atendimento jurídico a mulheres em situação de vulnerabilidade ou vítimas de violência doméstica. A partir do dia 10 de fevereiro, a Casa da Mulher Brasileira e os Centros Especializados de Atendimento à Mulher (Ceams) da 102 Sul, de Planaltina e do Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob) contarão com um posto permanente da Defensoria Pública.

A vice-governadora do DF, Celina Leão, reforçou a importância da iniciativa como mais um grande passo para garantir acolhimento e proteção às mulheres que mais precisam. “Nenhuma mulher pode ficar desamparada no momento em que mais precisa de apoio. Essa parceria entre o GDF e a Defensoria Pública é um avanço real na luta contra a violência de gênero porque leva assistência jurídica diretamente para dentro dos espaços de acolhimento. Nosso compromisso é garantir que todas tenham acesso rápido e humanizado à justiça, sem burocracia e sem precisar percorrer longas distâncias para buscar ajuda”, afirmou.
A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, lembrou da relevância da presença da Defensoria Pública nesses espaços de acolhimento. “Sentimos a necessidade de ampliar esse atendimento para que as mulheres não precisem sair dos Ceams ou da Casa da Mulher Brasileira para buscar assistência jurídica. Essa iniciativa facilita o acesso a direitos e dá mais segurança às mulheres que estão em situação de vulnerabilidade”, explicou.
O defensor público-geral do DF, Celestino Chupel, celebrou a assinatura da parceria e destacou o papel da instituição na garantia de direitos: “Nosso compromisso é com a defesa das pessoas mais vulneráveis, e essa colaboração com o GDF é fundamental para ampliar o acesso à justiça para essas mulheres. Ter um posto permanente da Defensoria nos equipamentos da Secretaria da Mulher é uma grande conquista, e nos sentimos honrados pela confiança do governo nessa missão.”
A parceria será expandida para todos os equipamentos da Secretaria da Mulher, fortalecendo a rede de proteção e apoio jurídico às mulheres do Distrito Federal. A medida reforça a política pública de combate à violência contra a mulher e busca garantir um ambiente seguro e justo para todas.

Até 22 de janeiro, profissionais de saúde, sociedade civil, pacientes e demais interessados poderão enviar sugestões

Neoenergia Brasília amplia equipes e assegura suporte 24 horas para garantir fornecimento de qualidade no DF

Abordagem contemplará pontos da Asa Norte

Neoenergia manterá serviços presenciais em sete regioes administrativas durante estes dias, fechando de quarta (31) a sexta (2/1)
