
Dia Mundial da Psoríase: chama atenção para a importância do diagnóstico precoce
Especialistas do IgesDF destacam a importância do diagnóstico precoce, do controle emocional e da empatia no tratamento da doença

Com investimento de R$ 6 milhões, Cepi Tatu Bola atende a crianças de 4 meses a 4 anos com educação de qualidade
O governador Ibaneis Rocha inaugurou, nesta quarta-feira (29), o Centro de Educação da Primeira Infância (Cepi) Tatu Bola, na Quadra 217 de Samambaia. Com investimento de R$ 6 milhões, a nova unidade já está em funcionamento e oferece atendimento em tempo integral para 188 crianças de 4 meses a 4 anos, das 7h às 17h. Construído pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e concluído em maio deste ano, o espaço ocupa um terreno de 6,2 mil m², com cerca de 1,3 mil m² de área construída, e representa mais um avanço na ampliação da rede pública de educação infantil do Distrito Federal.
O governador Ibaneis Rocha destacou a alegria de acompanhar mais uma entrega em Samambaia e reforçou o compromisso do governo com a educação de qualidade e o cuidado com as famílias. “Ontem nós abrimos um Cepi lindíssimo [no Sol Nascente/Pôr do Sol], assim como este. São mais 188 crianças que já estavam ontem e aqui mais 188 crianças também atendidas com toda a qualidade, com toda a segurança, para que as mães e as famílias tenham garantia não somente de uma educação de qualidade, mas de uma alimentação e de uma criação de qualidade. Porque a criança que vocês estão vendo aqui, quando entra nessa escola e segue estudando nas nossas escolas públicas, vai ser um adulto realmente cada vez mais responsável”, destaca.
Ibaneis lembrou que, no aniversário de Samambaia, comemorado no último dia 25, o verdadeiro presente para a comunidade é o investimento em obras e serviços que melhorem a vida das pessoas. “Não adianta aparecer apenas em datas comemorativas. O que vale é o trabalho constante, as entregas e as melhorias. Em Samambaia, temos feito muito: escolas, creches, obras de mobilidade, moradias populares e restaurante comunitário. É isso que muda a vida das pessoas”, afirmou.
O Governo do Distrito Federal (GDF) se aproxima da marca de 30 creches construídas desde 2019, em um esforço para zerar a fila de espera por vagas na educação infantil. Nesse período, a lista de espera caiu de 24 mil para cerca de 1,5 mil crianças, todas com previsão de atendimento até o próximo ano.
“É acesso à educação de qualidade e um espaço planejado para garantir dignidade e o melhor ambiente para o aprendizado e o desenvolvimento das nossas crianças, permitindo que mães e pais possam trabalhar sabendo que seus filhos estão bem cuidados”Celina Leão, vice-governadora
“Inaugurar o Cepi Tatu Bola é motivo de orgulho e representa o nosso compromisso em garantir vagas em creches para todas as crianças. É acesso à educação de qualidade e um espaço planejado para garantir dignidade e o melhor ambiente para o aprendizado e o desenvolvimento das nossas crianças, permitindo que mães e pais possam trabalhar sabendo que seus filhos estão bem cuidados”, ressalta a vice-governadora Celina Leão.
A ampliação da rede de Cepis tem sido uma prioridade do governo. “Todas as demais etapas da educação pública, do ensino fundamental ao médio, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e das escolas técnicas, já estão universalizadas no Distrito Federal. A creche era a única pendente, e agora estamos alcançando essa meta”, afirmou a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá.
A secretária lembrou que o DF é a primeira unidade da Federação a cumprir a Meta 1 do Plano Nacional de Educação (PNE), que trata da universalização da educação infantil na etapa da creche. “Enquanto nos outros estados os municípios ficam responsáveis pela educação infantil, aqui o GDF precisa cuidar de todas as etapas, da creche à escola técnica. Por isso, o desafio é ainda maior. Quando entregamos um Cepi, precisamos garantir também a continuidade do ensino, com escolas classe, centros de ensino fundamental e médio. A criança não pode sair da creche e ficar sem vaga na sequência”, ressaltou.
O coordenador da Comissão Gestora da Coordenação Regional de Ensino de Samambaia, Sebastião Neto, explica que a nova creche começou a funcionar em agosto, com capacidade para atender a 188 crianças, das quais 79 vagas já estão ocupadas. Segundo ele, a projeção é ampliar o atendimento para o berçário, faixa etária de 4 meses a 1 ano, que representa hoje a maior demanda da região.
“A fila que existe em Samambaia é especificamente para o berçário 1, porque essa turma exige uma estrutura diferenciada, como banheiro dentro da sala. Algumas unidades ainda precisam passar por adaptações para receber esse público”, detalha. Ele destaca que Samambaia é uma regional diferenciada, com grande número de Cepis, o que tem permitido zerar a fila de espera por vagas na educação infantil.
A estrutura da Cepi Tatu Bola conta com 10 salas com capacidade para até 20 crianças cada. Além de sala multiuso, sala de professores, cozinha, vestiários, banheiros adaptados para pessoas com deficiências (PcD), lavanderia, rouparia, sala da secretaria, almoxarifado, lactário, fraldários, sala da direção, playground e pátio coberto.
Segundo a diretora do centro de ensino, Ana Paula dos Reis, a nova unidade representa um apoio importante para as famílias da região: “A gente sabe que muitas mães, principalmente as mães solo, precisam trabalhar. Aqui elas têm a segurança de uma instituição, com profissionais formados e preparados para acompanhar o desenvolvimento das crianças”.
A diretora também afirma que, além do cuidado diário, como a alimentação e a rotina de higiene, o Cepi trabalha o desenvolvimento motor, emocional e cognitivo. “O governo fornece os uniformes e as agendas, que servem como principal meio de comunicação entre a escola e os pais. Aqui são servidas cinco refeições: café de manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Nós temos uma nutricionista na creche diariamente por seis horas que trabalha alimentação saudável com verduras e frutas para as crianças”, garante a diretora.
Moradora da Quadra 425 de Samambaia Norte, Michele Sampaio, mãe da pequena Mirella, de 1 ano e 6 meses, comemora a inauguração da creche. “É aqui que começam os primeiros passos para já se desenvolver, ser uma boa pessoa e estudar certinho. Fico muito tranquila quando deixo minha filha porque sei que ela segue a rotina certinha, com alimentação saudável e atividades. Enquanto isso, consigo estudar, trabalhar e cuidar da minha vida, pra dar o melhor pra ela”, conta a dona de casa.
Já a Bárbara Almeida, estudante de direito e mãe da Amélia, de 1 ano e 9 meses, também elogia a estrutura do centro de ensino. “Quando fomos fazer a inscrição da Amélia na regional da Samambaia, nos informaram que iria inaugurar um Cepi aqui na Samambaia Norte. Aqui é tudo limpo e organizado”, diz Bárbara Almeida.
Carla Rocha mora na 212 Samambaia Norte. Ela tem uma filha de 2 anos na Cepi e é professora do berçário. “As crianças chegam, cantam, brincam, tomam café. Depois tem a rodinha e começam as atividades pedagógicas. A creche não só cuida das crianças como também ensina bastante”, aponta a professora.

Especialistas do IgesDF destacam a importância do diagnóstico precoce, do controle emocional e da empatia no tratamento da doença

Proposta também prevê pena em caso de cegueira provocada pelo metanol; texto vai ao Senado

Texto será enviado ao Senado

Ambiente pioneiro foi entregue pela primeira-dama Mayara Noronha Rocha no Hospital Regional de Santa Maria e oferece acolhimento, conforto e atendimento humanizado a pacientes e famílias atípicas
