
Santa Maria recebe ação de acolhimento da população em situação de rua nesta quinta (11)
Abordagem está prevista para passar por três pontos na região administrativa
Inaugurado pelo governador Ibaneis Rocha, o equipamento público reforça a política de geração de emprego e renda; DF chega a 17 agências em funcionamento
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, visitou, na manhã desta quinta-feira (24), a primeira unidade da Agência do Trabalhador no Sol Nascente/Pôr do Sol. O equipamento público vai beneficiar a população da região administrativa, que, até então, representava 70% dos atendimentos da unidade de Ceilândia. Com a inauguração, o DF chega a 17 agências, incluindo as duas carretas itinerantes.
“Essa Agência do Trabalhador vai ajudar muito a população. Nosso compromisso é levar todos os serviços para dentro do Sol Nascente, para que a gente acabe com esse estigma de favela. Estamos levando respeito e dignidade para todas as áreas do Distrito Federal”, afirmou Ibaneis Rocha.
O chefe do Executivo local destacou a importância da descentralização do serviço público que tem como objetivo gerar emprego e renda para a população do Distrito Federal: “Aqui nessa Agência do Trabalhador nós esperamos dar cursos de qualificação, oferecer vagas de emprego e fazer o cadastro dessas pessoas”.
Durante a visita, o governador lembrou os investimentos que estão sendo feitos por este GDF na região administrativa, com infraestrutura, urbanização e instalação de equipamentos públicos. “O Sol Nascente hoje tem quase todos os equipamentos públicos, com investimento de aproximadamente R$ 800 milhões. Conseguimos publicar a licitação do Pôr do Sol, uma região bastante carente, que aguardava há 25 anos. Agora nós vamos fazer um investimento de R$ 68 milhões para fazer toda a requalificação, com piso intertravado, asfalto, calçadas e águas pluviais”, acrescentou.
A nova Agência do Trabalhador tem capacidade para entre 250 e mil atendimentos diários por pessoa, com orientação profissional de especialistas em recrutamento e seleção, além de infraestrutura completa, com laboratório de informática, salas de treinamento, auditório, copas e banheiros acessíveis. Empresários da região também poderão utilizar o local para realizar processos seletivos, sejam individuais ou coletivos.
No local, o usuário terá acesso a todos os serviços da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet): intermediação de mão de obra, habilitação no seguro-desemprego, Carteira de Trabalho Digital, programas como Cesta do Trabalhador e de Microcrédito Prospera e inscrição nos cursos de qualificação.
“Grande parte das pessoas que buscam qualificação profissional e emprego saem do Sol Nascente. A agência mais próxima que tinha aqui era no centro de Ceilândia, então fazia com que as pessoas tivessem menos acesso. A nossa expectativa é atender quase mil pessoas diariamente”, revelou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Thales Mendes.
Morador do Trecho 1, o aposentado João Marques, 63 anos, ressaltou que o novo equipamento público vai beneficiar a comunidade. “Considero o Sol Nascente uma cidade dormitório. O pessoal trabalha fora e mora aqui. Então uma Agência do Trabalhador aqui vai dar oportunidade para o pessoal arrumar um emprego na cidade, ficando mais perto da família e dos filhos. Para gente é excelente”, comemorou.
A dona de casa Helena Farias, 64 anos, elogiou a estrutura. “O espaço ficou lindo. Nós, moradores, só temos a agradecer. Agora nós seremos gratificados com vagas de emprego e de programas como RenovaDF, além de cursos profissionalizantes que o governo tem”, destacou.
O administrador regional Claudio Ferreira reforçou a importância do espaço para a população. “Essa Agência do Trabalhador vem em boa hora. É uma comunidade que precisa muito de apoio e trabalho é algo que traz dignidade. Essa agência vai dar esse suporte”, defendeu.
Abordagem está prevista para passar por três pontos na região administrativa
Detran-DF fará intervenções nas proximidades do Parque Burle Marx
Manifestações por escrito podem ser encaminhadas por meio de formulário disponível no site do PDTU
Programa da Secretaria de Justiça e Cidadania amplia rede de cuidado à população idosa e já beneficiou mais de 10 mil pessoas